Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

PREFEITURA DE ARACAJU INAUGURA A NOVA SEDE DO CENTRO POP

Visando a qualificação dos serviços prestados, bem como a ampliação das atividades desenvolvidas e a melhoria das condições de trabalho do seu quadro de funcionários, o Centro Pop, equipamento da Prefeitura de Aracaju, mantido pela Secretaria Municipal da Assistência Social, estará em novo endereço a partir do dia 19 de dezembro, às 17h. A nova unidade estará situada na rua Laranjeiras, número 984, centro da cidade.

O Centro Pop é o Centro de Referência Especializado da Assistência Social voltado ao atendimento da população em situação de rua. Ele é um espaço de referência para o convívio em comunidade e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito, que proporciona vivências para o alcance da autonomia e estimula a organização, a mobilização e a participação social. Atualmente, são atendidos cerca de 80 usuários diariamente.

No novo espaço, o refeitório será usado exclusivamente para a alimentação, o que não acontece atualmente por conta da quantidade de usuários do equipamento; as salas de atendimento psicossocial serão mais reservadas para garantir a privacidade das pessoas que estarão recebendo orientações, haverá mais espaço para a realização de oficinas e os banheiros ocuparão um espaço muito maior, para que as pessoas em situação de rua possam higienizar-se de forma mais cuidadosa e confortável.

A vice-prefeita e secretária da Assistência Social, Eliane Aquino, acredita que a nova sede trará mais oportunidades de interação entre os usuários, além do fortalecimento da autoestima deles. “Nós preparamos um local onde eles possam ter acesso a algumas coisas que as ruas tiram. Teremos oficinas voltadas para o fomento da prática esportiva, cultura e lazer, além de cursos profissionalizantes e articulações para a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho. Essas práticas tornarão o Centro Pop um espaço mais humanizado e acolhedor”.

Com a nova sede, a qualidade e quantidade das oficinas psicossociais serão ampliadas. “Agora, poderemos realizar mais atividades. Acreditamos em uma maior adesão dos nossos usuários, que sempre são bastante interessados nos trabalhos desenvolvidos no equipamento. Com o aumento das atividades, a tendência é que mais pessoas se vinculem aos nossos serviços e acessem de forma efetiva o Sistema Único da Assistência Social de Aracaju (SUAS)”, explica a coordenadora do Centro Pop, Laís Almeida.

 

Leia também