Aracaju, 28 de março de 2024

DIRETORES EXECUTIVOS DA DESO PARTICIPAM DE REUNIÃO NA AGRESE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
1

Em uma reunião realizada nesta quarta-feira (20), a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) recebeu os diretores executivos da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e outros técnicos, objetivando prestarem esclarecimentos acerca das planilhas e balancetes apresentadas para o reajuste tarifário de água e esgoto e dos serviços prestados pela Companhia, a ser praticado em 2018.

De acordo com as explicações do diretor-presidente da Agrese, Luiz Hamilton Santana de Oliveira aos representantes da Companhia, o reajuste será avaliado a partir de dados como o índice inflacionário; a análise do faturamento; perspectivas de inadimplência tarifária; análise das receitas e despesas; disponibilidade financeira; despesas com pessoal, energia elétrica, serviços de terceiros e materiais, e, principalmente, um plano com cronograma de redução de perdas, sejam estas físicas ou aparentes, dentre outros.

O poder regulatório da Agrese é exercido com a finalidade última de promover e zelar pela eficiência econômica e técnica dos serviços públicos, propiciando aos seus usuários as condições de regularidade, continuidade, segurança, atualidade, modicidade tarifária e universalidade. ?Teremos de agir de acordo com o que está dentro da Lei. Os índices percentuais serão estudados e calculados, após terem sido analisados pelo Conselho Superior; sendo assim, serão apresentados os resultados da análise e fixado o novo índice do reajuste tarifário?, detalhou o diretor-presidente da Agrese, Luiz Hamilton Santana de Oliveira.

“Vamos emitir uma nota técnica solicitando dados referentes ao relatório de perdas, depreciação, bem como dados sobre os investimentos previstos para o ano de 2018”, explica a diretora técnica da câmara de Saneamento da Agência Reguladora, Juliana Cabral.

Participaram da reunião o Diretor-Presidente da Agrese, Luiz Hamilton Santana de Oliveira, o Diretor Técnico, Jean Carlos Nascimento, o Diretor Administrativo e Financeiro, Said Schoucair, a Diretora da Câmara de Saneamento, Juliana Cabral, o Engenheiro Civil Joelson Hora, o Procurador – Chefe, Arthur Borba, além do Diretor – Presidente da Deso, Carlos Fernandes Melo, o Diretor Comercial Financeiro, Wanderlê Correia, o Assessor da Gerência Operacional, Rodrigo Fernando Oliveira, e a Assessora Técnica da Diretoria Comercial e Financeira, Edime Leite.

NORDESTE

Nos estados do Nordeste, os reajustes concedidos este ano de 2017 a exemplo do Ceará e Paraíba, onde as tarifas de água e esgoto foram reajustadas em 12,9% e 12,39%, respectivamente. No Rio Grande do Norte, o reajuste foi de 9,46%, e na Bahia, 8,8%.

Foto Ascom/ Agrese

Por Juliana Costa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também