Aracaju, 16 de abril de 2024

MEMBROS DO PSB SE MANIFESTAM

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Membros do PSB em Sergipe preferem aguardar todos os acontecimentos, em relação às eleições, para se pronunciarem mais à frente sobre a sucessão estadual. Em conversa com o colunista, pelo menos um deles garantiu que “nunca houve acordos antecipados para obtenção de apoio durante as eleições para Aracaju, em 2016”.

Acrescentou que também jamais existiu qualquer tipo de “entendimento para aceitar a coordenação política do deputado federal André Moura (PSC), sobre a sucessão ao governo de Sergipe em 2018, em que o autorizava a apresentar candidatos a cargos majoritários, sem qualquer discussão”.

Surpresos com informações que circulam em Sergipe desde a segunda-feira, integrantes do PSB disseram que o partido “nunca fez, nem fará acordo secreto. Todas as alianças da legenda são feitas à luz do dia, com a aprovação aberta de sua militância e de seus filiados, além da divulgação pública para conhecimento do povo sergipano. Acordo às cegas, atropelando a todo o PSB, seria um ato de extrema inconsequência”.

Disseram ainda que “o deputado federal André Moura, apesar de ter mostrado boa vontade em participar da campanha de Aracaju, desapareceu por completo, até por motivos táticos, para não prejudicar a campanha de Valadares Filho. O principal motivo de sua ausência foram os ataques violentos de Edvaldo Nogueira, que achava um absurdo que o seu adversário pudesse fazer uma aliança com André Moura”.

Lembraram que “até acusações destemperadas de formação de quadrilha foram feitas na campanha”. E concluíram: “enquanto isso o senador Valadares continua firme no seu silêncio, deixando o mundo político na expectativa sobre como vai reagir quando voltar a dar suas tuitadas”.

ESPECULAÇÕES EXAGERADAS

Começam a circular nas redes sociais especulações exageradas e fora de rota. O senador Valadares (PSB) jamais será candidato a vice-governador nas próximas eleições.

Valadares ou disputa o Governo ou vai para a reeleição.

DESEJO DO VICE CONTINUA

O desejo político de Eduardo Amorim (PSDB) é ter o deputado federal Valadares Filho (PSB) como seu candidato à vice na chapa majoritária ao Governo do Estado.

Mas o senador Valadares não aceita e já disse isso publicamente.

ESSE TEMA VEM ROLANDO

As conversas entre Eduardo e Valadares Filho sobre a candidatura a vice do deputado surgiram há três meses e ele até se animou, pensando em 2020.

Mas o senador Valadares pôs uma pá de cal sobre o assunto.

NÃO FALOU SOBRE VICE

O deputado Valadares Filho disse ontem que durante o almoço de segunda-feira com Eduardo Amorim, em nenhum momento se falou na questão do vice.

– Esse tipo de conversa não aconteceu, contou.

BUSCAR CHAPA DE CONSENSO

Valadares Filho disse ainda que a conversa girou sobre a “necessidade de buscar a formação de uma chapa majoritária de consenso”.

– Vamos ampliar o diálogos com todos os membros do bloco.

TERIA SIDO FOGO AMIGO?

O nome do secretário da Saúde, Almeida Lima, surge na mídia como “candidato ao Governo”. A base aliada admite que se trata de “fogo amigo” inconveniente.

Almeida disse que jamais tratou de candidatura a qualquer mandato.

CAPACIDADE DE REINVENTAR

Pesquisas recentes, para consumo interno, demonstram que o novo Governo tem que revelar um quadro administrativo que não seja “o velho”.

E mais: “o novo Governo tem que mostrar capacidade de reinventar”.

NOMES DAQUELE TEMPO

Há necessidade também, do futuro Governo tirar do mapa quem se perpetuou no Poder a partir de João Alves, passando por Valadares, Albano Franco e Marcelo Déda.

Auxiliares daquele tempo representam “o velho”.

SEM CITAR NOMES, CLARO

Tem gente que está ocupando cadeira “morta” no Governo desde o período de Augusto Franco, permanecendo com seus adversários e continua se mantendo intacto.

Não acrescenta nada de “novo” na administração.

NÃO MUDA DE OPINIÃO

André Moura não muda de opinião do que combinou com Eduardo Amorim: vai lançar a chapa majoritária do PSC&Cia até o final de janeiro.

– Depois vamos conversar com outros partidos para ampliar a composição.

PASTOR ANTÔNIO A FEDERAL

A Assembleia de Deus, presidida em Sergipe pelo pastor Virgínio, vai apoiar o nome do deputado pastor Antônio para deputado federal nas eleições de outubro.

Um outro integrante da Igreja disputará a Assembleia Legislativa.

VIRGÍNIO RECEBE BELIVALDO

Pastor Virgínio, inclusive, recebeu o pré-candidato a governador Belivaldo Chagas na segunda-feira. Tiveram uma conversa demorada, inclusive sobre política.

Mas não fecharam alianças, como noticiou ontem a coluna.

CRISTIANE ESTÁ TRANQUILA

Presidente regional do PTB em Sergipe, Rodrigo Valadares, esteve ontem com Cristiane Brasil e disse que ela esta tranquila em relação à posse no Ministério da Agricultura.

Acredita que ainda essa semana tudo será resolvido no STF.

CHAPA PROPORCIONAL ÚNICA

Rômulo Rodrigues (PT) disse ontem que se fortalece dentro do partido a possibilidade de lançamento de chapa proporcional única para estadual e federal.

Acha que as composições prejudicam o partido na disputa proporcional.

TENDÊNCIA NATURAL DO PT

O vice-presidente nacional do PT, Marcio Macedo, disse ontem que a tendência natural do partido é continuar no bloco liderado pelo governador Jackson Barreto.

E que tem Belivaldo Chagas como pré-candidato ao Governo

TRATAMENTO PELO TAMANHO

Mas tem um porém: Segundo Marcos Macedo o PT deve continuar sendo tratado de forma respeitosa e com presença na chapa majoritária.

– Um tratamento do tamanho do nosso partido, deixou bem claro.

COM RESPEITO E ESPAÇO

Marcio alertou que se os pré-requisitos expostos pelo PT forem preenchidos, é natural que o partido esteja dentro desse bloco liderado por Jackson e que vota em Belivaldo.

Não expôs o que acontecerá se “os pré-requisitos não forem preenchidos”.

DEFENDE ENTENDIMENTO

O ex-prefeito José Carlos Machado (PSDB) defende o entendimento de lideranças da oposição, para que disputem as eleições com chance de eleger candidatos.

Acha que André, os Valadares e Eduardo Amorim não podem estar desunidos.

ELIANE REAFIRMA APOIO

A ex-prefeita Eliane Aquino reafirmou apoio a Belivaldo Chagas: “credito muito nele, que é um homem de muita integridade e de uma lealdade admirável”.

Eliane disse ainda que torce muito por Edvaldo.

Notas

Cristiane nos devedores – Indicada para assumir o Ministério do Trabalho, a deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), deverá ser incluída no BNDT (Banco Nacional de Devedores Trabalhistas). A determinação é do TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região). A informação é do portal G1.

0x0

Papuda trata de Maluf – O Instituto Médico Legal (IML) do Distrito Federal concluiu um novo laudo no qual afirma que não há impedimentos para que deputado Paulo Maluf continue preso na Penitenciária da Papuda, em Brasília. O deputado cumpre pena definitiva de sete anos e nove meses, definida pelo STF.

0x0

Extingue 60 mil cargos – O presidente Michel Temer assinou ontem um decreto que extingue 60,9 mil cargos efetivos que já estão vagos ou que dependeriam de novos concursos públicos, na administração pública federal direta, autárquica e fundacional. O decreto deve vigorar a partir de março deste ano.

0x0

Cresce comercio varejista – Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulgou ontem estimativa onde aponta que o crescimento para o comércio varejista em 2017 deve ser de 3,9%. O percentual foi calculado com base em dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) de novembro, produzida pelo IBGE.

0x0

AGU recorre para posse – A Advocacia-Geral da União (AGU) vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal da decisão do desembargador Guilherme Couto de Castro, do Tribunal Regional da 2ª Região, que manteve suspensa a posse da deputada Cristiane Brasil como ministra do Trabalho. A posse seria ontem no final da tarde.

0x0

Produtores rurais – Michel Temer sancionou, com vetos, a lei que institui o Programa de Regularização Tributária Rural, que permite a renegociação das dívidas de produtores rurais. Após ouvir os Ministérios do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e da Fazenda, Temer vetou 24 dispositivos do texto enviado pelo Congresso.

Conversando

Sargento Edgard – Espero que os servidores públicos não votem em nenhum deputado estadual, que votou a favor da fusão dos fundos da previdência.

Temer derruba – Um prefeito do Interior de Sergipe avisou que o nome do presidente Michel Temer pode derrubar qualquer candidato que se declare com o apoio dele.

Votar sem ódio – Clovis Silveira aconselha que o eleitor deve votar por preferência em um candidato, e não deixar de votar por ódio a determinados grupos!

Clima difícil – Parlamentares que serão julgados dia 20 de fevereiro pelo TSE estão com absolutamente no ponto. Advogados vê clima difícil.

Conversa em Brasília – O ex-prefeito Heleno Silva está em Brasília e ontem teve uma conversa com o líder do Governo no Congresso, deputado André Moura.

Rodrigo em Sergipe – O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, estava em Sergipe, onde passou as festas do ano novo. Retornou à Capital Federal ontem.

Conversas extensas – José Carlos Machado tem conversado muito com a cúpula da oposição à busca de um entendimento definitivo em Sergipe.

Almoço casual – O almoço entre Eduardo Amorim e Valadares Filho foi marcado no domingo à noite em Siriri casualmente. Não havia um assunto em pauta.

Protesto a Temer – Marcio Macedo conheceu no Festival de Japaratuba, a artista Jad Rocha, que em sua apresentação protestou contra o governo golpista de Temer.

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também