Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

MAIS UMA PASSAGEM DE ANO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Um novo ano está raiando e, olhando para o horizonte, o mundo se curva a um evento milenar. A expectativa é de que haja mudanças. Os desejos de “feliz ano novo” se multiplicam, mesmo entre aqueles que sabem da impossibilidade de vida feliz. São rápidos momentos de alegria. Um minuto apenas e o após meia-noite revela que a passagem de ano deveria ser mais frequente.

Ao amanhecer a vida real se faz presente, inexoravelmente. Mesmo aos bêbados.

O educado é desejar um ano bom. Todos falam isso como se realmente houvesse uma mudança repentina na vida sofrida de cada cidadão. Lógico, que venha 2018 e se dê “mais tempo ao tempo”, dividindo-o em ano. Mas dificilmente será pior do que 2017, com o retrato de um País estrangulado. Houve pontos bons no decorrer deste ano, como a exposição de corruptos e ladrões que antes se tinha como “homens de bem”.

Viu-se um ex-presidente condenado, um outro sofrendo impeachment e o atual fugindo de denúncias através de alguns aliados [ou comparsas]. Enfim: um Brasil passado a limpo, mesmo que ainda de forma superficial e conivente, deixando bem a entender que parte forte da elite ainda permanece imune. Houve uma avanço nessa questão moral, mesmo que o judiciário desse, de quando em vez, espetáculos deprimentes de leniência com a bandidagem de colarinho branco.

O ano de 2018 não vai melhorar na questão econômica e financeira. A previsão é pequena. Também acontecerão novos escândalos de deixar queixos caídos. Mas se tem a chance de ver cada cidadão fazer a sua parte, escolhendo honestos para exercerem cargos dominantes no País. Precisamos aprender a votar, para que a roubalheira não continue arrasando o Brasil e os bandidos se mantenham impunemente bem engravatados.

Não votar em ladrão é o lema e só assim se atrai o desenvolvimento, o bem estar, a seriedade e, com certeza, um 2019 cheio de esperança. Feliz você nesse momento.

PALAVRA DE ORDEM EM 2018

Em Sergipe, o Governo ‘decretou’ que a palavra de ordem será ‘economia’ total e absoluta, com redução de gastos em todos os escalões.

O Governo quer maior rigidez na Lei de Responsabilidade Fiscal.

SECRETÁRIOS PRÉ-CANDIDATOS

A determinação de iniciar cortes de pessoal e gastos na primeira semana de janeiro, fará com que os secretários que disputarão as eleições permaneçam por mais tempo.

Provavelmente saem depois do carnaval.

TRABALHO SERÁ INTENSO

Nesses primeiros dias do ano o trabalho será intenso, porque os secretários terão que ajustar suas Pastas à nova determinação do Governo.

E isso deverá ser feito pelo titular atual.

COORDENAÇÃO DA CASA CIVIL

Todos os trabalhos vão ficar sob a coordenação da Casa Civil, através do seu titular, Belivaldo Chagas, a quem cabe realmente acompanhar as ações.

Sobre isso há bom entendimento entre Jackson Barreto e Belivaldo.

REUNIÃO COM DIRETORES

Terça-feira passada houve reunião com todos os presidentes de órgãos, com Belivaldo Chagas, quando foi solicitado empenho nas medidas de economia.

O secretário da Fazenda, Josué dos Passos Sobrinho, também participou.

LUPA, PENTE-FINO E TESOURA

Segundo uma fonte do Palácio, as medidas serão para contenção de despesas e todos os secretários e diretores devem ter à mão “uma lupa, um pente-fino e uma tesoura”.

– O material é para cortar todos os excessos possíveis, disse.

NECESSIDADE POR MUDANÇAS

A mesma fonte disse que tudo isso será necessário em razão de provável saída de Jackson Barreto, em abril, para disputar o Senado Federal.

E para que Belivaldo tenha melhor condição ao assumir o mandato.

CINCINATO ASSUME TURISMO

Cincinato Jr. assumiu ontem, interinamente, a Secretaria de Turismo em lugar de Fábio Henrique, que viajou de férias ao exterior, ao lado da deputada Silvia Fontes.

Cincinato acumula funções de presidente da Emsetur e secretário do Turismo.

WALMIR ANUNCIA APOIO

O prefeito de Itabaiana, Walmir de Francisquinho, anuncia apoio ao deputado André Moura, para qualquer mandato que ele dispute em 2018.

André já liberou mais de R$ 10 milhões em obras para o município.

SOBRE LÍDER DA OPOSIÇÃO

A bancada da oposição na Alese se reúne até final de janeiro para escolher o novo líder do bloco, já que o deputado Georgeo Passos deixou a liderança.

Georgeo, entretanto, pode continuar, mas depende da bancada.

DESEJA UNIDADE DO GRUPO

O deputado Georgeo Passos defende a unidade do grupo e já avisou que se a bancada entender que ele deve permanecer, vai estar líder sem problema.

Mas admite que outros deputados podem reivindicar a liderança.

SUGERE EDUARDO AO GOVERNO

Georgeo Passos não esconde que tem preferência pelo senador Eduardo Amorim (PSDB), para ser o candidato a governador pela oposição.

Mas estará também com André Moura e Valadares caso seja um deles.

PESQUISA FEITA PELO PSDB

A mais recente pesquisa eleitoral foi feita durante esta semana, encomendada pelo PSDB. Foi considerada “muito interessante e favorável a nomes da oposição”.

Todos bem à frente de candidatos da situação.

ALMOÇO ABENÇOADO DO PRB

A cúpula do PRB teve um almoço abençoado ontem. Prato único: política. O partido já decidiu que vai aguardar até abril para analisar o momento e a eleição.

Heleno Silva será candidato ao Senado Federal.

BUSCANDO SEUS CAMINHOS

Aliás, o próprio Heleno disse que os partidos estão buscando caminhos variados, como Jackson Barreto, André Moura, senador Valadares, Rogério e Belivaldo.

– O PRB também está à busca do melhor caminho, é claro!

TEM A CHAVE DA OPOSIÇÃO

Setores da oposição, principalmente do PSC&Cia, já começam a perceber o avanço do deputado André Moura, com a liberação de recursos para Prefeituras e Estado.

Um deles concluiu: “André Moura tem a chave da oposição em Sergipe”.

SOBRE POSIÇÃO DE VALADARES

Conselho de um político: Não se deve subestimar a capacidade de articulação e força eleitoral do senador Valadares (PSB). Ele é capaz de posições que podem complicar.

Como, por exemplo, provocar uma terceira via.

ALMOÇO FOI ADIADO

Um almoço de integrantes do Instituto Marcelo Déda, que aconteceria quinta-feira, foi adiado porque a vice-prefeita Eliane Aquino (PT) tinha compromissos.

Eliane pensa firme em disputar mandato de deputada federal.

SUKITA PRESIDE PHS

O ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita, afirma que se mantém presidente do Diretório Regional do PHS em Sergipe: “não houve nenhuma alteração”, disse.

A prefeita Silvany Sukita está no Podemos, mas migrando para o PHS.

Notas

Planalto divulga nota – O Planalto divulgou nota em que defende a iniciativa do indulto natalino, nega que tenha tentado restringir a Lava Jato e critica a decisão de Cármen Lúcia. “O Governo Federal jamais praticou ato qualquer de restrição ou inibição à Operação Lava Jato. Ao contrário, apoia todas as investigações em curso”.

0x0

Justiça proíbe MST – A Justiça Federal de Porto Alegre proibiu que o MST monte acampamentos em áreas próximas ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região antes, durante e até três dias depois do julgamento do recurso do ex-presidente Lula à condenação no caso do triplex, marcado para 24 de janeiro.

0x0

DEM ao Planalto – Rodrigo Maia disse ontem ser um dos “ótimos nomes” do DEM para disputar o Planalto em 2018. “Não estamos discutindo nomes agora. O DEM tem três, quatro ótimos nomes”, declarou ele em evento no Rio. Maia mencionou outros possíveis candidatos do partido: ACM Neto, Ronaldo Caiado e Mendonça Filho.

0x0

Governo recua do indulto – O governo decidiu não editar novo indulto natalino até que o Supremo Tribunal Federal (STF) decida sobre a suspensão parcial da medida determinada em liminar pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia. O caso só será levado ao plenário após o recesso do Judiciário, em fevereiro.

                                                                     0x0

Lula, rei da maromba – A menos de um mês do julgamento no TRF-4, que pode torná-lo inelegível, Lula publicou no Facebook foto exibindo o bíceps, com mensagem de autoajuda (“não desista de suas metas e planos para o ano que vem”). Como escreveu Josias de Souza no UOL, “a debilidade penal de Lula contrasta com seu vigor físico”.

0x0

Piauí produz canabidiol – O governo do Piauí autorizou, quinta-feira, a produção de canabidiol, uma substância presente na maconha, a Cannabis sativa. A fabricação será feita pelo Ceir (Centro Integrado de Reabilitação) em parceria com as universidades Federal e Estadual do Piauí. A produção deverá começar já no início de 2018.

Conversando

Em Simão Dias – O pré-candidato a governador Belivaldo Chagas (PMDB) passa o final de semana em sua cidade, Simão Dias, ao lado de amigos.

Passa em Maceió – O deputado André Moura (PSC) está em Maceió, onde passa o reveillon com a família. Maceió é hoje uma cidade requisitada no período.

Sem custos – Secretário Fabio Henrique tira féria e viaja com a mulher e filhas ao exterior, sem nenhum custo para o Estado.

Para Federal – Ainda sobre Fábio Henrique, está decidido que ele é candidato a deputado federal, com Silvia Fontes disputando a reeleição na Câmara Federal.

Disputa difícil – A disputa por uma vaga na Câmara Federal, na bancada de Sergipe, será tão dura quanto para o Senado. Nenhum partido elegerá dois parlamentares.

Vai para o PSL – Deputado Jair Bolsonaro está a caminho do PSL, que tem como presidente nacional o deputado federal Luciano Bivar (PE).

Muda comando – Com a chegada de Bolsonaro no PSL, haverá mudanças no comando do partido em Sergipe, que fica com o grupo que hoje comanda o MBL.

Movimento intenso – Movimento intenso nas rodovias estaduais de Aracaju. Muita gente se deslocando para seus municípios, onde passa as festas de ano novo.

Já está bom – Se 2018 for pelo menos igual a 2017 já está bom. O novo ano será curto em razão da copa e das eleições. Bom, o pleito pode fazer rolar muito dinheiro.

Leia também