Aracaju, 28 de março de 2024

Prefeitura desenvolve Plano de Intensificação do Controle do Aedes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
2

A chegada do verão traz também um cenário ideal para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Para evitar que isso aconteça, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, montou o Plano de Intensificação do Controle do Aedes.

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica, Taíse Cavalcante, o Plano reúne várias ações de gestão, ações do campo e do atendimento ao paciente.

“O ciclo de transmissão do mosquito sempre inicia em novembro do ano anterior. A gente tem que observar o período de crescimento desse mosquito e da transmissão da doença. Por isso a gente tem essa intensificação e fez um Plano de Intensificação para este período”, informou.

Segundo ela, no ano passado foi registrada uma queda de 89% no número de casos confirmados das três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A redução é reflexo do trabalho desenvolvido em todo o ano passado.

“Esse é o momento do ano em que é mais propício tanto para o desenvolvimento mais rápido do mosquito quanto para a transmissão mais rápida da doença, que é o favorecimento desse clima de sol com chuvas espaçadas. O objetivo é deixar o meio ambiente na melhor condição possível e na melhor numero de Aedes”, disse.

Ainda de acordo com Taíse Cavalcante, nesse período também ocorre a intensificação no trabalho das equipes da Vigilância Epidemiológica de Aracaju e também há um trabalho realizado em parceria com outras secretarias.

“A Prefeitura de Aracaju, através das secretarias Emsurb, Sema, Educação, Saúde, vem desenvolvendo um trabalho interligado. A gente viu um resultado de 2017, e segue agora em 2018. Então a gente pode enumerar algumas ações, com a Educação com o projeto #NossaEscolaContraoAedes, onde nós fizemos a capacitação de 18.499 estudantes durante o ano de 2017, fazendo com que eles tenham protagonismo também, onde aprendem na escola e levam para as suas casas. Tem o cata-treco, uma ação que a Emsurb faz, que nós também fazemos a orientação na comunidade, entre outros”, enumerou.

Caminhão da Saúde

Outra ação que acontecerá em janeiro é a passagem do caminhão de orientação e interação com a comunidade em relação ao controle do mosquito e das doenças transmitidas por ele. A iniciativa do Ministério da Saúde passará também por Recife e Salvador.

Entre os dias 26 e 28 de janeiro, o caminhão estará na Praça de Eventos Hilton Lopes, no Centro, com diversas atividades educativas e interativas para a comunidade.

LIRAa

O Levantamento Rápido de índices para Aedes aegypti (LIRAa) é realizado a cada dois meses pela Secretaria Municipal da Saúde, para dar um diagnóstico do momento atual em relação à proliferação do mosquito. O último foi divulgado em novembro de 2017 e entre os dias 2 e 8 de janeiro deste ano os dados para mais um levantamento foram coletados. Nesta terça-feira, 16, o prefeito Edvaldo Nogueira fará a apresentação do novo LIRAa

Segundo Taíse Cavalcante, o novo Liraa norteará o trabalho das equipes. “Isso vai nos mostrar se aquilo que a gente fez no ano passado estava correto e vai dar um diagnóstico desse momento, mesmo estando com índice bom e onde é preciso trabalhar mais”, informou.

Mutirões

Também faz parte do Plano de Intensificação a realização de mutirões, em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Em janeiro, serão realizados nos bairros Getúlio Vargas e Grageru.

“O mutirão trabalha aquela área que a gente classificou não como um momento de foco, onde houve pessoas adoecidas com qualquer uma das três doenças”, informou.

#VerãoSemAedes

Atentos ao crescente fluxo de turistas na capital durante a estação mais quente do ano, a Prefeitura de Aracaju incluiu no Plano de Intensificação o projeto Verão Sem Aedes. O objetivo é fazer o bloqueio da transmissão das doenças nas áreas ao redor das pousadas e dos hotéis localizados na Orla da Atalaia, além do entorno do bairro Getúlio Vargas, onde ocorrerá o Rasgadinho.

De acordo com Taíse Cavalcante, o projeto terá início entre os dias 17 e 19 de janeiro, quando terá aplicação do fumacê costal no bairro Atalaia, em uma área que equivale a cerca de 1.500 imóveis, incluindo os do setor hoteleiro.

“A gente vai receber um fluxo grande de turistas pelas festas, coincidindo com o Fest Verão. Então a gente faz uma aplicação para ter cuidado com o turista e com o aracajuano. Para que, se uma pessoa vier de outros locais com a doença, que a gente não tenha o mosquito aqui para que a transmissão não fique na cidade”, afirmou.

Foto Silvio Rocha

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também