Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Jackson participa de posse do novo comandante do 28º Batalhão de Caçadores

11

Jackson participa de posse do novo comandante do 28º Batalhão de Caçadores

O tenente-coronel José Fernandes Carneiro dos Santos Filho assume o comando e substitui o coronel Marco Aurélio Küster de Paula, que parte em missão para o Rio de Janeiro após dois anos à frente da tropa

O governador Jackson Barreto esteve presente à cerimônia de posse do novo comandante do 28º Batalhão de Caçadores, que ocorreu na noite desta terça-feira (16). O tenente-coronel José Fernandes Carneiro dos Santos Filho assume o comando e substitui o coronel Marco Aurélio Küster de Paula, que parte em missão para o Rio de Janeiro após dois anos à frente da tropa. O comandante da 6ª Região Militar, general Joarez Pereira Junior, presidiu a solenidade.

Na oportunidade, Jackson reconheceu o trabalho prestado pelo 28º Batalhão e desejou uma boa missão ao novo comandante. “A boa convivência da área civil com a área militar é uma relação institucional, republicana, que precisa ser mantida. A gente sabe da história e da tradição do 28° Batalhão de Caçadores e, como governador do Estado, estou aqui para prestigiar a instituição dessa mudança de comando e a presença do comandante da 6° Região Militar”, afirmou o governador.

O novo comandante do Batalhão, tenente-coronel Carneiro, é natural de Salvador, Bahia. O militar manifestou sua afeição pelo povo sergipano e sua expectativa de um bom trabalho. “Assim como já recebi missões em outras unidades do Exército, Sergipe é mais uma delas. Tenho certeza de que vou executar minhas funções com afinco. Já participei de operações em vários continentes e em nenhum deles fui tão bem recebido quanto aqui em Sergipe. O povo sergipano e o povo baiano são vizinhos e irmãos, extramamente receptivos. Sei que, junto com minha equipe, irei desenvolver um ótimo trabalho aqui no Estado”, relatou.

Em seu discurso de despedida, o coronel Küster expressou sua gratidão pela experiência na corporação e em Sergipe. “Agradeço ao governo do Estado de Sergipe pelo apoio e pelas parcerias firmadas em prol do desenvolvimento da cidade de Aracaju, do Estado e do nosso País. Obrigado pela acolhida e pela oportunidade de conhecer este estado, desde Canindé até Tobias Barreto, de Cristinápolis até Propriá. Ao amigo e tenente-coronel Carneiro, desejo as mesmas realizações que tive no comando do Batalhão Campo Grande. Ele estará comandando uma tropa de coragem e determinação, obstinada e dedicada, referência no comando militar do Nordeste”, comentou.

O presidente da cerimônia, general Joarez, listou diversas operações que contaram com a atuação do coronel Küster e transmitiu votos de sucesso em sua nova missão. “No momento em que se despede do comando do 28° Batalhão de Caçadores, é com satisfação e por dever de justiça que faço essa referência elogiosa ao coronel Marcos Aurélio Kuster pelos excelentes serviços prestados. O coronel Kuster assumiu o comando em 21 de janeiro de 2016, tendo desempenhado suas funções com responsabilidade, dedicação, sobriedade e meticulosidade”, destacou.

Durante a cerimônia, a tropa em formação saudou o governador, que assentiu pela continuidade da solenidade para cumprir o tradicional rito do Exército. O evento foi pontuado pelo acompanhamento musical da Banda Marcial do 28º Batalhão de Caçadores.

Novo comandante

O tenente-coronel José Fernandes Carneiro dos Santos Filho nasceu em Salvador, na Bahia, em 27 de dezembro de 1975. Foi comandante da 1ª Brigada de Infantaria da Selva, em Boa Vista, Roraima. Em 2015, concluiu o curso de Comando e Estado Maior no Korea Army College, na Coréia do Sul. No mesmo ano, foi promovido a tenente-coronel. Estava na Escola de Comando e Estado Maior do Exército (Eceme) quando foi nomeado para o comando do 28º Batalhão de Caçadores, em 2017.

28º Batalhão de Caçadores

O 28º Batalhão de Caçadores foi criado em 28 de fevereiro de 1838, ainda no Brasil Império, na cidade de Desterro, hoje Florianópolis, chegando a Sergipe em de março de 1917. Participou de conflitos marcantes da história do Brasil, como a Guerra do Paraguai (1865-1870) e a Revolução Constitucionalista de São Paulo, em 1932. No cenário contemporâneo, o Batalhão participou da Missão de Paz do Brasil no Haiti e do envio de tropas para a segurança de grandes eventos como a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016.

ASN

Foto :Andre Moreira

Leia também