14/01/18 - 05:07:37

APÓS CONSULTA, FOI ELEITA AS 7 MARAVILHAS DE ESTÂNCIA

Complexo turístico do Porto da Areia, Complexo Ambiental Praia do Saco, Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe, Barco de Fogo, Complexo Santa Cruz, Lagoa dos Tambaquis e a Lira Carlos Gomes. São “As Sete Maravilhas de Estância”. Eleitas via consulta pública on-line, os espaços, que compõem o patrimônio histórico cultural e de valor natural da cidade, foram divulgadas na noite desta sexta-feira, 12, em solenidade que promete circular o Estado e o País divulgando o potencial da cidade, que é um dos berços culturais do Estado de Sergipe.

Proposto pelo Vereador André Graça, presidente da Câmara de Vereadores de Estância, e abraçado pela Prefeitura Municipal, o projeto consiste em um esforço de fortalecer a relação entre o turismo, o meio ambiente e a cultura do Município. Trata-se também de uma iniciativa que visa manter viva a identidade popular, salvaguardar e valorizar o patrimônio histórico-cultural da cidade. “Estância possui grande diversidade de recursos naturais, históricos e culturais, com ênfase na beleza e na grandiosidade de obras construídas pelo homem e pela mãe natureza. Todas merecem ser vistas e preservadas. Desse modo, as Sete Maravilhas incorporarão o nosso planejamento de turismo elaborado para 2018. Todo esse trabalho me deixou ainda mais orgulhoso da minha terra e do meu povo”, destaca o secretário da Cultura e do Turismo Carlos Menezes de Souza Júnior.

Padrinhos

Na solenidade, foram entregues aos padrinhos e madrinhas de todos os concorrentes às Sete Maravilhas o certificado de apadrinhamento do bem. Desse modo, entre os que foram agraciados, a Associação dos Moradores do Porto da Areia, que indicou o Complexo Turístico Porto da Areia; a Escola Municipal Emídio de Paula, madrinha do Complexo Ambiental Praia do Saco; o Movimento dos Cursilhos de Cristandade, da Catedral Diocesana; a Associação de Barqueiros e Fogueteiros de Estância, do Barco de Fogo; o Clube dos Amigos, do Complexo Santa Cruz; a Associação de Moradores do residencial Carmem do Prado Leite, da Lagoa dos Tambaquis; e a mais votada, a Lira Carlos Gomes, que defendeu a sua própria candidatura, receberam agradecimento especial por tão importante participação.

Eleição

A eleição teve início em novembro do ano passado, tendo 22 opções de voto indicadas pela sociedade civil organizada para as categorias patrimônio histórico (cultural, material ou imaterial), obra arquitetônica, áreas de valor ambiental e paisagem natural. Todas elas, componentes do patrimônio histórico cultural e de valor natural da cidade.

O trabalho foi organizado por uma comissão formada por nove membros da administração municipal que tiveram o cuidado de disponibilizar a história de cada patrimônio indicado a fim de deixar clara a sua importância e legado histórico-cultural. “Essa preocupação foi fundamental para que as pessoas que se interessassem em votar pudessem conhecer melhor cada candidato e, assim, fazer uma opção consciente. Do mesmo modo, foi uma forma de propagar conhecimentos sobre os nossos monumentos, belezas naturais e patrimônios imateriais”, ressalta o secretário Carlos Menezes. Quem ainda desejar conferir, pode acessar o link http://www.setemaravilhas.estancia.se.gov.br/index.xhtml.

Memorial

Durante a solenidade, o prefeito Gilson Andrade agradeceu a participação de todos que ajudaram a eleger as maiores maravilhas de Estância, ressaltando o seu respeito por todas as demais indicações. “Sabemos que Estância exala cultura por todos os lados, então, escolher sete entre tantas das nossas maravilhas realmente não seria tarefa fácil, mas chegamos ao resultado do nosso concurso com o auxílio da população que colaborou. Estamos diante de um projeto de extremo valor para a cultura e o turismo sergipano. Com isso, vamos promover uma maior divulgação dos nossos atrativos e atrair mais renda e desenvolvimento para a nossa cidade. Estamos trabalhando para que Estância seja a primeira opção dos turistas que chegam ao Estado de Sergipe”, disse ele.

Outra importante informação dada pelo gestor municipal é que a Prefeitura instalará uma placa próxima ao bem vencedor informando ele ter sido eleito no concurso e texto descrevendo-o. Placas semelhantes serão instaladas no Memorial da Cultura. Também está nos planos da gestão a publicação de uma cartilha sobre o patrimônio histórico-cultural e ambiental estanciano, incluindo as Sete Maravilhas. Tal material será indicado para compor o programa de planejamento educacional do Município de Estância.

Da assessoria