Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Saúde viabiliza ações de segurança para a unidade José Machado de Souza

1

A secretária Waneska Barboza e os técnicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), se reuniram na manhã desta quinta-feira, 4, com trabalhadores e representantes do Conselho Local de Saúde da unidade José Machado de Souza, e com o diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), subinspetor Fernando Mendonça, para discutir os problemas de segurança que têm dificultado a assistência no bairro Santos Dumont.

Após ouvir os relatos da comissão formada pelos trabalhadores e representantes comunitários, Waneska afirmou que reforçará a segurança na Unidade de Saúde da Família (USF), através do contrato que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem com a empresa de vigilância particular responsável. “Entendemos que é uma situação complicada. Estamos com uma dificuldade na segurança pública, mas aquela não é a única área de risco e nós temos um contrato com uma empresa de vigilância particular. De acordo com o que é contratado, a segurança deve ser garantida tanto para o patrimônio, quanto para os servidores. Se isso não está sendo feito, vamos cobrar e, se for o caso, solicitar a troca do atual agente da unidade”, garantiu.

Durante a reunião, o diretor geral da GMA, Fernando Mendonça, apresentou um relatório estatístico do trabalho de suas equipes nas 44 USFs Aracaju, e nos dois hospitais municipais, Nestor Piva e Fernando Franco. “Só em 2017 fizemos 2.139 visitas nos estabelecimentos municipais de saúde, uma média de 178 por mês, e atendemos 298 ocorrências. Através das estatísticas, identificamos os horários de maior intercorrência, quais as unidades que mais necessitavam de atenção especial, e fizemos um redimensionamento das viaturas da GMA. Então calculamos que do momento da chamada, que é feito geralmente pelo gerente por meio do número 153, até a chegada na unidade, levamos de 6 a 12 minutos”, detalhou o subinspetor.

Ele explicou ainda que a Guarda Municipal tem como foco promover a segurança dos bens, serviços, instalações e os recursos humanos. “No entanto, temos déficit de pessoal, pois são 510 unidades da PMA sob nossa responsabilidade, como, por exemplo, 178 praças, 128 feiras livres, 74 escolas, seis terminais de integração, 28 unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social, além das unidades da SMS. Como não temos efetivo para tudo isso, fazemos esse trabalho de redirecionamento”, pontuou o subinspetor.

Consenso

Após a explanação de cada representante, ficou acordada a parceria da GMA para o reforço de segurança na USF José Machado de Souza e nas unidades que mais necessitam; o reforço da vigilância através da empresa contratada pela SMS e troca do atual agente; e a avaliação da estrutura da unidade na próxima sexta-feira, 5, pelo setor de Infraestrutura da SMS, para viabilizar obras que melhorem a segurança local, como elevação dos muros e instalação de grades.

Para as conselheiras locais de Saúde, Rosimeire Oliveira e Avanize dos Santos, a reunião foi muito proveitosa. “Estamos satisfeitas, tanto pelo que ficou acordado, como pelo tratamento respeitoso e transparente da secretária e sua equipe. A comunidade estava sendo penalizada com esses problemas, mas agora, com tudo definido, já podemos utilizar dos serviços da USF com mais tranquilidade”, opinou Rosimeire.

Esforço da gestão

Para a secretária Waneska, o diálogo direto com a comunidade e servidores é parte essencial da gestão para promover melhorias na rede básica de Saúde de Aracaju. “Como a Atenção Básica é prioridade do governo Edvaldo Nogueira, estamos fazendo o remapeamento das oito regiões de Saúde de Aracaju, juntamente com as secretrarias de Assistência Social e Educação, o que vai nos ajudar a resolver problemas pontuais de atendimentos e dispensação de medicamentos. Além disso, estamos finalizando o processo seletivo simplificado (PSS) dos profissionais de saúde, e vamos fazer outro PSS para o quadro administrativo, que também está em déficit nas unidades. Enfim, estamos trabalhando incansavelmente para melhorar toda a Rede de Atenção Primária (Reap) da Capital”, declarou Waneska Barboza.

Além da comissão de trabalhadores e conselheiros locais de saúde, da secretária Waneska Barbosa e do diretor geral da GMA, o subinspetor Fernando Mendonça; fizeram parte da reunião a diretora de Atenção à Saúde, Ana Márcia Menezes; o assessor jurídico da SMS, João Vitor Mota; a coordenadora da Reap, Monalisa Fonseca; a apoiadora da 6ª Região de Saúde de Aracaju, Sandra Barreto; a coordenadora de Infraestrutura do Núcleo de Serviços, Carla Fonseca; e a coordenadora administrativa da SMS, Meire Maranhão.

Fonte e foto SMS

Leia também