Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Turistas abordam prefeito na Feira de Sergipe e elogiam gestão de Aracaju

1

“Aracaju nos encantou pela sua beleza, limpeza, infraestrutura e organização. O prefeito e sua equipe estão de parabéns. Todos os anos, reunimos um grupo de amigos para conhecer as capitais do Nordeste e Aracaju é uma das melhores cidades que já vimos”. A declaração é da turista Maria Leny Scramin, que abordou o prefeito Edvaldo Nogueira nesta terça-feira, 16, na Orla da Atalaia, para expressar sua satisfação com a cidade. Ambos prestigiaram a abertura da 17ª edição da Feira de Sergipe, iniciativa do Sebrae, que conta com o apoio da prefeitura de Aracaju.

O evento coloca à disposição dos sergipanos e turistas uma estrutura com 117 estandes, sendo 98 deles dedicados aos diversos tipos de artesanato produzido no Estado. Há também uma vasta programação artística e cultural e como novidade a instalação do Polo Gastronômico de Sergipe, reunindo 11 empreendimentos do setor de alimentação. Outros oito estandes divulgam iniciativas públicas e de entidades parceiras do Sebrae, como é o caso da prefeitura de Aracaju, que, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), está presente na feira. A programação se estende até o dia 28 de janeiro, sempre das 17h às 23h.

“É um momento muito especial a retomada desta feira, depois de dois anos sem existir. É um alento para a retomada do turismo. Os municípios sergipanos apresentam suas tradições, sua cultura. Isso fortalece a economia, atrai o turista, incentiva o desenvolvimento e o progresso. É o resultado do esforço conjunto do Sebrae em parceria com o governo do Estado, a prefeitura de Aracaju e os demais municípios”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira, que fez questão de visitar todos os estandes e apreciar os produtos dos artesãos sergipanos. “A feira está muito bonito e valoriza as potencialidades do nosso povo”, frisou.

A advogada aposentada Janete Rosa de Souza também conversou com o prefeito sobre o seu encantamento com Aracaju. “Estou gostando demais da cidade. O trabalho que o prefeito vem desenvolvendo foi uma das coisas que nos interessou a vir para cá”, relatou a turista, que ainda tirou uma foto com Edvaldo. “Já conhecia Aracaju, retornei e trouxe meu filho. Quero vir morar no Nordeste e a cidade é uma das opções”, comentou.

“Todo mundo sai ganhando”

Para o vice-governador Belivaldo Chagas, que também prestigiou a primeira noite da feira, o formato diferenciado do evento “valoriza a prata da casa”. “É bom para  turista, é bom para o artesão, para o pequeno negócio, é bom para o sergipano. Todo mundo sai ganhando”, disse.

O presidente do Sebrae, Emanoel Sobral, explica que “além de movimentar o comércio local, a feira proporciona a realização de novas parcerias para os pequenos negócios que estão expondo no evento”. “Ao abrir espaços para as manifestações culturais também abrimos oportunidades para os profissionais que trabalham neste setor, estimulando assim toda a cadeia criativa”, afirmou.

A vice-prefeita Eliane Aquino, os secretários municipais Jorge Santana (Desenvolvimento Econômico) e Jorge Araújo Filho (Esporte e Lazer), além de secretários estaduais, reitores e representantes de entidades como a Federação do Comércio, também compareceram à abertura da feira.

Por Valter Lima

Foto: Janaína Santos

Leia também