Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

Centros de Esportes Escolares estão com inscrições abertas

1

Por Lívia Lessa

O Governo de Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), através das iniciativas e ações do Departamento de Educação Física (DEF), cada vez mais procura fomentar o desporto escolar em Sergipe. Pensando nisso, os estudantes da rede estadual de ensino que desejam praticar uma das 12 modalidades de atividade física podem se inscrever nos projetos dos Centros de Esportes Escolares.

Para se inscrever nas modalidades o aluno deve levar uma declaração que está matriculado na unidade escolar no ano de 2018. “Ao fazer a inscrição o estudante recebe um formulário, no segundo momento deve entregar este documento preenchido pelo pai e/ou responsável juntamente com a fotocópia do RG da pessoa que autorizou que o jovem realizasse a matrícula”, esclarece, o técnico do DEF, Matias Batista dos Santos.

Os Centros de Esportes Escolares atendem cerca de 900 estudantes, são oferecidas nove modalidades esportivas, distribuídas em quatro polos em 12 espaços. De acordo com a diretoria do DEF, Maria Auxiliadora Pires, os professores são altamente preparados e oferecem aos atletas um acompanhamento indicado. “Outro ponto positivo é que os Centros Escolares estão localizados nos bairros onde os alunos estudam o que facilita o acesso”, diz.

Estímulo da atividade física

De acordo com Matias Batista dos Santos, é de extrema importância o trabalho realizado pelo Centro de Esporte Escolares. “O espaço permite a sociabilização e inclusão,  democratização da prática esportiva, favorece o treinamento e também o aperfeiçoamento do nível técnico dos atletas” comenta, ao destacar que no ano de 2018 serão oferecidas aos professores oficinas esportivas.

Compartilhando deste mesmo pensamento, o treinador de atletismo e professor, Antônio Júnior, reconhece que é fundamental que os jovens possam participar das atividades esportivas em especial as pessoas com deficiência.  Desde o ano de 2009 o preparador físico realiza trabalhos no projeto Centro de Esporte Escolares.

“Desde o ano de 2016 já conquistamos resultados exitosos. O Estado conquistou o 5° lugar no atletismo nas Paralímpiadas Escolares, intensificamos o trabalho e em 2017 Sergipe ficou em 1° lugar no quadro de medalhas. Essa realidade representa um avanço significativo, além disso, é inegável que o trabalho realizado no Centro de Esportes colabora para que os paratletas da rede estadual alcancem esse destaque no cenário nacional”, salienta.

Saiba quais são as modalidades e o local que acontecem as atividades:

Polo Local Modalidade

 

I Colégio Estadual Augusto Franco Atletismo
Escola de Esporte José Gerivaldo Garcia Judô

Luta Olímpica

II Escola Estadual Augusto Maynard Ginástica Rítmica

 

Parque Oseas Natação
Colégio Estadual General Siqueira Judô
Parque Aquático Zé Peixe (Batistão) Natação

Polo Aquático

III Escola Estadual Francisco Souza Porto Ginástica Artística
Parque da Sementeira e Universidade Federa de Sergipe Atletismo

 

Clube da Caixa Vôlei de Praia
IV Escola de Esporte Kardec Judô
Colégio Estadual Leandro Maciel Judô

Atletismo

Tênis de Mesa

 

Para mais informações, entrar em contato com o DEF através dos telefones: 3194-3368 e 3194-3369.

Assessoria de Comunicação da SEED – ASCOM

Leia também