Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

10º Encontro de Gestores de TI discute ‘Como será o CIO da próxima década’

1

Aldo Santana é gerente de Projetos da Sulgipe e, visando atualizar-se sobre soluções em Tecnologia da Informação (TI), ele participou do 10º e-CIO, Encontro de Gestores de TI de Sergipe, maior evento anual de TI do Estado, que, neste ano, teve como temática ‘Como será o CIO da próxima década?’. “O e-CIO trouxe reflexões muito interessantes quanto à Inovações Disruptiva, ajudando a nós, gestores, a repensar nossos modelos de negócios, ajustando-os a modelos mais flexíveis e de fácil adaptação. Além disso, o evento também promove um network fantástico, por reunir centenas de pessoas, estimulando-as a observar o desenvolvimento de temas de tendências futuras e desafios organizacionais diários, para que possam discernir em qual área da TI faz-se necessário maior aprofundamento e estudos”, avaliou.

Por atuar como gestor de Negócio, do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), Marcelo Dósea trabalha com o objetivo principal de ‘pensar fora da caixa’, pesquisando e analisando possibilidades de como apoiar e fomentar a elaboração, desenvolvimento e ampliação de ideias e projetos inovadores em Ciência e Tecnologia.

“O evento foi muito proveitoso, pois trouxe bastantes informações sobre tendências tecnológicas e novas rotas, em um mundo, cada vez, mais conectado. Por exemplo, as palestras de Arthur Igreja, que apresentou novos cenários para os negócios digitais; e a de Nepomuceno, sobre inteligência competitiva. Esses conteúdos nos abrem novos horizontes, para que, mesmo atravessando por essa crise econômica, possamos desenvolver um futuro tecnológico”, pontuou.

Hiraclis Nicolaidis, que é diretor de Programa Executivo do Gartner para a América Latina/Latam, foi um dos palestrantes da solenidade. A apresentação dele propôs discutir e assinalar sobre a temática ‘Como será o CIO da próxima década?’, com base na gestão, acompanhamento e monitoramento dos trabalhos , trazendo ou superando resultados.

“O evento foi fantástico, principalmente, por possibilitar a percepção de grupo, de forma sinérgica, dentro da cidade, Estado e do país. Foi uma honra – pelo que agradeço bastante o convite – poder participar do e-CIO, ainda mais com um tema tão relevante e propício para o atual cenário de gestores e organizações, em virtude das inúmeras, constantes e velozes mudanças, que motivam o surgimento de ideias inovadoras, de startups. As minhas provocações, durante a apresentação, foram estruturadas nas reflexões originas pelas mudanças tecnológicas, por meio do olhar crítico, de pesquisas e estudos científicos. Isso porque, para as mudanças tecnológicas acontecerem, é necessário, antes, haver a mudança humana [dentro de nós mesmos], a mudança cultural”, argumentou.

De acordo com Carla Almeida, gestora de TI do SergipeTec, e diretora de Marketing e de Eventos do CIO-SE (Associação dos Gestores de Tecnologia da Informação do Estado de Sergipe), a 10a edição do e-CIO contou com a participação de cerca de 150 gestores de TI de Sergipe. “Poder atuar como gestora, tanto no SegipeTec, como no CIO-SE, e ainda poder participar, ativamente, na organização de um evento anual e deste porte são motivos de muita felicidade, satisfação e orgulho! Fico muito feliz por saber que, pelos comentários e feedback que obtivemos, superamos as expectativas dos gestores participantes em mais uma edição do e-CIO. Isso é um grande estímulo para que nóss, gestores, possamos contribuir, sempre e cada vez mais, com a área de TI do nosso Estado. Parabenizamos e agradecemos pela participação, contribuição e confiança de todos os envolvidos no e-CIO!”, comemorou.

E-CIO – O encontro é uma iniciativa da CIO-SE, com o apoio do SergipeTec, BK Telecom, GetInfo – Soluções Corporativas e da Swapi; e o patrocínio da Lanlink, Newsupri, Aloo Telecom, Teltec Solutions e da Qualy Copy. Direcionado a executivos de TI, o evento visa discutir sobre as demandas, desenvolvimento e tendências da TIC no Estado de Sergipe; criar oportunidades de divulgação de produtos e serviços empresariais; e promover um ambiente multidisciplinar, para a troca de experiências e de ideias entre os gestores.

Destaques na TI 2017 – Na ocasião, a CIO-SE premiou as seguintes categorias do ano de 2017 na TI de Sergipe: Aluno Destaque de TI, Sério Alves Santos; Professor de TI, Reginaldo Reis de Santana; Homenagem Especial, RoboCOE – Colégio Coesi; Empresa de TI, Teltec Solutions; Profissional de TI, Jailson Lessa Marques; Homenagem Especial,  Eduardo Bernardes de Castro; Projeto de TI, ATM Reciclador – Banese; Jovem Talento de TI, Lucas Otávio Santos Silva; e CIO, Fernando Lucas de Oliveira Farias.

Fonte e foto assessoria

Leia também