Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

GOVERNO PUBLICA EDITAL PARA O FESTIVAL BRASILEIRO DE RITMOS

1

Chamamento Público irá contemplar parte das apresentações artísticas do evento

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lança nesta quarta-feira, 17, o edital de chamamento público para a seleção de artistas que irão compor a programação do Festival de Ritmos Rasgadinho 2018, que neste ano, será realizado entre os dias 09 e 13 de Fevereiro. O evento, que acontece todos os anos no período do carnaval, tem como principal objetivo resgatar as festas de momo tradicionais e atrair públicos de diversas idades.

Este ano, tendo em vista seu papel como incentivador das linguagens populares da cultura carnavalesca,o Governo do Estado entra como realizador da festa, por meio do Ministério da Cultura, através da Funarte e Através do Edital, a Secult selecionará 27 artistas/grupos que irão compor parte da programação do evento.

“Recebemos recursos do Governo Federal e faremos a seleção de artistas para o Festival Brasileiro de Ritmos – Rasgadinho, através de uma política pública já consolidada pela Secult, que é a seleção por meio de editais. Assim, democratizamos o acesso e damos a possibilidade de ainda mais grupos e artistas concorrerem a uma vaga neste grande evento”, explica o secretário João Augusto Gama.

O edital da 15ª edição do Festival Brasileiro de Ritmos – Rasgadinho irá contemplar cinco categorias sendo elas para grupos percussivos, bandas de forró tradicional, bandas ou orquestras de frevo, atrações do nordeste e artistas ou grupos com histórico musical consolidado nacionalmente.

Inscrições

As inscrições já estão abertas a partir de hoje e irão encerrar no dia 24 de Janeiro, às 13h. As atrações sergipanas já podem se inscrever na sede da Secretaria de Estado da Cultura, mediante entrega de documentação em envelope identificado. Já os artistas ou grupos de outros estados poderão fazê-las via online através do envio do formulário de inscrição e documentação para o e-mail rasgadinho2018@gmail.com.

Todas as informações, assim como a ficha de inscrição e o edital completo estão disponíveis no site www.cultura.se.gov.br. Dúvidas em relação ao edital podem ser tiradas pelo telefone (79) 3198-7806, no horário das 9 às 12h, ou presencialmente na Secult, localizada na Rua Vila Cristina, 1051, em Aracaju.

Sobre o Festival de Ritmos Rasgadinho 2018

O Rasgadinho teve início no ano de 1962 com um grupo de amigos que se reuniam vestidos com trajes rasgados e por isso se deu o nome da festa. Os foliões saíam com batuques e charangas pelos bairros Suíça, Cirurgia e Getúlio Vargas. Por um tempo, a festa ficou esquecida, e em 2003, o então líder comunitário Robson Viana decidiu resgatar a tradição. A 15ª edição do Festival Brasileiro de Ritmos – Rasgadinho – vai homenagear o artista plástico sergipano J. Inácio, falecido em agosto de 2007, e manifestações culturais de Sergipe.

Por Maira Andrade

Foto assessoria

Leia também