Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Voluntário deve aguardar 30 dias após a vacina contra Febre Amarela para doar sangue

1

Como janeiro e fevereiro são meses com redução nas doações de sangue, a unidade aguarda a colaboração dos voluntários ao serviço que têm viagens programadas para os Estados da Bahia, São Paulo e Minas Gerais, onde há a suspeita endêmica da Febre Amarela

A doação de sangue é um ato importante que ajuda a salvar vidas. Neste sentido é importante lembrar que o voluntário deve aguardar um período de 30 dias após a vacina contra Febre Amarela para retornar a doação de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), que integra a Rede Estadual de Saúde. A recomendação consta nos critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) que orientam o serviço de doação de sangue no Brasil.

Como janeiro e fevereiro são meses com redução nas doações de sangue, a unidade aguarda a colaboração dos voluntários ao serviço que têm viagens programadas para os Estados da Bahia, São Paulo e Minas Gerais, onde há a suspeita endêmica da Febre Amarela. “Contamos com a  solidariedade das pessoas para realizar a sua doações de sangue antes de tomar a vacina e viajar para aproveitar o Carnaval em Salvador. Essas pessoas irão tomar a vacina e automaticamente ficarão inaptas para doação de sangue por um período de trinta dias ou mais, depende da avaliação clinica que é feita aqui no Hemose”, ressalta a gerente de Captação de Doadores, Rozeli Dantas.

O enfermeiro e triador clínico do Hemocentro de Sergipe, Reinaldo Melo, informa que o período de inaptidão ocorre em função da necessidade de se considerar o risco de transmissão da doença por meio de transfusão sanguínea. “Em 2017 o Ministério da Saúde adotou essa medida de segurança para evitar a transmissão do vírus da febre amarela por transfusão. Por isso que é importante levar esse esclarecimento para os doadores”, frisa o profissional.

Ele explica também que as vacinas destinadas à imunização do organismo é uma forma de prevenção contra uma série de doenças como a gripe Infuenza, Febre Amarela, Hepatites, Malária, dentre outras. Conforme Reinaldo, quando há um anúncio da necessidade de vacinação para determinados grupos, as pessoas ficam preocupadas e procuram saber se precisam tomar ou não a vacina. “Esses são cuidados que devemos adotar, porém queremos pedir aos doadores que antes de tomar a vacina venham fazer a sua doação de sangue”, solicita.

Requisitos para doar

Para ser doador de sangue, a pessoa deve estar saudável, ter idade entre 16 a 69 anos e peso acima de 50 quilos. O voluntário precisa apresentar documento oficial com foto durante o cadastro e a doação. O doador não pode está em jejum, deve evitar ingerir alimentos gordurosos antes da doação e precisa fazer repouso mínimo de seis horas, na noite anterior à doação.

Mais informações através dos fones: (79)3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174

Leia também