Aracaju, 29 de março de 2024

Jackson Barreto prestigia lançamento do livro de Lourival Carvalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
1

O livro é um lançamento da Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise), e traz um registro da vida política do autor e de “militantes anônimos” que lutaram contra a Ditadura Militar em Sergipe

O governador Jackson Barreto compareceu na noite da sexta-feira, 12, ao lançamento do livro “Couro Curtido: memórias de um militante comunista”, de Lourival ‘Val’ Carvalho. O evento aconteceu no Cotinguiba Esporte Clube e contou com a presença de diversas personalidades. O livro é um lançamento da Editora Diário Oficial de Sergipe – Edise, e traz um registro da vida política do autor e de “militantes anônimos” que lutaram contra a Ditadura Militar em Sergipe.

“É com muita satisfação que venho cumprimentar o trabalho realizado por Val Carvalho. Este livro trata da história de Sergipe, de fatos importantes para nossa memória. Além disso, traz uma nova perspectiva historiográfica sobre a ditadura, que ele tenta mostrar com muita propriedade. Ele fala sobre o regime da ditadura, com relatos daqueles que foram perseguidos na época e de toda resistência e luta, principalmente, do povo nordestino e sergipano. Então, são fatos dolorosos que marcaram nossa história e que ainda hoje servem de reflexão para todos nós”, comentou o governador Jackson Barreto.

O título do livro é uma analogia que o autor fez com a capacidade de resistência do militante nordestino. “Couro Curtido” pretende trazer uma nova perspectiva à historiografia sobre a ditadura. Por isso, o autor optou por se concentrar na história de anônimos. “A resistência contra a ditadura não seria possível sem essas pessoas. Aprendemos na escola e vemos nos filmes de Hollywood que são os heróis individuais que importam”, disse Lourival Carrvalho.

Para o autor, o livro representa um resgate de uma atuação, uma narrativa autocrítica, que traz uma reflexão do período de trevas que o país passou. “No livro, faço uma relação com o presente. Eu acho importante que as novas gerações tenham ciência do que passamos para fazerem também um comparativo com o que estamos enfrentando nos tempos atuais. Procuro trazer a mensagem de rebeldia como elemento transformador. Principalmente, no sentido que ela tem que ter uma causa que impeça que o sistema se transforme no conformismo”, revelou.

Também participaram do lançamento o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama; secretário de Estado da Fazenda; Josué Modesto dos Passos Subrinho; o vereador Antonio Bittencourt; o presidente da Fundação Renascer, Wellington Mangueira;  o diretor Industrial da Segrase, Milton Alves.

ASN

Foto Victor Ribeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também