Aracaju, 28 de março de 2024

Cabo da PM ministra curso de desenho para alunos de escola pública da capital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
2

Há quem diga que a arte pode transformar vidas. Pensando nisso, o cabo da Polícia Militar, Clécio Barroso, promoveu o projeto-piloto de ensino de desenho em escolas públicas. A ação visa proporcionar aos alunos os conceitos e técnicas de desenho, com a finalidade de trazer à tona e despertar talentos.

A Escola Alceu Amoroso Lima, localizada no Bairro Santa Tereza, foi a primeira contemplada com o projeto que prosseguiu durante quatro semanas, integrando a Polícia Militar e os jovens estudantes por meio da arte. De acordo com a professora Maria das Graças, os jovens começam a perceber que a Polícia Militar está nas ruas para defender e proteger a população, mas, também, desenvolve trabalhos de incentivo à cidadania. “Nesse período muitos alunos despertaram para o desejo de ser um policial. Eles tiveram outra perspectiva do que realmente é ser policial militar, desde a tarefa de combater aqueles que vão de encontro às leis, até a importante missão de formar cidadãos”.

Outro fator positivo da iniciativa é a possibilidade de participação social por meio da arte. “O desenho desperta o senso crítico dos estudantes que passam a observar o meio em que vivem com um novo olhar”, afirma o cabo Barroso. Nessa perspectiva, a aluna Jade, do 8º ano, aproveitou a oportunidade para aprender mais sobre a arte de desenhar. “Eu gostei muito do curso porque aprendi novas técnicas de como desenhar rostos, além de desenvolver o desenho em seus diversos aspectos. Outro que ficou satisfeito com a oportunidade foi o jovem Sadraque, 9º ano. Ele explicou que depois que participou do curso, passou a desenhar figuras mais complexas.

A diretora acredita que a parceria entre a Polícia Militar e a escola deve ser ampliada. “Espero que essa experiência se repita outras vezes”, finaliza Maria das Graças.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também