Aracaju, 28 de março de 2024

SAMU PREPARA PARA ATENDER DEMANDAS NO RÉVEILLON NA ORLA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
2

Durante a realização do Réveillon 2018, a Prefeitura de Aracaju, mediante parceria com ao Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estará disponibilizando um posto médico que ficará à disposição da população

Como nos anos anteriores, as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Sergipe, se preparam para suprir demandas pré-hospitalares que, porventura, venham a surgir nos próximos dias 31 e 1º de janeiro, em virtude das tradicionais comemorações da virada do ano. Durante a realização do Réveillon 2018, a Prefeitura de Aracaju, mediante parceria com ao Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estará disponibilizando um posto médico que ficará à disposição da população na Orla de Atalaia. O posto contará com sala de estabilização e todos os recursos necessários para os atendimentos locais, caso haja necessidade.

De acordo com a superintendente do Samu, em Sergipe, Maria Lúcia Santos, uma unidade de suporte avançado, composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor de veículo de urgência, será mantida no local da festa. Além dessa, estarão presentes também duas unidades de suporte básico, sendo cada uma delas formada por condutor e técnico de enfermagem, a serem dispostas no circuito do evento de forma descentralizada para melhor atender as necessidades de urgência e emergência.

As tratativas para a oferta de um serviço pré-hospitalar capaz de dar suporte ao público da festa foram definidas em reuniões realizadas com os órgãos envolvidos no planejamento e execução do evento, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Aracaju. O objetivo foi alinhar todas as informações, a fim de desenvolver um trabalho unificado e dessa forma, mais qualificado.

“O desempenho da rede de urgência que se manterá à disposição da população nesse período e local também contará com rota de fuga e fluxo organizado de veículos com base nas orientações de profissionais da SMTT [Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito]. Consideramos também a importância de outros órgãos nesse processo, entre eles a Polícia Militar, Defesa Civil, Guarda Municipal e CPTran [Companhia de Policiamento de Trânsito]”, explicou a superintendente.

Maria Lúcia afirma ainda que o Samu, em Sergipe, ainda contará com apoio de equipes do Grupamento Tático Aéreo (GTA), que permanecerão a postos para quaisquer necessidades de remoção de pacientes. “Um helicóptero estará disponível com médicos e enfermeiros do Samu e do próprio GTA. Em se tratando de ambulâncias, atualmente, o Samu dispõe de um quantitativo de unidades de suporte básico apto a dar Assistência às ocorrências provenientes de todo o Estado, até mesmo antes da chegada das unidades de suporte avançado. Essa capacidade de atendimento foi possível após a entrega de 25 ambulâncias por parte do Governo de Sergipe, com objetivo de reestruturar e qualificar a logística do atendimento feito ao cidadão que necessita do serviço de urgência”, acrescentou a gestora.

Os cidadãos que estiverem localizados fora do circuito do Réveillon 2018 podem entrar em contato com a Central de Regulação de Urgências (CRU) através do 192, caso haja alguma situação de urgência em saúde e necessitem de assistência pré-hospitalar móvel. Os atendimentos serão feitos normalmente, mesmo mantendo algumas equipes do Samu de plantão no local do festejo.

Foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também