Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Aluna Jovem Senadora conta sobre experiência na capital federal

1

Secretário em exercício da Secretaria de Estado da Educação (Seed) recebeu estudante nesta terça e destacou protagonismo da juventude

O secretário em exercício da Secretaria de Estado da Educação (Seed), professor Everton Siqueira, recebeu em seu gabinete na manhã desta terça-feira, 26, a aluna Letícia Soares Ramalho, do Colégio Estadual Professora Roberta Ramalho de Souza, de Japoatã. A estudante, que mora no povoado Espinheiro, representou o estado de Sergipe no Programa Jovem Senador, tendo passado uma semana legislativa no Senado, em Brasília (DF), em novembro.

Durante o encontro, Letícia Ramalho contou sobre a sua experiência na capital federal, mostrando que sua participação foi bastante ativa junto aos jovens dos outros estados brasileiros. Ela auxiliou na construção de projetos de lei, participou das discussões e votações e conheceu como acontece a atividade parlamentar.

Everton Siqueira ressaltou a importância dessa experiência e disse que tem visto esse tipo de protagonismo na juventude atual. “Tenho percebido que os nossos alunos são bem politizados. Eles pesquisam, entendem do que estão falando, estão ligados em tudo o que está acontecendo e sabem defender os seus direitos e as suas ideias com diálogo. Eu gosto disso. A Letícia, depois de passar por essa semana legislativa, quem sabe será uma senadora? Ela está vendo o que é preciso para o nosso país melhorar”, afirmou.

Experiência da Semana legislativa

A aluna Letícia Soares Ramalho desembarcou na Capital Federal no dia 27 de novembro, onde durante uma semana esteve com outros jovens de todos os estados do Brasil para participar da semana legislativa no Senado Federal.

Durante o encontro com o secretário em exercício, Everton Siqueira, ela destacou a importância desse momento para ela. “Foi uma oportunidade que nós, jovens, tivemos de participar da política desse país e colocar as nossas decisões em prática. Foi uma semana em que discutimos o que estávamos vendo em nosso país. Foi importante para a gente adquirir experiência e espero que muitos outros jovens se interessem também” disse.

A coordenadora estadual do Programa Jovem Senador, Nádia Cardoso, falou sobre a preparação dos alunos que participaram da experiência. “Eles receberam todo o material, começaram a discutir de forma muito bem fundamentada o que está acontecendo no Brasil e de que maneira seria possível melhorar o país. Antes mesmo da viagem a Brasília, Letícia apresentou o seu projeto na Câmara de Vereadores de Aracaju”, explicou. Esteva também presente à visita a técnica da Assessoria Internacional da Seed, Célia Gil.

Professora Orientadora

A professora Roberta Britto Lima também foi a Brasília com a aluna Letícia. Ela foi a responsável por orientar a estudante na construção do seu Projeto de Lei. “Foi uma experiência rica e interessante. Nós, professores, participamos, acompanhamos as atividades, fizemos cursos, mas principalmente, tivemos o orgulho de ver a apresentação dos nossos alunos na construção dos Projetos de Lei”, declarou.

A diretora da escola, Maria José Soares Oliveira Monteiro, destacou que tudo o que Letícia vivenciou poderá servir de estímulo para outros estudantes. “Existem muitos talentos guardados que às vezes se retraem por acharem que não conseguem, que não têm visibilidade. Essa experiência de Letícia abre uma perspectiva maior para todas as pessoas. Se ela, que é de uma escola tão pequena, conseguiu, os outros alunos também podem”, disse.

Foto assessoria

Leia também