Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

TUDO AINDA PODE OCORRER

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Não foi surpresa o retorno de Mendonça Prado para o DEM. Ele sempre foi à cara do partido. Nasceu e se criou nele e ficou meio desorientado em outros aos quais se filiou, porque o seu discurso sempre bateu com o pensamento político da legenda que hoje o vê como presidente e pré-candidato a Governo do Estado. PPS o aproximou da sua antiga paixão e, digamos, o momento conspirou para a sua volta.

Há dois meses, em uma radio do Interior, Mendonça Prado fez uma declaração clara de que não esquecia quem esteve sempre ao seu lado na política: “não adianta essa hipocrisia: João Alves Filho foi o melhor governador que já passou por Sergipe”. Foi a senha que se fortaleceu depois da visita que fez, como pré-candidato a governador pelo PPS, à sede do DEM. Tudo se encaixou tão bem, que acendeu a luz verde para sua passagem.

Está praticamente definida a reinstalação ao partido, com a direção sob seu controle. Aparentemente não há recuo, mais ainda existe um único batente a subir para gritar bingo! Isso será bem visto ainda hoje, dependendo de conversas e ponderações. Entretanto, tudo parece direcionar para o cenário agora exposto e que dificilmente oferecerá outra definição, em razão da peça já em exibição. Mas tudo pode acontecer nesse complexo jogo da política partidária.

Entretanto, as surpresas podem vir de Brasília no decorrer das próximas semanas, mesmo com o recesso. Tem gente tentando tirar o PPS de Clóvis Silveira, que conduz o partido muito bem, mas ingenuamente confiou em que não devia. Dois filiados por ele cavam o comando estadual da sigla. Será uma traição a Silveira, que os colocou em evidência política buscando o melhor para o partido.

Tudo bem característico de uma ação política suja e até desonesta…

UMA RASTEIRA QUE DESTROÇA

A análise que se ouve em todos os segmentos políticos é o de que deram uma rasteira clara no presidente do PPS em Sergipe, Clóvis Silveira.

Tem quem admita que não houvesse necessidade para isso.

FOI INFORMADO PELA MÍDIA

Praticamente, Clóvis Silveira tomou conhecimento da troca de Mendonça Prado, que deixou o PPS pelo DEM, através da imprensa e sequer acreditou.

Tanto que desmentiu o fato no sábado.

NÃO LANÇA MAJORITÁRIA

Ontem, depois de reunião de cúpula, PPS decidiu que não vai lançar chapa majoritária, “pelo menos nesse momento em que se desfaz uma que estava montada”.

É que não tem nomes para disputar o Governo e o Senado!

LEVA A UMA REALIDADE

Ex-deputado Jorge Alberto (PPS) diz que o não lançamento de chapa majoritária remete o partido à realidade de montar uma chapa proporcional competitiva.

E buscar o diálogo para fazer composições firme e importantes.

NÃO FOI RUIM PARA MENDONÇA

Também dentro do PPS alguns filiados ao partido não viram como ruim a troca de legenda feita por Mendonça Prado, que vai presidir o Democratas.

A decisão é coerente com a sua história política.

VAI DAR MUITO TRABALHO

Na avaliação de alguns políticos, Mendonça Prado no DEM dará muito trabalho na disputa pelo Governo do Estado, em razão de sua proximidade com João Alves Filho.

A avaliação é que João ainda tem 25% dos votos do sertão.

AVALIAÇÃO DE VALORES

Gaiato, um político disse ontem que “Sergipe decepciona até nos valores que levaram a uma ação do Ministério Público contra cargos em comissão”.

O ‘Fantástico’ exibiu salários ridículos, com bases inferiores a mil reais.

BRIGA FEIA EM RESTAURANTE

Quem estava em um dos melhores restaurantes de Aracaju presenciou a briga entre um atual empresário da comunicação e um vereador bem ilustrado da Capital.

A menor acusação foi de ladrão. Cena terrível…

AINDA CASO ALMEIDA LIMA

Um deputado estadual da base aliada diz que a resistência a Almeida Lima (PMDB) vai continuar, porque setores do próprio Governo querem afastá-lo.

– Mesmo com toda a pressão, o quadro não muda e Almeida fica, disse.

POSIÇÃO ESTRANHA DE SAMUEL

Deputados consideraram declarações do deputado Capitão Samuel de que não é da oposição e nem da situação. Atua com liberdade.

Lembram que Samuel hoje está na base aliada e tem cargos no Estado.

GEORGEO PODE CONTINUAR LÍDER

O deputado Georgeo Passos terminou seu período como líder da oposição, para que outro assumisse o comando. Ainda não houve decisão pela escolha.

Colegas de Georgeo querem que ele continue na liderança.

FAZ VISITA A TODO INTERIOR

O bloco da oposição está marcando viagens a cidades do interior a partir desta quarta, quinta e sexta-feira para contatos políticos com lideranças de várias cidades.

Quer marcar presença no período do Natal.

REUNIÃO EM JANEIRO

A oposição fará reunião em janeiro – já na primeira quinzena – para definir candidaturas majoritárias. Nesse momento o nome de André Moura aparece bem.

Nessa questão a oposição ainda é “um copo até aqui de dúvidas”.

QUESTÃO PARA COMPOSIÇÃO

Dentro do PMDB em Sergipe tem quem defenda a composição com o PT, inclusive na chapa majoritária, mas não apoio a um candidato petista e presidente.

Peemedebistas acham que o Planalto trata bem Sergipe.

JOÃO DANIEL ESTÁ OTIMISTA

O deputado federal João Daniel (PT) está otimista em relação à reeleição. Visita todo o interior do Estado e mantém a preferência nos assentamentos do MST.

O PT terá João e Marcio Macedo candidatos à Câmara Federal.

SOBRE ELIANE AQUINO

A vice-prefeita Eliane Aquino (PT) ainda não definiu candidatura, mas não desfez a informação de que também será candidata a uma vaga na Câmara Federal.

No partido tem quem queira a vice na chapa majoritária para ela.

SEM PRESSA E SEM BRIGA

Clovis Silveira diz que o PPS tomou ontem uma decisão conveniente. Como Mendonça volta para o DEM, “não vamos lançar candidatos majoritário”.

– Isso sem pressa. Sem vírgula. Sem ponto final. Sem briga. Sem mágoa. Sem dor.

DONA MARIA ATUOU BEM

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) atuou bem para trazer de volta Mendonça Prado para o partido. Ele, inclusive, não gostaria de ter saído de lá.

Aconteceu porque o partido fechou com o PSC&Cia em 2014.

Notas

Gilmar solta Adriana – Da coluna de Mônica Bergamo na Folha: O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes concedeu habeas corpus para que Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, volte a cumprir a pena em sua casa. Em seu texto, ele citou decisões anteriores do próprio STF.

0x0

Denuncias de discriminação – A CGU (Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União) fechou uma parceria com aplicativo e passou a receber, desde ontem, denúncias de discriminação e agressão a membros da comunidade LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Intersexuais).

0x0

Justiça desiste de perícia – O Ministério Público Federal (MPF) apresentou ontem petição à Justiça Federal  desistindo da solicitação da realização de perícia nos recibos de aluguel apresentados pela defesa do ex-presidente Lula da Silva, referentes ao apartamento 121 do edifício Hill House, em São Bernardo do Campo.

0x0

Seguro que não será condenado – Aécio Neves, que na semana passada disse que se candidatará à reeleição ao Senado ou ao governo de Minas Gerais, está seguro de que não será condenado no âmbito da Lava Jato. “As acusações que me fazem, todas dizem respeito a financiamento de campanha. Tenho certeza que isso será esclarecido”.

0x0

STF faz papel de mãe – “Mais um ano chega ao fim e o STF não concluiu nenhum processo relativo à Lava Jato”, diz o Estadão. O jornal continua: “Entra ano, sai ano e fica mais forte a impressão de que o STF é sepulcro dessas ações penais. Exemplo disso é um dos processos contra Eduardo Cunha”.

0x0

Marcelo será solto hoje – O executivo Marcelo Odebrecht deixará a Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba hoje, por volta de 13 horas, e se apresenta às 14h30 na Justiça Federal do município para colocar a tornozeleira eletrônica. A medida é necessária para que o empresário cumpra o restante da pena em prisão domiciliar.

Conversando

Sobre o SUS – Medico Samarone diz que reclamações sobre o SUS em Sergipe são generalizadas, e os sofrimentos de pacientes e familiares são evidentes.

Sugerir forma – Samarone é médico e atua na política e, ao invés de apenas criticar, deveria sugerir forma de melhor atendimento aos pacientes.

Compras de Natal – Este final de semana aumentou a frequência de pessoas no centro comercial e nos shoppings, para compras de Natal.

Sem sorteio – A crise fez com que os dois shoppings de Aracaju não arriscassem colocar carros a prêmio, através de trocas via nota fiscal.

Retorno ao MDB – Hoje acontece em Brasília a convenção do PMDB nacional, que vai sugerir o retorno ao velho MDB. Membros do partido em Sergipe participam.

Fábio em Brasília – Deputado Fábio Reis tem acompanhado Jackson Barreto em Brasília nos contatos para liberação do empréstimo na Caixa.

Mais pela vida – Não sã bem vistas as brigas para repasses aos hospitais, porque a vida não pode esperar recursos e nem boa vontade para que isso aconteça.

Alimentar o ódio – Sargento Edgard pede que não alimente o ódio, pois o ódio é como um auto-envenenamento. A pessoa odiada, não sente nada.

Queda desastrosa – Temer teve mais uma queda desastrosa com a transferência da votação da reforma da Previdência para o próximo ano.

Leia também