Aracaju, 28 de março de 2024

Fiscais do ITPS flagram 54 veículos com cronotacógrafos irregulares

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
????????????????????????????????????

Ação na avenida Tancredo Neves, em Aracaju, fiscalizou 513 veículos

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – Órgão Delegado do Inmetro flagrou na última quarta-feira, 10, em uma fiscalização na avenida Tancredo Neves, em Aracaju, 54 veículos com irregularidades no certificado de verificação do cronotacógrafo.

O instrumento, que registra a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido, é obrigatório em veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 kg e veículos de passageiros com mais de 10 lugares. Em caso de acidentes, o registro do instrumento pode servir para laudos periciais e investigações policiais.

Durante a ação, que ocorreu com apoio de agentes fiscais da SMTT, foram fiscalizados 513 veículos, entre caminhões e vans. Os proprietários dos veículos – com o certificado de verificação do cronotacógrafo vencido – receberam uma notificação e foram imediatamente encaminhados ao posto de selagem mais próximo para verificação do equipamento. Eles também receberam um prazo de 10 dias para apresentação de defesa ao setor jurídico do ITPS. A penalidade vai de advertência a multa que varia de R$ 150 e R$ 1,5 milhão.

“Nosso objetivo maior é garantir a segurança no trânsito, orientando os condutores e proprietários dos veículos para que mantenham o certificado do cronotacógrafo atualizado. Esse é primeira vez que a fiscalização de cronotacógrafos acontece na capital sergipana, mas no interior elas acontecem de forma rotineira. Em 2017, foram aproximadamente 10 mil veículos verificados e 400 notificados”, esclarece  diretor-presidente do ITPS, Léo Araújo.

Além de indicar e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido, O cronotacógrafo também registra parâmetros relacionados ao condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho e os tempos de parada e de direção. O instrumento é obrigatório em veículos de carga, transporte de passageiros, escolar e de produtos perigosos.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também