16/01/18 - 19:16:07

PMA PRORROGA COTA ÚNICA DO IPTU PARA 05 DE FEVEREIRO

O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou, em vídeo publicado nas redes sociais, nesta terça-feira (16), que o prazo para o pagamento em cota única do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) foi prorrogado para o dia 5 de fevereiro, mesma data do vencimento da primeira parcela para quem optar pelo parcelamento do tributo. Até a nova data, permanece o desconto de 7,5% para quem optar pelo pagamento em cota única.

“Tenho uma noticia muito boa para dar aos aracajuanos, pois acabo de assinar um decreto que prorroga o prazo para pagamento da cota única do IPTU com desconto. É uma forma de facilitar ainda mais o pagamento. Agradeço a confiança de quem já pagou e retribuirei em muito trabalho pela cidade. Estamos muito satisfeitos com o andamento da arrecadação, pois estes recursos serão revertidos em melhorias para a cidade, tanto através de serviços como em obras. No ano passado, o IPTU arrecadado foi usado para pagar os salários atrasados que herdamos. Neste ano, além de usar parte do recurso para sanear as contas municipais, o recurso será aplicado em serviços e obras”, destacou o prefeito.

Edvaldo lembrou ainda que o pagamento do IPTU neste ano se dá em novo patamar, após a revogação da lei que estabelecia um aumento anual de 30% até 2022. “Este foi mais um compromisso que cumpri com os aracajuanos, apesar das dificuldades que enfrentamos no primeiro ano de gestão. Revogado os 30% de aumento anual, que a gestão passada tinha estabelecido. O cidadão pode pegar o seu carnê deste ano e comparar com o do ano passado. Não tem mais aumento de 30%. Em alguns lugares, houve até redução; em outros, o valor foi mantido, e, em outros, houve um reajuste de, no máximo de 7,5%”, disse.

Um dos motivos da ampliação do prazo diz respeito a um problema, identificado pela Secretaria da Fazenda, no processo de distribuição de uma parte dos carnês físicos, que deveriam ter sido entregues na sua totalidade até a última segunda-feira, dia 15. “Para não causar nenhum prejuízo aos contribuintes, resolvemos ampliar o prazo”, reforça o secretário da Fazenda, Jeferson Passos.

Até o novo prazo, permanece o desconto de 7,5% para quem optar pelo pagamento em cota única e não possuir dívida com o município. Já para os inadimplentes, o desconto é de 2,5%. O pagamento pode ser feito a partir desta sexta-feira (17), utilizando o mesmo carnê físico ou imprimindo uma nova guia no Portal do Contribuinte financas.aracaju.se.gov.br/contribuinte/.