Aracaju, 28 de março de 2024

CÂMARA MUNICIPAL REALIZA CELEBRAÇÃO DE ATO ECUMÊNICO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
2

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) promoveu na manhã desta quinta-feira, 28, uma celebração de Ato Ecumênico com o objetivo de celebrar as festividades de fim de ano. O encontro reuniu representantes de várias religiões e também os servidores e vereadores da Casa Legislativa.

Para abrir o ato, a senhora Yalorixá Angélica Filho, ocupou a Tribuna representando o Candomblé. Durante sua fala, a Yalorixá esclareceu sobre a sua religião e explicou a importância de participar deste momento na Casa Legislativa. “O Candomblé nem sempre é convidado para essas cerimônias ecumênicas e quando é convidado a gente aproveita para falar da nossa legitimidade e do trabalho que a gente faz de amor, carinho e de atendimento às pessoas que necessitam. Só assim as pessoas ficam sabendo que nós consagramos o sagrado, temos o sagrado conosco, elevamos nossas mãos aos céus, em nome de Olodumaré, que também pode ser chamado de Jeová, de Deus, ou seja, o nome não importa, pode falar inglês, francês, alemão, mas você vai está falando de Deus numa só língua. As pessoas que legislam e trabalham na Câmara vão saber o que nós consagramos, pois Deus é um só e é preciso entender que ajudar uma pessoa que está caída ou doente, levar o melhor para as comunidades pode ser feita em qualquer religião, e que o amor está presente em nossa religião. A religião Candomblé é também um movimento social”, enfatizou.

GRosas 9672GRosas 9664“O poder legislativo quando chama homens e mulheres que representam segmentos da sociedade que congregam pessoas em torno de Deus é porque reconhece de fato que o Estado embora seja Laico, não é pagão e não é indiferente à Deus. Deus nos traz valores e a religião é o coração do mundo sem coração, e vir aqui hoje participar deste culto inter-religioso, onde estão cristãos católicos, evangélicos, espíritas e os membros das religiões afros, é justamente trazer esta realidade para dentro desta Casa Legislativa. Aqui se estabelecem leis que se configuram em propósitos de justiça e de paz. Peço, em nome de Deus, que esta Casa possa favorecer o bem comum a todos”, disse o padre Marcelo Conceição, responsável pela palavra da doutrina católica, apostólica e romana.

O médico Carlos Santiago, responsável pela Doutrina Espírita Kadercista, explicou a sua doutrina e falou de reflexões para o fim de ano, reflexões em torno da vida e sobre a missão de cada um diante dos planos de Deus. “Estamos aqui numa caminhada evolutiva para aprender a amar e a servir. Deus deseja nosso crescimento e nossa evolução. Nós temos a obrigação de abraçarmos todos que precisam de um amparo e proteção. A essência do ser humano é boa e por isso o principal é ter caridade e fraternidade, amor e compaixão. A ausência do perdão não adoece o outro, precisamos chegar a um andamento maior e é isso que prega a doutrina espírita, por volta do principal que é o amor, a paciência, a tolerância, e todas as outras coisas boas que a vida tem a nos oferecer”, explicou o representante espírita.

De acordo com o vereador Carlito Alves, que é responsável pela palavra da doutrina evangélica, antes de ser evangélico, já seguiu diversas religiões a fim de propagar a fé. “Eu não sou religioso, eu sou cristão, porque a bíblia não só salva, mas liberta antes da salvação. Por isso que não sou preso a uma religião, mas sim à palavra de Deus, pois é ela que abençoa, cura, liberta e prospera. Nitinho está de parabéns com a realização deste ato ecumênico”, afirmou o parlamentar.

GRosas 9734GRosas 9786O presidente da Câmara, Nitinho, explicou que esta é uma confraternização religiosa para cada religião expor seus pensamentos. “É um momento das pessoas pensarem num 2018 com mais opções e melhorias para a vida do cidadão de Aracaju. É um momento muito importante para a Câmara e para os nossos servidores. Agradeço a presença de todos os representantes religiosos, dos servidores e vereadores presentes neste ato”, finalizou o parlamentar, que falou um pouco da sua história até se tornar político.

A presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Municipal de Aracaju (Sindiplema), Heleneide Lessa, fez um discurso de agradecimento e uma reflexão sobre a atual situação dos servidores. “A mudança faz parte da natureza e nós temos que nos adaptar, Deus tem sido muito bondoso com este parlamento, pois desde que estou à frente do sindicato que os presidentes desta Casa vêm fazendo bons trabalhos. E Nitinho deu continuidade aos trabalhos das outras gestões. É um presidente que mais seguiu o estatuto, realizando o reajuste de salário. Então ele beneficiou muitos servidores que se aposentaram também e tenho certeza que com relação a nova tabela dos servidores ele não irá nos decepcionar também”, disse.

Também estiveram presentes no Ato Ecumênico os vereadores Américo de Deus (Rede), Fábio Meireles (PPS), Palhaço Soneca (PPS), Bigode do Santa Maria (PMDB) e Isac Silveira (PCdoB).

Fotos: Gilton Rosas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também