Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

EMSURB IRÁ CADASTRAR COMERCIANTES DO FOOD TRUCKS NA QUARTA

Disciplinar a comercialização de alimentos em vias públicas é um dos compromissos da Prefeitura de Aracaju, que por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), dará início a partir da próxima quarta-feira, 10, ao cadastro dos comerciantes de food trucks na capital. A ação, que acontecerá até o dia 12, tem por objetivo fazer um diagnóstico da ocupação dos espaços públicos na capital e, a partir daí, criar um sistema de rodízio entre os comerciantes nas praças e ruas da cidade.

“A partir desse cadastro poderemos ter condições de implementar uma política de rodízio para esses comerciantes móveis, de acordo com o decreto que regulamenta esse tipo de atividade”, destacou o diretor de Espaços Públicos da Emsurb, Bira Rabelo.

A regulamentação da atividade em Aracaju, regida pela Lei Municipal nº 4.820, que dispõe sobre a comercialização de alimentos em logradouros, áreas e vias públicas, food trucks e outros equipamentos, foi aprovada pela Câmara de Vereadores em agosto de 2016.

O diretor acrescentou ainda, que esse cadastro é mais do que necessário, pois tem crescido em Aracaju a atividade de comercialização em food trucks. Segundo dados da diretoria, existem cerca de 35 veículos espalhados na capital, nos mais diversos segmentos de alimentação e bebidas.

Para realizar o cadastro os comerciantes devem se dirigir até a Diretoria de Espaços Públicos da Emsurb (DIREPA), situada no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), no horário das 8h às 12h.

Food Trucks

O modelo de comercialização de comida de rua, que nasceu nos Estados Unidos e chegou ao Brasil pelo estado de São Paulo, tem se tornado tendência entre os aracajuanos. Na capital, eles chegaram através de feiras gastronômicas. Os caminhões são dotados de cozinha móvel e adaptados para transportar e vender comida e bebida em variados locais.  Atualmente, já é possível encontrá-los em diversas praças de Aracaju, a exemplo da  Alameda das Árvores (Luzia), Alda Teixeira (Jardins), Luciano Barreto Júnior (Jardins), Zilda Arns (Jardins) e na avenida Quirino, no bairro Inácio Barbosa.

É importante deixar claro que, para iniciar o negócio, é necessário constituir empresa e obter autorização de uso do espaço público da Emsurb, da Vigilância Sanitária, da SMTT, que avalia o uso do equipamento (carro), e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que analisa o descarte de resíduos.

Leia também