Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Mutirão de Réveillon contra o Diabetes movimenta comunidade da rua de São João

2

O último sábado de 2017 foi marcado pela saúde e prevenção. Aconteceu no Centro Cultural São João de Deus, na rua de São João, em Aracaju, o Mutirão de Réveillon contra o Diabetes. O evento foi organizado pelo vereador Professor Bittencourt, líder do prefeito na Câmara Municipal, em parceria com o Centro de Diabetes de Sergipe. Cerca de 500 pessoas, entre jovens, adultos e idosos do bairro Santo Antônio e de diversas comunidades da capital receberam o acompanhamento do médico endocrinologista Raimundo Sotero e de toda equipe.

“Essa ação foi especial e marcou o encerramento de nossas atividades com as comunidades no ano de 2017. Trouxemos serviços gratuitos como teste de glicemia para a detecção precoce do diabetes, aferição da pressão arterial, dicas de saúde com nutricionistas e a consulta com o Dr Sotero. Levar saúde gratuitamente para quem mais precisa é essencial. Foi o nosso presente de ano novo. Ações como essa serão contínuas no ano de 2018 porque a saúde começa pela prevenção”, afirmou o vereador Bittencourt.

Para o médico Raimundo Sotero, o Mutirão de Révellion contra o Diabetes fechou o ano com chave de ouro. “Levar um evento como esse para um espaço onde é o berço da nossa cultura, é muito gratificante. A ideia e o apoio do vereador Bittencourt foram fundamentais. O ano de 2017 foi marcado pelo aumento de diabéticos detectados nos mutirões. Certa vez, já identificamos 100 pessoas com diabetes em um único evento. O indivíduo precisa se conscientizar que, a partir da 4ª ou 5ª década de vida, ele pode ter diabetes e não sentir. Aquilo que não se sente, não é cuidado”, afirmou.

De acordo com o endocrinologista, “às vezes, a pessoa só descobre a doença em uma campanha de detecção. Então, é muito importante estarmos lado a lado com a comunidade. Não fazemos apenas a detecção: conscientizamos a população sobre a importância do diagnóstico precoce do diabetes para evitar as complicações crônicas que advém do descuido e do descaso no tratamento”.

O aposentado José Augusto mora no bairro Luzia e, ao saber do Mutirão contra o Diabetes na rua São João não pensou duas vezes. “Não existe distância quando o assunto é saúde. Moro do outro lado da cidade e estou aqui. Tenho 74 anos e me cuido. Esse evento foi ótimo. Fiz minha consulta com Dr Sotero, aferi minha pressão e minha glicemia está em dia”, comemorou.

A aposentada Leda Arimatéia é moradora da rua São João. Ela conta que ter uma assistência preventiva ‘na porta de casa’, no último fim de semana do ano, foi surpreendente. “Já vou iniciar o ano cuidando ainda mais da minha saúde. Fiz os exames rapidinho e deram todos em ordem. O vereador Bittencourt nunca se esquece da nossa comunidade”, afirmou.

O diretor do Centro Social e Cultural São João de Deus, José Teles, destacou a importância desse Mutirão para a comunidade da rua de São João.  “O professor Bittencourt tem essa visão de trazer eventos festivos e resgatar as raízes da Rua de São João, mas também tem todo o cuidado de zelar pelo lado social, trazendo um profissional tão renomado como Dr Sotero. A vinda do médico fez diferença e agregou toda a  comunidade. O resultado foi surpreendente e todos saíram felizes e satisfeitos”, comentou.

O vereador Professor Bittencourt agradeceu ao apoio da comunidade e dos voluntários. “O carinho dos moradores foi especial porque todos sabem da importância de prevenir um problema tão sério como é o diabetes. Agradeço ao Dr Sotero por ser um grande militante da saúde em nosso estado e por não medir esforços levar a informação aos que mais precisam. Agradeço aos amigos da rede Pague Menos que disponibilizaram profissionais para orientar e cuidar do público presente. Ao amigo Antônio Valadão por animar nossos irmãos e realizar palestras educativas com o objetivo de conscientizar todas as famílias que prevenir é o melhor remédio”,  ressaltou.

Fonte e foto assessoria

Leia também