Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Dois pesos no PSD: Mitidieri diz uma coisa e Kassab diz outra sobre Temer!

 Duas entrevistas políticas com membros importantes do PSD chamaram a atenção deste colunista nessa quinta-feira (4): em Sergipe, para o Portal Faxaju, o deputado federal Fábio Mitidieri, presidente do Diretório Municipal do PSD em Aracaju, acusou o presidente da República, Michel Temer (MDB) de “comprar os votos” de parlamentares federais em troca de apoio político no Congresso Nacional. O deputado sergipano é, de longe, um dos maiores críticos do presidente da República e se manifesta publicamente anunciando votos contrários às reformas em pauta.

Mitidieri condena a Reforma Trabalhista e acusa o governo federal de “promover uma verdadeira compra de votos em Brasília, através da distribuição de ambulâncias, emendas, centros odontológicos, tudo para quem apoiá-lo”. Sem querer defender Temer, mas todos os ex-presidentes da República, seja Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula (PT) ou Dilma Rousseff (PT) também fizeram o mesmo, ressalvando as proporções, exibindo a polêmica “contrapartida” dos Estados. A diferença é que a rejeição do atual presidente extrapola os demais e tudo o que se relaciona a ele ganha mais evidência, naturalmente.

Mas no mesmo dia em que Mitidieri “condena” Michel Temer em Sergipe, em entrevista para a Folha de São Paulo, o presidente nacional licenciado do PSD, ministro Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação), defendeu a candidatura presidencial do também ministro Henrique Meirelles, como “PLANO A” do governo federal, e que os defensores das reformas propostas por Temer se unam em torno de uma única candidatura “que pode ser o (Henrique) Meirelles, o Geraldo Alckmin (PSDB) ou até o próprio Michel Temer”.

Para que o leitor entenda: em Sergipe, Fábio Mitidieri, uma das principais lideranças do PSD no Estado, condena com todas as forças Michel Temer e seu governo, mas defende até o fim a gestão do governador Jackson Barreto e a pré-candidatura do vice-governador Belivaldo Chagas (ambos MDB), aliados do presidente da República; por sua vez, mesmo afastado, a liderança nacional mais expressiva do PSD, Gilberto Kassab, é um dos maiores defensores, na atualidade, do governo Temer. Dois pesos e duas medidas e muita contradição para um único PSD, ou não?

Na entrevista, Kassab chega a afirmar que Temer “o lidera” e que ele “tem condição de ser presidente”, ou seja, exatamente o oposto do que prega Fábio Mitidieri em Sergipe. Um cenário completamente divergente para uma legenda que, futuramente, pode ser o destino do vice-governador Belivaldo Chagas. E se o PSD decidir apoiar Geraldo Alckmin para presidente da República, será que vai subir no mesmo palanque em Sergipe do senador Eduardo Amorim? É sinal que teremos uma eleição bastante atípica pela frente…

 Veja essa!

Este colunista propagou que assessores do prefeito Edvaldo Nogueira estavam celebrando que ele ficou em primeiro lugar entre os prefeitos de capitais do Nordeste em cumprimento de promessas em seu primeiro ano de governo.

 E essa!

A informação foi divulgada pelo G1, portal de notícias da Rede Globo, que realizou um levantamento sobre a atuação dos Executivos Municipais das 26 capitais do país. De acordo com os dados divulgados pelo G1, o prefeito de Aracaju cumpriu, ao longo do ano, 11 promessas das 51 principais propostas de seu plano de governo registrado na Justiça Eleitoral.

 Entre os piores

Agora, o que os assessores da Prefeitura de Aracaju esqueceram de divulgar foi o ranking dos “piores prefeitos do Brasil”, também divulgado pelo portal G1: lamentavelmente Edvaldo figurou na 8ª posição em todo o País e sendo o terceiro pior do Nordeste.

 Deitado na Rede

Uma das legendas que mais cobram dos governos, estaduais e municipais, a REDE Sustentabilidade, pelo ranking do portal G1, tem o pior prefeito do Brasil na atualidade, com Clécio Luís de Macapá (AP). Em casa de ferreiro…

 Belivaldo Chagas I

Pré-candidato a governador pelo MDB, Belivaldo Chagas, “soltou o verbo” nas redes sociais com o governo federal: “O Governo Federal mostra uma postura nada republicana ao exigir dos governadores os votos dos parlamentares para aprovação da reforma da previdência. Ninguém manda em ninguém!”.

 Belivaldo Chagas II

“Uma coisa é conversar com os parlamentares da bancada e outra coisa é exigir o voto. Não podemos travar o desenvolvimento de um estado e município por questões politicas. O nosso trabalho é cuidar do povo!”, completou Belivaldo Chagas.

 André Moura I

Em entrevista ao radialista George Magalhães, na manhã dessa sexta-feira (5), o líder do governo no Congresso Nacional, deputado André Moura (PSC), rebateu o discurso de Belivaldo e disse: “o que trava o desenvolvimento de Sergipe é a incompetência deste governo, que exonera todos os cargos comissionados em dezembro e renomeia em janeiro”.

 André Moura II

Em seguida, André Moura pontuou que Sergipe tem hoje os piores índices em Educação Pública, que a Saúde do Estado encontra-se na UTI e que, por dois anos seguidos, ficou em primeiro lugar como o mais violento do Brasil.

 Má gestão

“Ninguém é contrário a liberação do empréstimo do Finisa para Sergipe, e nós estamos trabalhando para liberar o mais rápido possível, mas o que trava o desenvolvimento do Estado é a má gestão, a falta de planejamento, falta de uma política de choque de gestão, de impacto na economia. Este foi um dos governos que mais tomou empréstimos e não resolveu os problemas do Estado”, completou André Moura.

 José Carlos Machado

“Como informa Diógenes Brayner, continuo avaliando o cenário político para definir a que disputarei este ano, se a deputado estadual ou a federal. Também reiterei minha convicção de que o grupo oposicionista deve estar, de fato, unido – afinal, 2018 já chegou!”, anuncia o ex-deputado federal José Carlos Machado.

 Saúde mental

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os problemas de saúde mental ocupam a quinta posição no ranking das dez principais causas de incapacidade que acometem os cidadãos. Essa informação por si só, no entender da senadora Maria do Carmo Alves (DEM) “já é suficiente para se pensar se as políticas públicas nesse segmento têm sido o bastante para garantir atendimento e dignidade aos que sofrem com esses transtornos”.

 Janeiro Branco

Ao falar sobre o tema e a importância do Janeiro Branco, movimento que visa mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, Maria citou dados da Associação Brasileira de Psiquiatria, segundo os quais cerca de 15% da população brasileira sofre de algum tipo de transtorno mental; e pelo menos 5% são acometidos por processos graves e corriqueiros.

 Maria do Carmo

“Em todo o mundo, aproximadamente 500 milhões de pessoas são afetadas por distúrbios mentais ou comportamentais. É um número muito relevante e precisamos estar atentos para que se possa cobrar políticas eficientes e eficazes para atender aos que sofrem com esses males”, defendeu a senadora por Sergipe.

 Socorro I

O Ministério Público Estadual ajuizará uma Ação Civil Pública em desfavor da presidente da Câmara de Vereadores, a vereadora Maria da Taiçoca (PSD) por descumprimento da Lei 12 527/2011, conhecida como a Lei de Acesso à Informação.

 Socorro II

Membros do Movimento Atitude Sergipe (MOVA-SE) em 2017 solicitaram via ofícios à Câmara de Socorro pedidos de informações sobre a folha salarial de todos os quadros de servidores efetivos e comissionados como também informações sobre os valores dos subsídios dos vereadores daquela Casa. Os pedidos não foram atendidos.

 Socorro III

A Câmara Municipal alegou que as informações constava em seu site. O MOVA-SE verificou que as informações solicitadas não estavam no site como alegou a Câmara de Socorro e impetrou uma representação no Ministério Público.

 Maria Mendonça I

Aguarda implantação do Executivo estadual uma Indicação de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PP), aprovada pela Assembleia Legislativa, dispondo sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos. Segundo a parlamentar, a propositura solicita que o Governo Estadual adote as diretrizes do Decreto da União 9.094/2017 de modo a “reduzir as exigências para a entrega de documentos, atestados, certidões e dispensa cópias autenticadas ou reconhecimentos de firma”.

 Maria Mendonça II

A deputada explicou que o Decreto estabelece que cada órgão público fica obrigado a buscar noutras repartições os documentos exigidos para a prestação de um serviço. A dispensa de autenticação, destacou Mendonça, “incentiva a desburocratização do Estado, além de fazer valer o direito da dignidade da pessoa humana, de não precisar provar sua inocência ou veracidade de suas alegações, declarações e documentos”.

 Emília Corrêa I

A vereadora Emília Corrêa (PEN) denuncia a falta de manutenção dos equipamentos esportivos a disposição da população nas praças do município de Aracaju. Ainda de acordo com a vereadora, a falta de conservação tem dificultado a prática da atividade física nos espaços públicos da cidade, além de colocar em risco a segurança dos usuários.

 Emília Corrêa II

“Os equipamentos esportivos se encontram em péssimas condições e o município não se mobiliza para realizar a recuperação. As pessoas nos procuram reclamando da quantidade de ferrugem e aparelhos destruídos”, pontuou.Para Emília, a Prefeitura de Aracaju deve investir na recuperação dos equipamentos, como única forma de preservar a infraestrutura esportiva da capital, assim que se devolve a qualidade de vida para o aracajuano.

 Fábio Meireles

O vereador Fábio Meireles (PPS) vai reapresentar este ano a Proposta de Emenda à Lei Orgânica, de sua autoria, que prevê a redução do recesso parlamentar na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A intenção, explicou Fábio, é “dar mais uma oportunidade aos meus pares de conhecer melhor os fundamentos da propositura que, na prática, vai ampliar os trabalhos do Legislativo em benefício dos aracajuanos”.

 Prefeitura de Aracaju 

O prefeito Edvaldo Nogueira visitou obras que estão sendo realizadas pela administração para verificar a execução dos projetos e dialogar com a população. Foram inspecionadas as obras de urbanização do loteamento Moema Mary e dos bairros Japãozinho e Coqueiral e a construção da primeira escola de ensino fundamental do bairro 17 de Março. Todas elas serão entregues ainda neste ano. Edvaldo ainda esteve nos conjuntos Sol Nascente e Santa Lúcia para acompanhar a operação tapa-buraco.

 Edvaldo Nogueira

“Começamos no loteamento Moema Mary, onde está sendo feita uma obra maravilhosa, que vai melhorar a vida da comunidade e é o inicio da resolução do problema histórico da avenida Euclides Figueiredo. Tivemos no Coqueiral, onde 23 ruas estão sendo drenadas e recebendo esgotamento sanitário e pavimentação. No 17 de Março, visitamos a obra da escola de ensino fundamental, cuja obra está bem avançada, além de ter passado pela obra do canal da Getimana e pelo recapeamento asfáltico da avenida Gentil Tavares, e a operação tapa-buraco no Sol Nascente e Santa Lúcia”, destacou o prefeito.

 Pró-Lula

No dia 24 de janeiro, em Porto Alegre, haverá uma grande movimentação em defesa de Lula. A Jornada da Democracia ocorre no dia em que o ex-presidente Luiz Inácio será julgado, no TRF-4, em segunda instância de recursos da defesa contra acusações da força tarefa da Lava Jato. O vice-presidente nacional do PT e ex-deputado federal, Márcio Macêdo, estará presente no ato.

 Márcio Macedo

“Dia 24 tem que ser um movimento cívico do Brasil em defesa da democracia, da inocência de Lula e da justiça. Vamos todos a Porto Alegre fazer movimentação em apoio ao ex-presidente. Esta é uma iniciativa que não é só do PT, é do PCdoB, de todos os partidos de esquerda, dos movimentos sociais e dos brasileiros e brasileiras que defendem a democracia, o estado democrático brasileiro e o direito de Lula ser candidato em 2018”, destacou Márcio.

 GACC

A gerente do Grupo de Apoio a Crianças do Câncer (GACC), Ulla Ribeiro, recebeu uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Aracaju pelos relevantes serviços prestados no auxílio social e de saúde às crianças com câncer. A autoria da moção é do vereador de Aracaju, Américo de Deus (REDE). Ulla Ribeiro é fundadora do GACC.

 Moção

“A Moção de Aplausos tem como objetivo valorizar, prestigiar e reconhecer os relevantes serviços prestados por Ulla Ribeiro através desta entidade com o trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes com o tratamento e combate ao câncer. É um trabalho diferenciado onde os voluntariados se doam de alguma forma em prol das crianças carentes”, destaca o vereador.

 Laranjeiras I

Dentro da programação da 43ª edição do Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras, o simpósio foi aberto na manhã dessa quinta-feira (4), pelo prefeito Paulo Hagenbeck (DEM), o “Paulão das Varzinhas”, e pelo secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama; e pela secretária municipal de Cultura de Laranjeiras, Gardênia Hagenbeck.

 Laranjeiras II

O evento, que aconteceu no auditório do Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), foi bastante concorrido e contou com as presenças de diversos pesquisadores, gestores e intelectuais de vários Estados brasileiros. Nesta edição, o Encontro Cultural vem com o tema “Nosso Palco é na Rua”.

 Presenças

Dentre os presentes estavam a deputada estadual Ana Lúcia (PT); o secretário de Estado da Cultura de Pernambuco, Marcelinho Granja; Neu Fontes (mediador); os mestres dos grupos de Laranjeiras, Zé Rolinha e Maria da Conceição; além do professor Fernando Aguiar, membro do Conselho Estadual de Cultura; de Edílio José Soares Lima, representando o IPHAN/SE; e de Ézio Deda, diretor do Museu da Gente Sergipana.

 Paulão das Varzinhas

“Laranjeiras está de portas abertas para todas essas expressões culturais. Com a temática Nosso Palco é na Rua, nós estamos discutindo neste simpósio vários temas, como a Lei do Patrimônio Vivo, o Patrimônio Imaterial, além das festas tradicionais e os diferentes processos de atualização”, destacou o prefeito Paulão das Varzinhas, ao dar as boas-vindas no simpósio.

 CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também