Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

APROVADO PROJETO QUE PROÍBE VENDA DE CARNE PREVIAMENTE MOÍDA

1

A Câmara de Vereadores de Aracaju aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (19),o Projeto de Lei, de autoria do vereador, Vinícius Porto (DEM) que proíbe a comercialização de carne previamente triturada.O PL obriga que os estabelecimentos possuam um moedor e que o processo de moagem somente seja feito na presença do consumidor, sendo vedada a cobrança de taxas ou acréscimo pelo serviço.

O parlamentar alerta que a carne previamente moída pode conter uma mistura de várias categorias de carne, sobretudo, as mais baratas que são vendidas com rótulos de nobres, enganando o consumidor. “É preciso saber o que estamos comprando e o que estamos pagando. Do ponto de vista econômico, a legislação garante ao consumidor o direito de saber que está pagando pelo produto que, realmente, está levando para casa,” ressalta Vinícius.

O vereador ressalta que o problema relacionado a alimentos fraudados implica muito mais que um simples prejuízo financeiro, mas que também podem acarretar lesões graves à saúde. “O que ocorre, em muitos casos, é que parte do animal não serve para o consumo, como gorduras, nervos, peles e outros componentes, mas está sendo adicionada junto à carne antes de moer”, frisou o parlamentar ao lembrar ainda a possibilidade de ser adicionado sulfito, um aditivo de aspecto semelhante ao sal que deixa a carne avermelhada e com aparência de fresca.

De acordo com Vinícius Porto, a proposta apresentada não se aplica a comercialização da carne moída industrializada, desde que devidamente vistoriada pelos órgãos competentes e portando os devidos selos de qualidade.

Foto Gilton Rosas

Por: Iris Valéria de Azevedo

Leia também