Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Guarda Municipal realiza balanço e comemora sucesso nas ações

2

Quase 50 armas brancas, de fogo e simulacros foram apreendidos pelos guardas ao longo do ano

O ano de 2017 está chegando ao fim e a Guarda Municipal de Socorro (GMS), já contabiliza os bons resultados das ações e o sucesso obtido. No decorrer de todo o ano o patrulhamento ostensivo e preventivo foi intensificado, graças a atuação comprometida dos 180 guardiões que compõem a instituição.

Esse ano a GMS também comemora o suporte que recebeu da Prefeitura de Socorro, que investiu em spray de mentol, coletes, além de 75 revólveres doados pela Polícia Militar (PM). Além das armas, a GMS também conta agora com a sua frota de veículos totalmente renovada, com veículos zero km atuando em prol dos cidadãos socorrenses.

De janeiro à dezembro, a GMS conseguiu apreender 31 armas brancas, três de fogo e nove simulacros. Também foram apreendidos seis menores infratores e efetuadas 30 prisões, tudo isso por meio da operação Praça Limpa, desenvolvida com o objetivo de manter a ordem em espaços públicos, em especial nas praças do município.

Neste mesmo período a Guarda Municipal conseguiu recuperar também quatro veículos com restrição de roubo e furto, além de registrar 16 desocupações de áreas de domínio público, mediante ordem judicial.

Parceria com a comunidade

Entre às ações realizadas pela GMS e que foram intensificadas este ano, com a colaboração direta da população, está a “Operação Sossego”, que teve como objetivo principal impedir que o uso do som alto que pudesse perturbar a paz da população. Durante todo ano um total de 150 ocorrências foram registradas, com a realização da prisão de um som residencial e um som automotivo.

Além dela, vale o destaque também para às ações realizadas de forma conjunta com a Secretaria Municipal de Agricultura Irrigação e Pesca (Smap), para a apreensão de animais nas rodovias que cortam o município. A ação visa evitar a ocorrência de acidentes provocados pela presença de animais soltos na pista. Ao longo do ano 16 equinos foram apreendidos em vias públicas e levados a Smap.

Seis apreensões de crustáceos em feiras livres e/ou em áreas de Preservação Permanente (em virtude de desrespeito às leis ambientais, período de defeso, captura em áreas proibidas, etc) também foram realizadas. Assim como, 16 animais foram resgatados, entre eles, cinco gatos, três cães, duas cobras, cinco aves e uma iguana.

O Comandante da GMS, Evilásio Protásio comemora o êxito no trabalho. “Fechamos o ano de 2017 com a certeza que desempenhamos um bom trabalho. O Prefeito Padre Inaldo, desde que assumiu o mandato, confiou no nosso trabalho e tem buscado meios para que a Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro, se fortaleça e contribua com a segurança pública no município, a fim de que a nossa população tenha a tranquilidade e a melhor sensação de segurança possível. Em 2018 continuaremos o trabalho, avançando e melhorando nossos serviços”, relata Evilásio.

Fonte e foto assessoria

Leia também