23/12/17 - 00:01:28

A HIPOCRISIA DO ‘FELIZ NATAL’

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Mais uma vez é Natal. E se expõe a insistência de desejos de felicidade, paz, união e boa vontade. Período de se dá e receber presentes, principalmente a quem nunca os teve. Alimentos aos mais necessitados e a sensação de que, pelo menos por alguns instantes, todos são iguais. Às vezes parece-me hipocrisia. Mas não custa nada ser hipócrita pelo menos uma vez ao ano. Pode até fazer bem essa sensação de se unir ao próximo, repetindo bondades cristãs efêmeras.

Lógico, como todos os anos, que o Natal também é uma demonstração clara das diferenças sociais. Basta comparar as ceias. Uma parte farta, a outra o normal e os demais entre apenas um ‘quase nada’ e a ausência total do que comer e brindar. As noites de Natal não são lá muito diferentes do que acontece no dia-a-dia, apesar desse clima de falsa confraternização. Mas não dá para se queixar, quando se vive em momento de prazer, com a fantasia do Papai Noel e da rápida sensação de paz.

O Natal deste ano, em especial, teve um ar de tristeza em várias circunstâncias. A crise que vive o País e a decepção ao ver a roubalheira de parte dos políticos – inclusive dos que se arvoram estar ao lado dos pobres – que desviou o dinheiro que, se fosse utilizado em benefício do povo, promoveria a real redução da pobreza e o crescimento de uma economia que despencou e ‘feriu’ a maioria dos brasileiros.

Mas houve uma alegria: as prisões de grandalhões da República. Um ex-presidente condenado, um presidente que foi denunciado, mas protegido; deputados e senadores respondendo a processos, perdas de mandatos, além de altos empresários por trás das grades. O País deu sinais de que entraria nos trilhos da legalidade, mas recuou por culpa daqueles que têm poder de julgar e soltar.

Infelizmente foi assim. Um Natal com retrocesso, que abala o humor das famílias, mas não as intimida para a luta, através da força das mãos que vão teclar as urnas por mudanças, derrotando os cínicos e corruptos.

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIOS

Fábio Henrique (Turismo), Zezinho Sobral (Ação Social) e Esmeraldo Leal (Agricultura) vão deixar o Governo dia 1º de fevereiro para disputar mandatos.

Belivaldo Chagas também pode adiar a saída da Casa Civil para o mesmo dia.

JUNÇÃO DE DUAS SECRETARIAS

Circula nos bastidores do Palácio dos Despachos a informação de que com a saída de Belivaldo, a Casa Civil pode ser extinta em razão da atual situação.

Haverá fusão com a Secretaria de Governo e surgirá a ‘Secretaria Geral de Governo’.

REUNIÃO NA TERÇA-FEIRA

Está marcada para terça-feira reunião com diretores presidentes do segundo escalão no Palácio do Planalto, com o governador Jackson Barreto.

Vão ser anunciados que eles também terão que demitir os CCs.

MENDONÇA VAI AO GOVERNO

O ex-deputado Mendonça Prado afirmou ontem que será candidato a governador pelo DEM e diz que está firme nessa posição de disputar o mandato majoritário.

Mendonça inclusive plotou sua ‘marinete’ com o nome do partido.

JOÃO FONTES VAI AO SENADO

Segundo ainda Mendonça Prado, o advogado João Fontes será candidato ao Senado ao seu lado. “Se não for pelo PPS será por outro partido que fará parte da coligação”.

O PPS não está mais disposto à disputa majoritária.

ABRIU DIÁLOGO SOBRE ISSO

Mendonça diz que já está dialogando sobre a nova chapa e deseja contar com o apoio do PPS, “que foi extremamente correto conosco”.

– O PPS é a sigla ideal porque é decente e constituída por pessoas honestas, exaltou.

DIRETOR DO DETRAN DEIXA O CARGO

O diretor presidente do Detran, coronel Luiz de Azevedo Costa Neto, deixa o cargo dia 02 de janeiro. Sua exoneração já está pronta para publicação.

Coronel Luiz vai para o TCE a convite do presidente Ulices Andrade.

MARCOS SAMPAIO SUBSTITUI LUIZ

O diretor administrativo e financeiro, Marcos Sampaio Kuhl, substitui ao coronel Luiz e fica no comando do Detran até a nomeação de outro nome.

Que, aliás, pode ser o dele.

JACKSON ESTÁ PREOCUPADO

O governador Jackson Barreto está muito preocupado com a situação do Estado neste final de ano e início do ano seguinte. Tem se mostrado triste.

Mantém a perspectiva da liberação do Finisa.

FINISA FICA PARA JANEIRO

Segundo informações de Brasília, a assinatura do Finisa vai acontecer até dia 08 de janeiro, em solenidade no Palácio do Planalto, com o presidente Temer.

A ânsia é a concretização da assinatura.

SOBRE APROVAR REFORMA

O governador Jackson Barreto disse ontem que “é preciso reciprocidade ao governo federal com o apoio à reforma da Previdência”.

Espera, naturalmente, que a bancada federal chegue junto.

TUDO SE ENCAMINHA

Da bancada federal de Sergipe já tem deputado certo de votar na reforma da Previdência. Será favorável caso se concretizem mudanças no projeto.

As conversas estão sendo mantidas sobre essa contrapartida.

UMA AFIRMAÇÃO CORRETA

A demissão dos Comissionados que trabalham realmente não será boa para o estado. Os CCs que não aparecem e ganham altos salários continuarão assim.

Os efetivos relaxam porque sabem que não podem ser demitidos. É bom avaliar.

FESTAS DE REVEILON E REIS

O Tribunal de Contas e o Ministério Público vão estar de olho nas festas de final de ano e Reis nos municípios. Quem não pagou 13º Salário não poderá realizá-las.

A cidade de Aquidabã já tem impedimento para a Festa de Reis.

BELIVALDO EM FESTA GOSPEL

O pré-candidato a governador, Belivaldo Chagas, participou ontem de show evangélico com o cantor Anderson Freire, na cidade de Estância, ao lado de Heleno Silva e Jony.

Hoje ele vai ao mesmo show na área dos mercados em Aracaju.

BOA CONVERSA COM ROGÉRIO

Belivaldo Chagas teve uma boa conversa com Rogério Carvalho (PT) e ouviu dele um relato positivo sobre sua eleição ao Governo do Estado.

Há otimismo dos dois em relação ao pleito de 2018.

OPOSIÇÃO ESTÁ NO INTERIOR

Eduardo Amorim e Valadares Filho continuam peregrinando pelo interior e ontem foram a cidades da região do baixo São Francisco.

Distribuem felicitações e anunciam aprovação de recursos às cidades.

LIDERANÇAS FALAM DE 2018

Prefeitos e lideranças do interior falaram em Eduardo Amorim e Valadares Filho como candidatos a governador e a vice nas eleições de 2018.

Os dois evitam falar no assunto, mas não tiram isso da cabeça.

ANDRÉ FALA SOBRE INDICAÇÃO

Em Aracaju, o líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), disse que a oposição vai escolher seus majoritários até 15 de janeiro.

O anúncio será feito por ele e Eduardo Amorim (???).

Notas

Suspende os salários – A Diretoria Geral da Câmara dos Deputados determinou a suspensão do pagamento dos salários e benefícios aos deputados federais Paulo Maluf (PP-SP) e Celso Jacob (PMDB-RJ). Com a decisão, os gabinetes dos dois parlamentares serão desativados e os funcionários exonerados (Poder360).

0x0

Marim é condenado – O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin foi considerado culpado pelo júri popular do Tribunal Federal do Brooklyn, em Nova York, ontem , em seis de sete acusações que recebeu no escândalo que ficou conhecido como ‘Fifagate’. A informação é da EFE.

0x0

Maluf está na Papuda – O deputado Paulo Maluf (PP) chegou ontem a Brasília para cumprir pena em regime fechado. O político foi transferido da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo para o Complexo Penitenciário da Papuda. O parlamentar foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 7 anos e 9 meses de prisão.

0x0

Pesquisa sobre Lula – Segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas, para 50,8% dos brasileiros, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ser condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Mas 56,6% acham que, mesmo se condenado, Luiz Inácio não será preso.

0x0

Perdão a corruptos – Procurador Deltan Dallagnol diz que “o pior surdo é o que não quer ouvir. Presidente Temer e Ministro da Justiça ignoraram orientação do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, do Ministério Público, da força tarefa da Lava Jato e da Transparência Internacional, ampliando o perdão para corruptos”.

0x0

Temer assina indulto – Presidente Michel Temer assinou decreto que concede indulto natalino a presos. O indulto vale para pessoas condenadas ou submetidas à medida de segurança e leva em conta a parcela de pena já cumprida e o crime praticado. O decreto está publicado na edição de sexta-feira do Diário Oficial da União.

Conversando

Contra reforma – O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) disse ontem que continua como sempre esteve: contra a reforma da Previdência.

Trabalho feito – Quanto à boa posição do seu nome para a reeleição, Fabio admite que seja consequência do trabalho feito como parlamentar.

Não tem como – Fábio Mitidieri entende que Jackson Barreto peça para votar favorável a reforma, mas diz que “não tenho como ajudá-lo nesse pedido”.

Ficam no vermelho – Levantamento feito pela Exame mostra que 63% dos municípios brasileiros fecharão 2017 no vermelho.

Razão da queda – Os motivos dessa situação nos municípios, em tese, são “queda nos repasses da União, baixa arrecadação própria e orçamento comprometido com salários”.

Apoio a deputado – Alexandre Figueiredo, candidato a deputado federal pelo PMDB, conseguiu apoio dos dois candidatos a prefeito de São Cristóvão: Betão e Gedalva.

Completa o Natal – Jackson Barreto foi ao loteamento Bonfim, no bairro Soledade, entregar as cestas básicas. Diz que seu Natal só está completo com esse encontro.

Foram às compras – O movimento no comércio de Aracaju, incluindo shoppings e centro comercial foi intenso. Muita gente foi está em compras para o Natal.

Bolsonaro no PSL – Bolsonaro a caminho para filiação ao PSL, que já o classificou de autoritário e intolerante. Em Sergipe, o PSL é presidido por Saulo Vieira.