Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

CASTRAMÓVEL INICIA O CADASTRAMENTO DE ANIMAIS EM ARACAJU

1

Os moradores de Aracaju terão a oportunidade de castrar seus cães e gatos domésticos gratuitamente. O ‘Castramóvel’ começou o cadastramento de animais na manhã desta terça-feira, 16, na Unidade de Saúde da Família (USF) Celso Daniel, localizada no conjunto Padre Pedro. A equipe de cadastramento voltará à unidade na próxima quinta-feira, 18, para dar continuidade ao serviço.

Para realizar o cadastramento, o proprietário do animal deve apresentar cópias da carteira de identidade e dos comprovantes de renda e residência. O responsável deve ter renda máxima de até um salário mínimo e meio, e poderá castrar até cinco animais, com idade entre cinco meses e oito anos. Somente cães e gatos machos receberão a esterilização.

A gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena, explica que, após a etapa do cadastramento, haverá uma triagem para selecionar os animais que serão atendidos. “Esses animais estão sendo cadastrados, mas não necessariamente vão para a cirurgia. Antes vamos agendar uma consulta para verificar se estão sadios e se têm condições de passarem pelo procedimento cirúrgico e anestésico”, afirma.

O CCZ espera que, nos dois dias de atendimentos, cerca de 50 animais sejam cadastrados. Quem não conseguir atendimento agora, poderá levar a documentação quando iniciarem as consultas. Animais comunitários, que vivem em locais públicos, poderão ser esterilizados, desde que alguém se responsabilize e tenha um lar temporário para a recuperação pós-cirúrgica, assim como animais de ONGs cadastradas no CCZ.

A dona de casa Acácia de Oliveira, moradora do conjunto Marivan, tem em casa três cães aptos a receber a esterilização. “Se eu fosse castrar meus cães em uma clínica particular seria muito caro e no momento eu não teria condições, pois estou desempregada”, diz. Já a contadora Tatiane Santos fez o cadastramentos dos seus dois gatos. “Poder castrar nossos animais gratuitamente é um benefício ótimo para a população, principalmente para nós, que temos amor aos nossos bichos”.

Após o Santa Maria, o próximo bairro atendido será o Santos Dumont, na zona Norte. Os bairros foram selecionados pela maior densidade de cães e gatos, baseados na última campanha antirrábica, ocorrida no último mês de outubro. Em cada bairro, o Castramóvel atuará por dois meses, tempo necessário para a realização das consultas e exames pré-operatórios, regularização das vacinas e tratamento com vermicidas.

Castramóvel

O Castramóvel é um reboque com uma clínica móvel que realiza esterilização de cães e gatos machos e é o resultado da lei 4.878, sancionada pelo prefeito Edvaldo Nogueira em abril de 2017.

Foto Marco Vieira

Leia também