Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

ALGUMAS SURPRESAS NO AR

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Jackson Barreto (PMDB) é candidato ao Senado Federal. Não foi oficializado [até porque não pode] mas já está decidido. JB falou com poucos amigos sobre isso, para evitar especulações, mas não há mais o que discutir, a não ser ampliar contatos com a base aliada para manter a casa em ordem. Tem adotado algumas medidas com o pré-candidato Belivaldo Chagas e lhe “dá asas para voar” no campo político, respeitando o seu estilo.

Jackson terá algumas surpresas já a partir do próximo mês. Pediram-me para contar só na próxima terça-feira. Estou com a cabeça em burburinho. Guardar informação não é aconselhável a nenhum colunista. Quanto à desincompatibilização para disputar o Senado, Jackson vai aguardar a assinatura do Finisa, para direcionar os recursos às obras definidas. Daí em diante, passa para Belivaldo.

A data exata? Não definiu ainda. Pessoas muito ligadas a ele falam que será no final de março. Tem quem aconselhe uma antecipação, mas JB não tem pressa sobre isso, porque a data limite vai até 06 de abril. E poucos dias a mais ou a menos não vão alterar ou reduzir o trabalho do novo governador, Belivaldo Chagas, já pronto para disputar a reeleição. Terá a questão de mudanças de auxiliares, mas isso ficará por conta de Chagas, que terá absoluto poder de escolha, sempre ao lado do bloco.

Um detalhe: essa briga explícita na oposição agrada à situação. Ninguém se mete, lógico, “mas é de bom grado”. Essa refrega entre poucos para disputar mandato majoritário não pega bem junto à sociedade, mesmo se sabendo que, com a decisão tomada, tudo deve voltar ao normal. Entretanto, lavagem de roupa suja não cheira bem e prejudica o “meio ambiente”.

A discussão sinaliza que não há entendimento e, se a cúpula não se tolera, o eleitor pode preferir buscar a paz e deixar os ariscos chutarem o “pau da barraca”. Anotem: isso pode ser fatal…

BELIVALDO CERTO PARA SAIR

O vice-governador Belivaldo Chagas já decidiu que do dia 28 de fevereiro não passa. Ele deixará a Casa Civil e iniciará sua pré-campanha a governador do Estado.

Belivaldo é candidato de consenso da base aliada.

SAÍDA DE OUTROS CANDIDATOS

Também está prevista a saída dos demais secretários e diretores de órgãos que estão anunciando candidaturas a deputados estadual e federal, no mesmo período.

Até o momento, entretanto, nenhum deles confirmou.

DEPUTADOS QUEREM ISSO

Os deputados do bloco do Governo querem a saída de todos os secretários candidatos, para que eles disputem mandato parlamentar em iguais condições.

Inclusive acham que esses secretários não devem influir na escolha do sucessor.

JACKSON CANDIDATÍSSIMO

Sobre esse assunto não há mais o que discutir. O governador Jackson Barreto (PMDB) é candidatíssimo ao Senado Federal nas eleições de outubro.

Deixará o Governo entre os meses de março e abril.

FECHOU TODAS AS CONTAS

Aliás, ontem, em encontro informal com o presidente da Assembleia, Luciano Bispo, Jackson se revelou “feliz e animado com a administração”.

É que o Governo fechou todas as contas do ano passado.

DEVE SE MANTER PRESIDENTE

Por falar em Luciano Bispo, em conversa com pelo menos dez deputados, todos disseram que gostariam que ele continuasse presidente da Alese por mais quatro anos.

Caso reeleito, Luciano será mantido na Presidência.

FAZ CRITICAS AO GOVERNO

A oposição continua firme nas críticas ao Governo do Estado, atacando o atraso nos salários, o parcelamento para os aposentados e a estagnação do aumento salarial.

Também critica a questão da previdência…

SOBRE PROCESSO DO FINISA

O deputado Fábio Reis disse que o processo do Finisa está bem encaminhado entre a Caixa Econômica e o Governo do Estado, inclusive na questão das licitações.

A assinatura conclusiva sairá até o final de janeiro.

TÊM MEDO DA VERDADE

Ex-vereador Agamenon Sobral (PHS), pré-candidato a deputado federal, diz que algumas pessoas têm medo de falar a verdade.

E lembra que o Ministério Público também tem limites.

CANDIDATOS POR ITABAIANA

Na avaliação de integrantes de grupos políticos de Itabaiana, a cidade vai eleger três deputados estaduais. Pesquisas para consumo interno indicam isso.

Seriam Talysson Costa, Luciano Bispo e Maria Mendonça…

CANDIDATO AO SENADO

João Fontes disse ontem que “a única certeza que tenho é que serei candidato a senador este ano”. Espera que seja pelo PPS e tem até 06 de abril para mudar de sigla.

As portas do DEM estão abertas para Fontes disputar pelo partido.

NOME DE JOÃO AJUDA

O nome do ex-governador João Alves Filho ajuda a inflar a candidatura de Mendonça Prado (DEM) a governador do Estado nas cidades do interior que visita.

Mendonça tem recebido apoio integral de eleitores de João Alves.

CITA OBRAS CONSTRUÍDAS

Mendonça Prado, em entrevistas, tem citado obras do ex-governador e pergunta: “quê seria dos pobres de Sergipe se não fosse à construção do Huse?”

Além de lembrar que “o projeto chapéu de couro mudou o sertão”.

MARCIO VAI À LAVAGEM

O vice-presidente nacional do PT, Marcio Macedo, esteve ontem na Igreja do Bomfim, em Salvador, e coordenou a manifestação de grupo do partido ao julgamento de Lula.

– Sem crime, não pode haver julgamento, disse.

ELIANE E A CANDIDATURA

A vice-prefeita Eliane Aquino (PT) diz que não há nada definido em relação à sua candidatura a deputada federal: “mas estarei no processo de uma forma ou de outra”.

Diz que está à disposição do partido.

DEVE CEDER A PRESSÃO

Eliane diz que recebe pressão de algumas pessoas para que seja candidata e está em plena conversa sobre isso, mas lembrar que o PT não é apenas querer.

Admite que a “tendência é ceder a essa pressão”.

VALMIR NÃO VAI À REELEIÇÃO

O prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, disse ontem que não será candidato à reeleição em 2020: “não tenho mais tesão para disputar mandato, mas para trabalhar”.

Valmir decidiu, inclusive, preparar seu sucessor.

APÓIA QUEM FOR CANDIDATO

Como membro da oposição, Valmir Monteiro diz que apoiará a governador qualquer um dos três prováveis candidatos que integram seu grupo político.

– Seja André Moura, Eduardo Amorim ou senador Valadares.

Notas

S&B rebaixa rating – A agência de classificação de risco S&P Global rebaixou o rating do Brasil de BB para BB menos ontem. A perspectiva da nota foi modificada de negativa para estável. O rebaixamento pela S&P era esperado nas últimas semanas, à medida que falharam as negociações para aprovação da reforma da Previdência.

0x0

IR não teve reajuste – A Receita Federal informou ontem que a tabela do IR passará mais um ano sem reajuste. Já é o 3º ano seguido que o orçamento para o ano, aprovado pelo Congresso Nacional, não prevê correção. Desta forma, a faixa de isenção continuará em vigor somente para quem recebe até R$ 1.903,98.

0x0

Ministro comemora exportação – Pouco menos de 10 minutos depois do anúncio de que a agência de classificação de risco Standard & Poor’s havia rebaixado a nota do Brasil, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, comemorou no Twitter o destaque do crescimento das exportações de carros na imprensa internacional.

0x0

Temer passa nos exames – O presidente Michel Temer foi liberado do hospital Sírio-Libanês ontem. Temer passou por uma consulta de retorno dos procedimentos cardiológicos e urológicas aos quais foi submetido no fim de 2017. Segundo a Secretaria de Imprensa do Planalto, Temer “está bem e já foi liberado“.

0x0

Desembargador e petistas – Segundo publica a revista Voto, o presidente do TRF4, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, vai se reunir na manhã desta sexta-feira com deputados do PT. O encontro será para tratar de assuntos relacionados ao julgamento do ex-presidente Lula em Porto Alegre no próximo dia 24.

0x0

Seguro desemprego – Desde ontem, trabalhadores demitidos há cinco meses e que ganhavam mais que o salário mínimo recebem mais dinheiro do seguro-desemprego. O valor do benefício superior ao mínimo foi reajustado em 2,07%, equivalente à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano passado.

Conversando

Edgard graduado – O ex-sargento (PM) Edgard Menezes foi promovido a subtenente da corporação. Edgard tem participação ativa na sociedade.

Mantém-se ao Senado – O ex-prefeito Heleno Silva (PRB) voltou a silenciar sobre sua candidatura ao Senado. Mas a mantém e tem conversado muito.

Só nos bastidores – O governador Jackson Barreto não está falando publicamente em política, mas trabalha intensamente nos bastidores.

Revista Cumbuca – A revista “Cumbuca”, editado pelo jornalista Amaral Cavalcante, publicou ampla matéria sobre o ex-governador Augusto Franco.

Renovação na Alese – As apostas estão feitas. Tem pré-candidato que avalia a renovação na Assembleia em 50%. Deputados acham que serão no máximo 30%.

Quer entendimento – O empresário Albano Franco (PSDB), que atua nos bastidores da política, defende que a oposição chegue a um entendimento.

Vai à reeleição – O deputado Valadares Filho (PSB) diz que seu nome está à disposição inclusive para disputar mandato majoritário. Mas seu objetivo mesmo é a reeleição.

Pensa em 2020 – Mendonça Prado (DEM), caso não consiga eleger-se ao Governo do Estado, tem em vista a disputa pela Prefeitura de Aracaju em 2020.

Vai a julgamento – O deputado João Daniel (PT) vai a Porto Alegre (RS) para manifestação do partido durante o julgamento de Lula.

Leia também