Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Laboratório de Solos do ITPS conquista certificado de excelência da Embrapa

????????????????????????????????????

Programa de Análise de Qualidade avaliou 149 laboratórios. Somente 81 foram aprovados

O Laboratório de Solos e Química Agrícola do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) obteve, pela 16ª vez consecutiva, o Certificado de Excelência do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF). O Selo de Qualidade é conferido pela Embrapa Solos e certifica que o laboratório atendeu com excelência aos critérios de qualidade de análise de solos.

A diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby, explica que para obter o certificado, o Laboratório de Solos do ITPS participou dos ensaios de proficiência da Embrapa Solos. “Esses ensaios são estudos interlaboratoriais utilizados como ferramentas de avaliação externa e demonstração da confiabilidade dos resultados analíticos laboratoriais. Eles servem também para identificar falhas e possibilitar a tomada de ações corretivas ou preventivas, sendo um dos itens necessários para a acreditação de ensaios pela Norma NBR ISO/IEC 17025:2005. O Laboratório de Solos do ITPS, sendo acreditado por essa norma, tem a obrigatoriedade em participar desses ensaios e, ao longo destes 16 anos de participação, sempre foi contemplado com o Selo de Qualidade do PAQLF, comprovando assim a confiabilidade dos seus resultados”, detalha.

De acordo com o coordenador do PAQLF, Marcelo Saldanha, o certificado é o coroamento do excelente trabalho executado pelo Laboratório de Solos do ITPS. “Ciente do quão difícil é atingir o nível de exigência do Ensaio de Proficiência conduzido pela Embrapa Solos, ressalto que este é um reconhecimento que abrilhanta ainda mais a história deste laboratório. Felicito a todos os membros do ITPS e reafirmo o nosso orgulho em ter esta instituição como parceria na rede do PAQLF”, explica.

Avaliação

Para obter o certificado, os laboratórios recebem amostras de solo e procedem as análises para a medição de uma série de parâmetros relacionados à fertilidade. Essas mensurações retornam para a Embrapa Solos, onde avalia-se a exatidão e precisão dos resultados. Apenas aqueles que alcançam um índice de excelência, estipulado em igual ou acima de 70, são contemplados com o selo de qualidade.

Com a certificação, o Laboratório de Solos do ITPS está habilitado a usar o ‘Selo de Qualidade do PAQLF’ para as análises de fertilidade do solo. O PAQLF avaliou 149 laboratórios de todo o país. Deste total, somente 81 foram aprovados.

Laboratório

O Laboratório de Solos e Química Agrícola atende a pequenos e grandes produtores rurais de Sergipe, e municípios de Bahia e Alagoas. Anualmente, são realizadas aproximadamente 4 mil análises de amostras de solo. Entre as análises, estão: fertilidade completa (PH, Matéria Orgânica, Fósforo, Sódio, Potássio, Cálcio, Magnésio e Alumínio), irrigação, micronutrientes, salinidade, granulometria e recomendação de adubação.

Foto assessoria

Por: Verlane Estácio

Leia também