Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

Canto Vivo realiza Curso de Agricultura Sintrópica em São Cristóvão

2

No curso serão ensinadas técnicas como permacultura, sistemas agroflorestais e recuperação de solo

Entre os dias 19 e 21 de janeiro, o Instituto Canto Vivo, em parceria com outras entidades, estará realizando o Curso de Agricultura Sintrópica para agricultores, universitários e interessados em agroecologia. O evento será realizado no Sítio Ipiranga, em São Cristóvão (SE) e terá como facilitador Otávio Torrão.

A agricultura sintrópica é uma técnica de plantio ecológico que não empobrece a terra e tem como características a organização, integração, equilíbrio e preservação de energia no ambiente. No curso serão ensinadas técnicas como permacultura, sistemas agroflorestais, recuperação de solo e resiliência, transição agroecológica, preparação de solo, consórcios, sucessão natural, estratificação, implantação e manejo agroflorestal e sistema silvopastoril com floricultura.

Iniciando às 16h do dia 19 e encerrando às 17h do dia 21, o curso terá 20 horas de carga horária. Além do aprendizado, os participantes também terão alimentação e local para acampar durante os dias de curso.

Investimento

O investimento é de R$ 350 para inscrições realizadas até o dia 12 de janeiro. Após essa data, o valor é de R$ 390. O pagamento pode ser feito em até 3 vezes no cartão de crédito.

Já quem optar por pagar à vista ou levar outra pessoa para participar do curso terá 10% de desconto.

Clique aqui para se inscrever https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe_BA68zTOfgOShTD4q1rs221g0EsD4Ne4vNctvsy75PwuauQ/viewform

O Facilitador

Otávio Torrão é consultor técnico em planejamento de design permacultural, administrador especializado em gestão de projetos, agroflorestor certificado em implantação e manejo de sistemas agroflorestais pelo sítio Semente por Juã Pereira, Ernst Götsch e Namastê Nasserschimidth. Além disso, Torrão é pesquisador autônomo de tecnologias sociais desde 2008 e passou a trabalhar profissionalmente em 2013 como permacultor, principalmente na educação e em construções naturais, sistemas ecológicos de manejo das águas e implantação de sistemas agroflorestais.

Parceiros

O Curso de Agricultura Sintrópica em São Cristóvão é realizado pelos Sítio Iparanga, Instituto Canto Vivo e Rede Mais; e é apoiado pela Gráfica J. Andrade, AHO e Panificação JF.

Canto Vivo

O Instituto Canto Vivo é uma organização não-governamental (ONG), fundada em 2001 pela ativista ambiental Cristiane Nogueira. A ONG tem a missão social de semear de forma revolucionária e pensar no meio ambiente associando-o à qualidade de vida e inclusão social, mediante a realização de projetos educacionais e ambientais voltados para a preservação vegetal de forma sustentável e participativa.

Serviço

O quê: Curso de Agricultura Sintrópica

Onde: Sítio Ipiranga, em São Cristóvão (SE)

Quando: 19 a 21 de janeiro

Jéssica França

Foto: Ascom/Instituto Canto Vivo

Leia também