Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Pessoas em situação de rua estão na expectativa pela inauguração do Centro Pop

1

O ditado popular indica que “a forma como você se apresenta fisicamente diante de um acontecimento demonstra o quanto você valoriza-o”. Para os usuários do Centro Pop, a manhã desta terça-feira, 19, foi de preparação para a inauguração do novo espaço que acontecerá logo mais às 17h.

Através de uma parceria entre Secretaria Municipal da Assistência Social com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), os usuários do Centro Pop tiveram acesso a alguns serviços de beleza, no melhor estilo “barba, cabelo e bigode”. De acordo com um dos instrutores da equipe do Senac, Roberto Prata, o trabalho realizado para os usuários do Centro tem um valor inestimável. “Sou profissional há 25 anos e trabalho há dez no Senac. Vejo essa parceria como algo muito importante porque são instituições unidas para a promoção da dignidade das pessoas. Nunca é só cortar cabelo, é bem mais do que isso. É traduzir amor, carinho e respeito através dos talentos que temos. Estou muito feliz em estar aqui contribuindo para o fortalecimento da autoestima dessas pessoas”.

Anderson Jesus está em situação de rua há cerca de nove anos e frequenta o Centro Pop desde a inauguração, em 2011. Ele acredita que desde que chegou até o equipamento a sua vida teve um salto de qualidade muito grande. “Agora a minha vida está muito melhor. No Centro Pop temos um lugar para tomar banho, estar sempre arrumadinho e cheiroso. Eu mesmo sou muito vaidoso e gosto de estar sempre no estilo. O pessoal do Senac nos proporcionou isso. Mais tarde eu vou para a inauguração do novo Centro Pop todo na beca, porque é assim que eu gosto de andar”, explica, divertindo-se.

Zenaide Sandres é recepcionista no Centro Pop. Para ela, não existe mais a linha que separa a vida pessoal da profissional quando o assunto é promoção da dignidade das pessoas que estão em situação de rua. “Não há como estar aqui e não sentir afeto por cada uma dessas pessoas que participam dos nossos serviços diariamente. A gratidão que eles dedicam a todos nós que fazemos parte da política pública é tão grande que eu não consigo imaginar um lugar onde eu seria mais feliz trabalhando. A de experiência e de sentimentos bons é diária. Saio todos os dias do meu trabalho energizada e com a certeza de que estou cumprindo uma das coisas que eu nasci pra fazer”.

O Centro Pop é o Centro de Referência Especializado da Assistência Social voltado ao atendimento da população em situação de rua. Ele é um espaço de referência para o convívio em comunidade e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito, que proporciona vivências para o alcance da autonomia e estimula a organização, a mobilização e a participação social. Atualmente, são atendidos cerca de 80 usuários diariamente. A nova unidade fica situada na rua Laranjeiras, número 984, Centro.

Foto Danilo França

Leia também