Aracaju, 16 de abril de 2024

Alterada data aplicação da prova de seleção Pré-universitário de Propriá e Itabaianinha

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
1

Antes agendada para o próximo dia 28 de janeiro, a prova será aplicada no dia 4 de fevereiro, apenas nesses dois polos.

Os candidatos inscritos no Processo Seletivo 2018 do Curso Pré-universitário, da Secretaria de Estado da Educação (Preuni/Seed), que escolheram como local de prova os polos instalados no Centro de Excelência “Joana de Freitas Barbosa”, em Propriá, e no Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos, no município de Itabaianinha, terão as provas da seleção aplicadas no dia 4 de fevereiro. Exceto esses dois, em todos os outros 42 polos do Preuni, a data de aplicação do exame permanece a mesma: dia 28 de janeiro.

Este ano, a coordenação do Pré-universitário registrou 12.360 inscrições de candidatos a uma das 5.485 vagas do curso preparatório para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares. Para seleção dos candidatos, a Coordenação Estadual do Processo Seletivo 2018 do Preuni aplicará uma prova objetiva, composta por 50 questões, elaboradas de acordo com as Matrizes de Referências do Enem. A avaliação abordará conteúdos das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seed), o Pré-universitário é destinado aos alunos concluintes do ensino médio e egressos da rede pública de ensino e objetiva oportunizar a esse público melhores condições de acesso ao ensino de nível superior, por meio de um curso preparatório, inteiramente gratuito, ofertado na modalidade presencial.

Em 2017, o Preuni/Seed foi um dos responsáveis no auxilio e preparação dos alunos da rede estadual de ensino que ingressaram no ensino superior. Os alunos matriculados participaram de uma maratona de estudos que contou com aulas expositivas, das segundas às sextas-feiras, aulões nos finais de semana, simulados, oficinas de redação, acolhimento individual, além de disponibilização do material didático a todos os alunos distribuídos nos 44 polos do programa, instalados estrategicamente em 29 municípios sergipanos.

Resultados e matrícula

O resultado final do Processo Seletivo 2018 do Curso Pré-universitário será divulgado no dia 19 de fevereiro e os aprovados deverão efetuar suas matrículas entre os dias 20 e 23 de fevereiro. O início das aulas está previsto para o dia 26 de fevereiro.

De acordo com o diretor do Dase, Fábio Leite, o número de inscritos em 2018 confirma o sucesso do Preuni, que sido maior a cada ano, com aprovações recorde de alunos da rede estadual em concorridas instituições de ensino. “Este ano começaremos mais cedo porque o Enem será no mês de novembro. Independente do calendário da rede estadual de ensino, o Pré-Universitário tem um calendário próprio. Continuaremos em 2018 com todas as ações que já vínhamos realizando, como simulados, revisões, e apresentaremos ainda algumas novidades”, destacou.

Aprovação recorde

No ano passado, como resultado da eficácia das ações do Preuni, o Governo de Sergipe registrou um número de recorde de alunos egressos da rede pública estadual que ingressaram no ensino superior com base nas notas conquistadas no Enem 2016. Foram quase 2.000 alunos aprovados em universidades e faculdades públicas e privadas em diversos estados do país.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também