Aracaju, 29 de março de 2024

AMBULÂNCIAS DO SAMU SÃO REINSTALADAS EM BASES NO INTERIOR

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Após a entrega de 25 ambulâncias a serem utilizadas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Sergipe, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está contemplando bases descentralizadas da capital e do interior sergipano, ampliando a assistência pré-hospitalar. Desses automóveis, 21 foram adquiridos mediante contrato de locação e os quatro veículos restantes foram obtidos com recursos provenientes de emendas parlamentares.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, o objetivo é o de reestruturar e qualificar a logística do atendimento feito ao cidadão que necessita do serviço de urgência. Para isso, está mantendo 14 bases ativas através do envio de ambulâncias que irão para oferecer suporte avançado e básico. No total, o Samu, em Sergipe, mantém em funcionamento 36 bases descentralizadas instaladas em 34 municípios sergipanos, sendo que duas dessas bases funcionam em Aracaju.

“As novas aquisições se sobrepõem a um cenário nacional caracterizado por dificuldades financeiras. Sergipe não é o único estado brasileiro a apresentar tais dificuldades por conta da crise econômica anunciada no país, porém não poderíamos abrir mão do gerenciamento da máquina pública, de forma que os reflexos da crise não fossem sentidos com tanta intensidade pela população”, declarou o gestor.

Almeida ainda considera a existência de problemas visíveis no Samu, que, segundo ele, estão sendo superados no dia a dia, até mesmo com a alternativa de locação de ambulâncias através de um processo licitatório emergencial. “A meta a ser alcançada pelo Governo de Sergipe, por sua vez, é a de disponibilizar 100% da frota de ambulâncias totalmente novas”, acrescentou o secretário de Estado da Saúde.

Municípios contemplados

Entre os 14 municípios que possuem bases descentralizadas do Samu e já dispõem de nova viatura, estão Canindé, Carmópolis, Indiaroba, Rosário do Catete, Neópolis, Porto da Folha, Poço Verde, Aquidabã, Carira e Boquim. Segundo a superintendente do Serviço, Maria Lúcia Santos, o envio de ambulâncias para o interior sergipano ocorre mediante parceria efetivada entre Estado e municípios.

“A parte que compete ao Estado, através da SES, implica no envio da viatura, com medicamentos e insumos necessários ao atendimento pré-hospitalar móvel, recursos humanos, além de combustível necessário a plena circulação das ambulâncias. Mediante diálogo com os gestores municipais, a SES tem recebido pleno apoio das prefeituras no que se refere à manutenção predial das bases descentralizadas, o que implica em serviços de pintura, caracterização visual, instalação de placas, bem como infraestrutura capaz de receber da melhor forma as equipes do Samu”, esclareceu.

A superintendente destaca ainda que todas as viaturas do Samu estão prontas para envio aos seus respectivos municípios, sendo que algumas aguardam a conclusão dos reparos necessários às bases, a exemplo das dos municípios de Tobias Barreto, Poço Redondo e Itabaianinha.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também