Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Prefeito de Estância diz que não sobra dinheiro para obras de infraestrutura

2

A semana do prefeito de Estância Gilson Andrade começou intensa. Na manhã dessa segunda-feira, 18, o gestor municipal atendeu a três convites da imprensa e concedeu entrevistas em emissoras de televisão e rádio. A primeira aconteceu bem cedo, às 6h30, no Bom Dia Sergipe, transmitido pela TV Sergipe. Em seguida, a parada foi na CBN FM e, logo depois, no programa Balanço Geral, TV Atalaia.

Nas oportunidades, o prefeito fez um balanço de um ano da sua gestão, falou sobre as finanças do Município e da novidade que está movimentando a cidade, colocando a todos no ritmo natalino: a cidade cenográfica Natal Iluminado de Estância cujas atrações culturais e artísticas se estendem até 30 de dezembro. A faculdade de Medicina, que será instalada em Estância, também foi citada, com destaque para o apoio fundamental do deputado André Moura para que município fosse contemplado no projeto.

Um dos destaques das entrevistas foi a responsabilidade do prefeito em pagar os salários em dia, juntamente com os encargos sociais e o décimo terceiro – cuja primeira parcela foi paga no mês do aniversário do servidor e a segunda no dia 11 de dezembro. Também ainda esse mês será pago o salário de dezembro, na sexta-feira, 22. “Vamos pagar os nossos servidores antes do Natal para que todos possam se sentir valorizados e organizar as suas confraternizações de fim de ano. Isso é prova do compromisso da gestão com os servidores que tanto colaboram com a nossa administração”, ressaltou o prefeito.

Em tempos difíceis como os atuais, as prefeituras estão sentindo dificuldades para honrar com os seus compromissos e realizar obras. Apesar disso, Estância encontra-se quite com os seus débitos sem ter saído do limite prudencial, o que habilita a gestão a contrair empréstimo junto à Caixa, por meio do programa do Governo Federal Avança Cidades.

Desse modo, de acordo com o projeto de Lei que o prefeito encaminhou à Câmara dos Vereadores, na quarta-feira, 13, solicitando aprovação para um empréstimo de R$ 20 milhões, a prefeitura pretende realizar obras voltadas à mobilidade urbana, tais como pavimentação asfáltica de ruas, calçamentos, paisagismo de praças e construção de ciclovias, podendo, tais obras, se expandirem para a região litorânea.

“Atualmente, com o que a prefeitura arrecada, só conseguimos realizar o pagamento da folha dos servidores e a manter a estrutura administrativa. Não sobra dinheiro para as obras de infraestrutura das quais a cidade tanto necessita. Por ter condições facilitadas como prazo estendido de pagamento, baixa taxa de juros e não comprometer as contas do município, já que o dinheiro só é repassado mediante parecer do Banco Central a respeito da capacidade de endividamento da cidade, trata-se de uma medida que só vem beneficiar a população. Para se ter uma ideia, nos meses de novembro e dezembro desse ano, o município deixou de arrecadar R$ 10 milhões em relação ao mesmo período do ano passado, por isso a importância de contrair o empréstimo visando que nossa cidade volte a ser a ‘cidade-jardim’ do Estado ”, ressaltou Gilson Andrade.

Outro ponto da entrevista foi o Réveillon que acontece dia 31 de dezembro, na Praia do Abaís, com mega estrutura de palco 360 graus, equipes médicas de plantão e segurança reforçada, além de grandes atrações a partir das 22h.  O prefeito Gilson também citou que planeja construir creches, declarou total apoio às escolas de samba de Estância para o Carnaval 2018 e a busca de parceiros para a instalação de novas indústrias na cidade, cumprindo, assim a sua responsabilidade social de gerar emprego e renda.

Fonte e foto assessoria

Leia também