Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Arcebispo de Aracaju elogia a aprovação da PL de Turismo Religioso

1

Turismo religioso foi mais uma vez tema de reunião entre o deputado Moritos Matos e o arcebispo Dom João José Costa. O encontro aconteceu na terça-feira, 19, na Cúria Metropolitano de Aracaju. “Vim comunicar ao arcebispo sobre a aprovação do Projeto de Turismo Religioso na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – e agora é colocar em pauta para vê se conseguimos através dele estimular o turismo religioso em nosso Estado”, expõe Moritos Matos.

O Projeto de Lei nº 26/2017, de autoria do deputado Moritos Matos, dispõe sobre a instituição e diretrizes para o Turismo Religioso no Estado de Sergipe. E foi aprovado por unanimidade pelos deputados no dia 29 de novembro e agora aguarda pela sanção do Governador do Estado. “Esse projeto vai contribuir muito para fomentar o turismo em Sergipe. Segundo o Ministério do Turismo – MinTur – o turismo religioso movimenta R$ 15 bilhões anualmente no Brasil”, ressalta o deputado Motiros Matos.

E o arcebispo de Aracaju, Dom João acredita que esse projeto trará grandes benefícios para o Estado. “O turismo religioso em Sergipe eu creio que é de grande importância, tendo em vista que atrairá muitas pessoas, vai aquecer a economia e também cada vez mais valorizará os espaços de grande importância cultural. Eu creio que a iniciativa do deputado Moritos Matos é muito preciosa e dará mais visibilidade as riquezas culturais do nosso Estado, porque algumas delas estão um tanto apagadas, discretas por falta de um estímulo que leve as pessoas a valorizem cada vez mais esse tesouro histórico guardado há tantas décadas ou mesmo séculos”, avalia Dom João.

O arcebispo espera que o povo sergipano e as autoridades abracem essa causa. “Que eles se unam para que assim cada vez mais atraia os nossos turistas e também desenvolva essa dimensão cultural religioso, que significa dizer que também vai fortalecer a sua fé. Digamos assim uma igreja, um espaço religioso que já existe a décadas, séculos também vai despertando na consciência do turista o quanto a religião tem uma grande importância, não somente no aspecto cultural, mas também na dimensão da fé que foi guardada e preservada diante de tantos tempos. Eu espero que seja um grande sucesso para o nosso Estado o turismo religioso” enfatiza Dom João.

Foto: Andréa Oliveira

Por Andréa Oliveira

Leia também