Aracaju, 28 de março de 2024

CAMPANHA ALERTA PARA OS CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Por Iracema Corso

Aproveitando toda a carga simbólica do mês que marca o início de um novo ciclo, a campanha Janeiro Branco é um convite para o amplo debate sobre estratégias políticas e sociais acerca da saúde mental. Mas, para além disso, é um momento reservado para a reflexão sobre o sentido, o propósito e a qualidade de nossas vidas, especialmente no momento que atravessamos.

Segundo a OMS (dados de 2017), a sociedade brasileira é a recordista latino-americana em casos de depressão, a campeã mundial em relação à ansiedade e o 4º colocado em relação ao crescimento das taxas de suicídio entre os jovens da América Central e da América do Sul.

A Lei Nº 8.257 de 18 de Julho de 2017, de autoria da deputada estadual Ana Lúcia (PT), institui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe o “Janeiro Branco”, mês dedicado à realização de ações educativas para a difusão da importância da prevenção em saúde mental.

“O Janeiro Branco é uma grande mobilização pela promoção da saúde emocional, dos cuidados consigo e com outros e de combate aos estigmas que cercam os transtornos psiquiátricos, por meio da psicoeducação e inúmeras ações e atividades, que acontecem durante todo o mês”, explica Ana Lúcia.

A deputada ainda destaca a importância da lei. “Essa lei é de extrema necessidade visto que nós temos um número de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico e até agressividade e desrespeito que cresce cada vez mais. Isso mostra que as pessoas precisam começar a cuidar também de aspectos mentais e emocionais de suas vidas”, destaca a parlamentar.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também