Aracaju, 17 de abril de 2024

Comissão de Energia Nuclear chegará quarta para avaliar nova radioterapia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Foto: Geraldo Pires/SES

A nova radioterapia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), que já está instalada e trará uma nova realidade para os pacientes oncológicos, receberá nesta quarta-feira, 17, a visita da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) que é responsável pela liberação do equipamento para o início dos tratamentos.

Segundo Katiúcia Bonfim, física médica que atua no setor de Radioterapia do Huse, a CNEN fará a avaliação da infraestrutura e também do equipamento. “Outros órgãos competentes, a exemplo do Corpo de Bombeiros de Sergipe e da Vigilância Sanitária, já visitaram a nova radioterapia e a Comissão Nacional de Energia Nuclear está vindo do Rio de Janeiro para também fazer a avaliação. Estando tudo adequado, a Comissão faz a liberação para o funcionamento do aparelho e início dos tratamentos”, conta. O aparelho é um acelerador linear CX, com duas energias de fótons, usada para tratar tumores mais profundos e cinco energias de elétrons, para tumores mais superficiais.

Ela explica ainda que assim que a Comissão emitir a autorização da operação do equipamento, a nova radioterapia começará a atender os pacientes gradativamente. “Quando a CNEN fizer a liberação, faremos uma programação e colocaremos a nova radio para funcionar. A radioterapia do Huse hoje atende em média 60 pacientes por dia e com o novo equipamento duplicaremos os atendimentos e em pouco tempo será possível zerar a fila”, ressalta.

Fila

Quando o secretário Almeida Lima assumiu a Secretaria de Estado da Saúde (SES) havia 680 pessoas na fila à espera de tratamento radioterápico e, devido às diversas medidas tomadas pela atual gestão em benefício dos pacientes oncológicos, este número foi reduzido para menos de cem.

Foto assessoria

Por Juliana Moura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também