Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

O perigo do fogo amigo

Quem pretende disputar o governo estadual e o Senado agora em 2018 primeiro terá que sobreviver ao fogo amigo, bem mais perigoso por ser disparado no escuro e à queima roupa. Diferentes dos adversários, que posicionados do lado oposto atiram com estardalhaço, os aliados dos pré-candidatos majoritários agem na surdina para desconstruir o projeto do correligionário e, naturalmente, se fortalecerem. Portanto, até as definições das chapas o confronto entre adversários será raro, até porque todos os lados estão mais preocupados em proteger as próprias retaguardas, evitar golpes baixos e guardar munição para quando chegar a hora de a onça beber água. Os que sobreviverem às estocadas aliadas de agora, chegarão fortalecidos às convenções de junho e estarão prontos para o grande embate, que premiará os vencedores com mandatos de quatro e oito anos.

Conversa fiada

A vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino (PT), desmentiu que tenha concordado ser candidata a vice-governadora na chapa encabeçada por Belivaldo Chagas (MDB). A negativa foi feita após uma emissora de rádio ter espalhado que a petista tinha aceitado o convite do governador Jackson Barreto (MDB) para participar da chapa majoritária. Pode?

Obra de rosca

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tem 120 dias para concluir a duplicação da BR-101, no trecho entre Laranjeiras Maruim. A determinação é da juíza federal Telma Maria Santos Machado. Seria ótimo que a decisão da magistrada fosse cumprida, porém o mais provável é que o DNIT recorra para protelar a conclusão da obra.

Vida de gado

E o pré-candidato a governador Mendonça Prado (DEM) disse na rádio Fan/FM que este governo temerário confunde o povo e as lideranças políticas de Sergipe com gado. Segundo ele, o deputado federal André Moura (PSC) se parece mais com um vaqueiro encarregado de alimentar a boiada. “Ou seja, quem quiser ‘capim’ tem que recorrer ao vaqueiro de Michel Temer”. Misericórdia!

Endereços errados

Como era bom se todo o sistema penitenciário de Sergipe fosse igual ao presídio feminino e o hospital psiquiátrico, visitados ontem pela ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal. Bem diferente do que mostraram à magistrada, é a Penitenciária de São Cristóvão. Aquela masmorra medieval tem capacidade para 800 presos, mas abriga cerca de 2,6 mil almas: uma verdadeira bomba relógio que pode explodir a qualquer momento. Crendeuspai!

Carnificina

Os homicídios representam quase metade das causas de morte entre jovens de 16 e 17 anos. Segundo dados do Mapa da Violência no Brasil, 46% dos jovens mortos nessa faixa de idade foram assassinados e que 93% das vítimas são homens. O estudo revela ainda que os homens negros morrem três vezes mais que os brancos. Além disso, a arma de fogo foi usada em 81,9% dos homicídios de adolescentes de 16 anos e em 84,1% dos homicídios na faixa de 17 anos. Uma lástima!

Disputa final

A Prefeitura de Aracaju anuncia hoje os nomes das vencedoras da licitação para a coleta de lixo. Das 12 empresas que começaram na disputa, oito foram habilitadas para esta fase final do certame. Estão entre elas a Torre e a Cavo, atuais responsáveis pela coleta e transporte do lixo da capital.

Comigo não, violão!

O jornal Estadão informa que o governador Jackson Barreto está de malas prontas para deixar o MDB. Diz a nota que JB tem sido pressionado pela cúpula do partido para aceitar a filiação do líder do governo no Congresso, deputado federal André Moura (PSC), “e apoiá-lo na disputa ao governo. Irritado, Barreto ameaça trocar o MDB pelo Podemos”. Marminino!

Projeto vetado

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) vetou o projeto de lei que obrigava a contratação de veterinários por supermercados e açougues de Aracaju. Segundo o comunista, a propositura da vereadora Kitty Lima (Rede) é inconstitucional, pois trata sobre a proteção e a defesa da saúde, temas da competência da União e dos estados. Nem precisa dizer que o veto deixou os empresários do setor sorrindo de orelha a orelha.

Conversa mole

Os políticos e parte da imprensa não se cansam de fazer previsões para as próximas eleições. Diariamente, surgem conjecturas sobre novas alianças e rompimentos. Alguns juram que já existem até estranhos acordos sacramentados por debaixo dos panos. Todos sabem, porém, que em política nada do que se diga agora vale para daqui a pouco. Portanto, esse bolodório sobre as eleições deste ano não passa de conversa fiada, miolo de pote. Aff Maria!

Recorte de jornal

1

Publicado no jornal Folha de Sergipe, em 16 de junho de 1907.

Resumo dos Jornais

Leia também