Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Programa IST/Aids inicia atividades do novo ano sensibilizando mil trabalhadores

1

Equipes do Programa Estadual IST/Aids, da secretaria de Estado da Saúde (SES), realizaram, nesta quarta-feira, 03, a primeira ação do ano, de forma a contemplar trabalhadores do canteiro de obras da usina termoelétrica localizada no município de Barra dos Coqueiros, Região Metropolitana de Aracaju

O trabalho que consiste na sensibilização de cidadãos para a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, como HIV/Aids, hepatites virais e sífilis, continua em 2018. Equipes do Programa Estadual IST/Aids, da secretaria de Estado da Saúde (SES), realizaram, nesta quarta-feira, 03, a primeira ação do ano, de forma a contemplar trabalhadores do canteiro de obras da usina termoelétrica localizada no município de Barra dos Coqueiros, Região Metropolitana de Aracaju.

De acordo com o médico e gerente do programa, Almir Santana, as atividades educativas antecederam o expediente dos funcionários, que participaram do Diálogo Diário de Segurança (DDS), momento estabelecido em algumas empresas para transmitir orientações aos seus colaboradores, e que na ocasião teve como foco a problemática das ISTs.

“Descontraidamente, mil trabalhadores receberam informações sobre as consequências da ausência de preservativos na relação sexual, fator relacionado o principal meio de transmissão das ISTs. Tratamos da importância do teste para diagnóstico da sífilis e do tratamento devido, caso o resultado seja reagente. Dessa forma, evitamos a transmissão da doença para a companheira.

Por fim, enfatizamos que as hepatites virais também podem ser transmitidas sexualmente, daí a importância do uso da camisinha e das orientações sobre como usá-las”, destacou o gerente.

Ao estacionar a Unidade Móvel Fique Sabendo, a equipe do programa estadual disponibilizou 100 testes rápidos para detecção de sífilis e a mesma quantidade para HIV. Após a análise dos materiais, não foram encontrados reagentes para o HIV, porém, no que diz respeito à sífilis, um reagente foi encontrado, sendo que todos os testes foram realizados por equipes da SES e da Rede de Atenção Básica da Prefeitura de Barra dos Coqueiros.

Ainda na ocasião, mil trabalhadores da usina termoelétrica participaram de uma dinâmica que teve como foco o sexo seguro, além de terem sido beneficiados com preservativos e camisas educativas. “A empresa já renovou convite, a fim de que novos testes rápidos sejam disponibilizados aos trabalhadores após o carnaval, conforme pré-disposição dos mesmos em realizá-los. Durante os diálogos, percebemos que quase todos os profissionais casados não realizam sexo seguro, uma constatação tida como preocupante e que justifica a intensificação das ações sensibilizadoras no local”, acrescentou Almir Santana.

Aprovação

A assistente social da termoelétrica, Josivânia Santana, aprovou os resultados mais imediatos da ação. “Os esclarecimentos foram super proveitosos e necessários para que os trabalhadores fossem devidamente esclarecidos sobre os riscos ocasionados pelas ISTs. Interagindo com todos, Almir Santana atraiu a atenção do grande grupo, que respondeu muito bem à dinâmica aplicada. Certamente, estaremos alinhando nova atuação das equipes de saúde no nosso canteiro de obras, para que um novo momento como esse seja proporcionado”, ressaltou Josivânia.

Foto assessoria

Leia também