Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

MUDANÇA SEM FINAL FELIZ

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A tentativa de transferência de Mendonça Prado do PPS para o DEM não vem tendo um final feliz. Para exagerar, terminou em tragédia. Mendonça não conseguiu – ainda – emplacar a presidência da “velha nova” sigla. A situação é confusa e, com certeza, ele não será mais candidato majoritário. É um nome forte para Federal, assim como conseguiu mexer as estruturas políticas, ao anunciar pré-candidatura ao Governo.

De Brasília, a informação que se tem é de que a Presidência do DEM em Sergipe ficará mesmo com o deputado federal Laércio Oliveira, que já está se desligando do SD, através de entendimentos entre Rodrigo Maria e Paulinho da Força, para que se oficialize a posição de Oliveira no comando do partido no Estado, embora em Aracaju o advogado João Fontes garanta que Mendonça Prado é o presidente do Democratas, por indicação da senadora Maria do Carmo Alves (DEM).

A revolta explícita com que Mendonça Prado se apresenta nas entrevistas, atirando verbalmente em todos que ele considera que trabalham contra a seu fascínio pela Presidência do Democratas, passa a impressão de que ele “perdeu a guerra”. Pode até não ser isso, mas o sentimento de alguma perda leva à reação do tipo. A agressão não contorna o problema. O diálogo sim.

Mendonça demonstra que não é um político qualquer, nem candidato que se despreze. Mas precisa de melhor jogo de cintura para manter o equilíbrio, mesmo que se mexa com o emocional. Laércio ainda está em Brasília e procura resolver suas posições sem afobação e está conseguindo que a direção do DEM mantenha o convite que lhe fez já há alguns meses.

Caso consiga, interrompe o projeto de Mendonça Prado comandar o partido e tentar disputar o Governo, mas não lhe tira a oportunidade de candidatar-se à reeleição, caso assuma a Câmara Federal em lugar de um dos deputados que pode perder o mandato na audiência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que acontece dia 19 de fevereiro.

TUDO BEM NO EMPRÉSTIMO

O governador Jackson Barreto desembarcou ontem em Aracaju animado com o avanço na conclusão do empréstimo de R$ 560 milhões para Sergipe.

Não há mais o que temer, apenas a assinar…

JACKSON ESTEVE COM MARUM

O ministro do Governo, Carlos Marum, recebeu Jackson ontem em seu gabinete e disse-lhe que o presidente Temer pediu para que a assinatura do Finisa seja no Planalto.

A solenidade será marcada para a primeira semana de janeiro.

PROJETOS PARA APLICAÇÃO

Logo após a assinatura, o Governo vai apresentar à Caixa planilha de onde vai utilizar o dinheiro, para liberação imediata do empréstimo ao Estado.

Secretários já estão se movimentando para concluir o documento.

DIFICULDADE NO RETORNO

Quase que Jackson Barreto passaria mais uma noite em Brasília. Os voos para Aracaju estavam lotados e foi difícil encontrar assento.

Conseguiu um no último instante. O ajudante de ordem ficou em Brasília;

DEMISSÃO DE CCS DO GOVERNO

A decisão do governador Jackson Barreto (PMDB) em demitir parte dos cargos em comissão do Estado, deixa muita gente atormentada neste Natal.

Mas vem sendo vista como necessária para ajustar as finanças.

RENOMEAÇÃO EM JANEIRO

O Governo, entretanto, fará renomeação de alguns demitidos no mês de janeiro, quando volta quem realmente dá expediente e cumpre obrigações onde trabalha.

Aqueles que sequer sabem onde fica sua repartição, continuarão sem saber.

DIFICULDADES PARA ENTENDER

O grande problema são os ‘Quem Indica (QI)’, que querem manter seus apadrinhados nos cargos por conta de sua posição política na estrutura do Estado.

Esse pessoal dificilmente vai entender a situação.

ALMOÇO REGADO À POLÍTICA

Rogério Carvalho (PT) está em pré-campanha ao Senado e ofereceu almoço ontem a Fábio Henrique e Kleverton Siqueira, regado a política, inclusive a sobremesa.

– Tivemos uma tarde de muita conversa, dentre elas a política, informou.

MENDONÇA NÃO RETORNA

O presidente regional do PPS, Clóvis Silveira, disse ontem que Mendonça Prado saiu do partido e não retorna para disputar majoritária: “isso está descartado”.

– Caso ele queira voltar para disputar proporcional, ainda será avaliado, afirmou.

PPS JÁ TEM PLANO ‘B’

Segundo Clóvis Silveira, o PPS já tem montado um plano B para por em prática no mês de janeiro. Evitou falar sobre esse novo projeto.

Deu apenas uma dica: “a bomba será maior que a candidatura de Mendonça”.

NÃO TERÁ MAJORITÁRIO

Clóvis Silveira disse ainda que o PPS não terá nome ao Senado. Tanto que não há “compromisso com qualquer candidatura do advogado João Fontes”.

É provável que João tenha de procurar outra legenda.

MENDONÇA DEPUTADO

João Fontes informou que Mendonça Prado vai ser deputado federal pelo DEM, porque deve assumir a vaga de um dos deputados que será julgado pelo TSE.

Segundo João, nesse caso seria Adelson Barreto (PR).

METRALHADORA EM AÇÃO

Mendonça Prado demonstra muita irritação com todos esse novos cenários e dispara a ‘metralhadora’ para todos os lados. O momento é de serenidade.

Mendonça se rebelando contra todos não vai a lugar algum.

ELIANE ESTRANHA INFORMAÇÃO

A vice-prefeita Eliane Aquino estranhou a informação de que ela teria falado de clima de animosidade com vereadores e secretários. “Não existe isso”, disse ela.

– Nos tratamos com muito respeito e a equipe é muito coesa, falou.

TRANSMITIR INVERDADES

Eliane Aquino disse ainda que estão criando fatos políticos, para transmitir inverdades, mesmo com tantos problemas para resolver na cidade.

Quando indagada sobre a animosidade, Eliane perguntou: “de onde vocês tiraram isso?”

FÁBIO FICA EM BRASÍLIA

O deputado Fábio Reis, que acompanhou Jackson Barreto em Brasília, permanece em Brasília e só retorna a Sergipe amanha à noite.

Trabalha para liberar mais recursos aos municípios.

ESCÂNDALO À VISTA

Vai estoura, nos primeiros dias de janeiro, um escândalo em cidade da grande Aracaju, que deve abalar a estrutura política de alguns ex-prefeitos.

Atenção: pode dar cadeia de forma imediata…

VELHINHO COM TESÃO

Segundo Mónica Bergamo, o ex-presidente Lula (PT) disse que “não podem impedir um velhinho com tesão de 20 anos de ser candidato”.

Lula recebeu jornalistas ontem para uma entrevista.

Notas

Não paga 13º Salário – Segundo a revista ‘Voto’, Cinco Estados não pagaram o 13º salário aos seus servidores públicos estaduais, ontem. Estão nesta situação Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Sergipe. No total, ficam sem o benefício cerca de 1 milhão e meio de trabalhadores.

0x0

Justos e a Previdência – Segundo O Antagonista, o empresário Roberto Justus, em entrevista à Jovem Pan, disse ser “uma coisa inacreditável” a reforma da Previdência ainda não ter sido aprovada. “Jogaram para o ano que vem. Se tivéssemos [aprovado neste ano], o Brasil cresceria mais de 3%, geraria emprego e investimentos.”

0x0

PT não vai sair grande – “Em entrevista ao Correio Braziliense, O presidente Michel Temer disse que depois que colocou os stents, está se sentindo renascido. Sobre o desempenho do PT nas eleições do ano que vem, o presidente disse: “O PT não vai sair grande em 2018. Eles não vão incomodar.”

0x0

Maluf se apresenta a PF – Paulo Maluf, de 86 anos, se apresentou ontem à Polícia Federal, na zona oeste de São Paulo, de acordo com o seu advogado, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. Maluf foi acusado de receber propina de contratos públicos com empreiteiras no período em que foi prefeito de São Paulo (1993-1996).

0x0

Câmara manterá Maluf – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse ontem que a Casa não deverá decretar a perda automática do mandato do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), preso para cumprir condenação de sete anos e nove meses em regime fechado pelo crime de lavagem de dinheiro.

0x0

Temer não queria Pai Uzêda – Segundo O Antagonista, o presidente Michel Temer, noticia o Painel, deu uma bronca em seus seguranças por terem deixado um tal pai de santo subir ao palco na convenção do PMDB, na terça-feira. A coluna da Folha diz que Pai Uzêda “é velho conhecido dos políticos, que costumam fugir dele”.

Conversando

Apoio ao GACC – A PRF participou da confraternização natalina do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), realizada no espaço de eventos ”Balacobaco”.

Muito confusa – Ainda muito confusa a filiação de Mendonça Prado ao DEM e a sua ascensão ao comando do partido em Sergipe.

Contra posse – Mendonça Prado dá como certa sua posse na Câmara Federal a partir de fevereiro, com o julgamento do TSE. A coligação pela qual ele foi eleito é contra.

Muita expectativa – Para pelo menos doze deputados estaduais (dois federais) o Natal, Ano Novo e Carnaval serão de expectativa em relação ao julgamento do TSE.

Muito trabalho – O governador Jackson Barreto retornou ontem a Brasília, depois de muito trabalho para liberação do empréstimo solicitado pelo estado à CEF.

Capitão Samuel: Governo tem imóveis se acabando ou sendo subutilizado que podem, com uma pintura, receber órgãos que hoje funcionam em imóveis alugados.

Mais influentes – Senador Valadares, Laércio Oliveira e André Barros aparecem na relação dos parlamentares mais influentes do Congresso”, escolhidos pelo DIAP.

Deputados viajam – Boa parte dos deputados viajam logo depois do Natal e retornam antes do carnaval para trabalhar em busca da reeleição.

Escolha por políticos – As escolhas de desembargadores e ministros de instâncias superiores não podem continua sendo feitas por políticos.

Leia também