Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Samu: mais de 2.500 chamadas registradas nos últimos sete dias

AAAAASAMU

Entre os últimos dias 11 e 17, a Central de Regulação de Urgências (CRU) registrou 2.521 chamadas emitidas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Sergipe. O número corresponde à redução de chamadas emitidas em 33%, comparado a semana anterior, entre os dias 4 e 10.  Já os atendimentos realizados pelas equipes pré-hospitalares totalizaram 793, ou seja, 13% a mais, tendo como referência a semana anterior.

Das 2.521 chamadas, 464 foram caracterizadas como trotes, 686 feitas por engano e 38 ocasionadas por quedas de ligação. Dos 793 atendimentos, 645 foram realizados por equipes de suporte básico, compostas por condutor de veículo de urgência e técnico de enfermagem. As demais ocorreram mediante intervenção de equipes de suporte avançado, formadas por médico, condutor e enfermeiro.

Os registros dos principais atendimentos a causas externas continuam destacando a queda como principal agravante. Essas ocorrências somaram 100 atendimentos na última semana, sendo 45 provenientes de quedas de motos e nove oriundas da própria altura. As colisões somaram 46 ocorrências. Destas, 36 procederam entre carros e motos e as demais entre motos.

Os ferimentos por arma branca e por arma de fogo totalizaram 26 atendimentos feitos pelo Samu. Além desses, foram registrados oito atropelamentos, 23 casos de agressão física e nove casos de intoxicação.  Todo o levantamento estatístico realizado pelo Samu, em Sergipe, é processado pelo Sistema de Dados e Informações (SDI).

Fonte e foto: Secretaria de Estado da Saúde

Leia também