Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Mais de 76% dos pacientes transferidos do Huse para o HC já foram operados

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________0

No mês de dezembro, em uma mega operação, a atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) transferiu do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) para o Hospital Cirurgia pacientes que estavam internados há meses a espera de vagas para serem submetidos a procedimentos cirúrgicos das áreas de ortopedia, vascular, neurologia e cardiologia e, segundo informações repassadas pelo Cirurgia, mais de 76% deles já foram operados. A transferência só foi possível devido à transição da gestão do contrato do Cirurgia, que passou do município para o Estado.

Segundo o diretor Administrativo do Hospital Cirurgia, Milton Eduardo, dos pacientes transferidos, até o momento, 40 foram operados e destes, 34 já receberam alta médica. Foram realizadas 26 intervenções ortopédicas, cinco vasculares, quatro neurológicas, quatro cardíacas e uma de clínica geral.

“Mais de 76% dos pacientes transferidos foram operados, restando 12 que ainda não passaram pelos procedimentos por motivos distintos. Três deles estão aguardando a chegada de um material cirúrgico, que já foi adquirido e está previsto para ser entregue nos próximos dias, dois estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os demais estão com complicações clínicas, mas serão operados assim que apresentarem melhora no quadro”, disse.

Ainda de acordo com ele, o Cirurgia está alinhando com o Complexo de Regulação do Estado (Sigau), que desde o dia 1 deste mês está responsável pela regulação dos pacientes para o hospital, o aumento da oferta das cirurgias cardíacas, já que há uma demanda significativa para esta especialidade.

“O hospital está em pleno funcionamento e realizando em média 20 cirurgias por dia. A todo o momento estamos disponibilizando novas vagas para o Complexo de Regulação do Estado e recebendo novos pacientes. Inclusive, devido à grande demanda para cirurgias cardíacas, estamos alinhando com o Sigau a possibilidade de aumentarmos a oferta dessas intervenções”, conta Milton.

Nova gestão

O chefe da pasta da Saúde do Estado, Almeida Lima, contou que o novo perfil de gestão com o Hospital de Cirurgia estimula a instituição a produzir muito, o que faz diminuir a fila de pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos de toda ordem. “O Estado está disposto a pagar a produção que seja executada pelo Hospital de Cirurgia, ainda que o valor exceda o que mensalmente está disponibilizado para a unidade hospitalar”, assegurou o secretário.

Foto ilustração

Leia também