Aracaju, 29 de março de 2024

PM DIVULGA BALANÇO DAS AÇÕES DA CPTRAN EM 2017 EM SERGIPE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O balanço aponta reduções no número de acidentes de trânsito e aumento na quantidade de prisões em flagrantes por outros crimes.

Na manhã desta quarta-feira (3) a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), da Polícia Militar, divulgou o balanço das ocorrências registradas na área metropolitana de Aracaju em 2017. Pelo segundo ano consecutivo, a unidade especializada contabilizou uma diminuição no número de acidentes de trânsito.

Em 2017 foram registrados 988 acidentes, contra 1.065 casos no ano anterior e 1.123 em 2015, resultando em uma redução percentual de 12,3%. Os dados são do Serviço de Atendimento à Acidentes de Trânsito (SAAT), setor da CPTran responsável pelo atendimento de sinistros ocorridos na capital e região metropolitana, os quais resultem em vítimas (lesão corporal ou resultado morte).

Outro dado positivo refere-se à “Lei Seca”. As estatísticas comprovam que a diminuição dos acidentes está associada à intensificação da presença da Policia Militar nas ruas. Dessa forma, também foi constatada redução significativa no índice de condutores enquadrados no artigo 165 do CTB (dirigir sob influência do álcool).

Em 2016, foram flagrados 771 condutores, onde 188 destes, além de notificados, foram presos em flagrante por apresentar índice acima de 0,33mg/L no teste de etilômetro ou, no caso daqueles que mesmo recusando a realizar o teste, apresentaram indícios claros de embriaguez. No ano passado foram confeccionados 674 autos por embriaguez ao volante, resultando em uma diminuição de 12,58%. Além disso, 171 motoristas foram conduzidos à delegacia, uma redução de 9,04% .

Sobre as prisões por outros delitos, a CPTran de trânsito efetuou 316 flagrantes no ano passado, um aumento de 41%, se comparado com o ano de 2016. Com destaque para 21 casos de porte ilegal de arma de fogo e 19 por tráfico de entorpecentes. Ainda no mesmo ano, 42 veículos com restrição de roubo/furto foram recuperados pela Companhia.

Para a capitã Cláudia, subcomandante da CPTran, é notável a mudança comportamental da sociedade na relação álcool e direção. Cada vez mais motoristas que consomem bebidas alcoólicas evitam conduzir veículos. A oficial ressalta que esta relação positiva pode ser constatada com a diminuição do fluxo de veículos, não só durante o réveillon, mas nos períodos em que acontecem grandes eventos.

A capitã lembra ainda que a sociedade vem entendendo positivamente, que as ações da Companhia estão voltadas, sobretudo, para o serviço ostensivo, e não meramente fiscalizações de trânsito.

Por PM/SE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também