Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Eduardo, Valadares e Codevasf entregam equipamentos

1

Eduardo, Valadares e Codevasf entregam equipamentos de inclusão produtiva no sertão de Sergipe

Dia festivo para os sertanejos, nessa quinta-feira, 21. O senador Eduardo Amorim e o deputado federal Valadares Filho participaram de extensa agenda ao lado do superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), César Mandarino, e de grande parte da equipe da empresa, distribuindo equipamentos de inclusão produtiva adquiridos com recursos de emendas parlamentares, entre máquinas forrageiras, máquinas de costura e kits de irrigação. O senador Antônio Carlos Valadares foi também um dos contempladores.

“Nós fomos até as cidades de Feira Nova; Graccho Cardoso; Gararu; Porto da Folha; Monte Alegre e Poço Redondo. Nossa maratona iniciou pelo sertão, mas estaremos também na região do Baixo São Francisco nessa sexta, 22, e daremos sequência no sábado, 23. A gente não veio prometer nada, já trouxemos alguns benefícios em prol do fortalecimento da agricultura familiar. A nossa pretensão para 2018 é trazer muito mais”, afirmou Eduardo.

César Mandarino explicou como aconteceu tramitação para distribuição das emendas encaminhadas para a Codevasf. “Eduardo encaminhou um montante de R$ 500 mil, que deu para adquirirmos 87 máquinas forrageiras; equipamentos e materiais de piscicultura, entre balança digital, tanques-rede; barco de alumínio, boia de ancoragem, oxímetro, e tantos outros. Nós difundimos entre as cidades e manuseamos todo o processo por base das necessidades. Assim aconteceu com as emendas de Valadares”, disse.

Para Valadares Filho, essa foi uma ação conjunta que deu muito certo. “Sem as ações efetivas da Codevasf, sem as nossas emendas individuais, e sem o suporte dos gestores municipais, nada disso estaria acontecendo. É uma vitória conjunta. Em nome do povo, para o povo”, acrescentou o deputado.

Leandro Santos, morador do povoado Imbira (Feira Nova) um dos contemplados para receber uma das máquinas forrageira, explicou da necessidade de um pequeno produtor/agricultor adquirir um equipamento para manuseio. “A gente corta o milho no facão para moer. Agora a máquina vai facilitar demais. Podemos plantar, e com o próprio produto faremos a ração dos animais. Essa máquina veio para nos dá um grande suporte, e com certeza iremos lucrar muito mais para sobrevivência”, pontuou Leandro.

Durante o corrente dia, participaram dos atos, os prefeitos dos municípios beneficiados: Painho (Feira Nova); Cassinho de Quixabeira (Graccho Cardoso); Elizabeth Freire (Gararu); Miguel de Dr. Marcos (Porto da Folha); Nena de Luciano (Monte Alegre); Junior Chagas (Poço Redondo); o deputado estadual Luciano Pimentel; vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, lideranças da região, e o povo.

Máquina forrageira

Essas máquinas têm como função moer, picar, desintegrar e triturar uma grande variedade de produtos. Moe milho debulhado e milho com palha e sabugo, produzindo desde rolão até fubá grosso, fino e super fino. Pica cana, capins, sorgo e todas as espécies de forrageiras e leguminosas. Desintegra produtos como cascas de cereais, ramas, raízes, tubérculos, etc.

Fonte e foto Assessoria de Imprensa

Leia também