Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

PARCERIA DO GOVERNO DISPONIBILIZA CHROMEBOOKS

Por Ítalo Marcos

Parceria entre Governo de Sergipe, Google e Unit disponibiliza Chromebooks para Colégio Estadual Leão Magno Brasil

Os alunos do Colégio Estadual Professor Leão Magno Brasil, em Nossa Senhora do Socorro, agora têm mais uma motivação para estar em sala de aula. Através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed), a Google e a Universidade Tiradentes (Unit), 43 Chromebooks foram distribuídos à unidade de ensino para que os alunos possam utilizar em sala de aula. A ação faz parte do projeto “Google For Education” e a entrega foi feita na manhã desta quinta-feira, 18, com a presença do diretor da Coordenadoria de Informática da Seed, Alexandre Veras, além de representantes do Departamento de Educação (DED) e da Diretoria de Educação (DRE 8).

O Colégio Leão Magno Brasil está recebendo o projeto piloto, sendo a primeira escola do Estado a participar da ação. Segundo Alexandre Veras, a parceria não trará nenhum custo para a Secretaria de Estado da Educação. “A Google cedeu 43 Chromebooks para os alunos, que passarão a estudar através da plataforma ‘G Suíte For Education’. Para isso, a escola foi totalmente equipada com conexão de internet nas salas de aula. Essa é uma ferramenta muito interessante que dará apoio na área pedagógica dos alunos para que melhorem o seu aprendizado”, explicou Alexandre Veras.

Os professores do Leão Magno já passaram por uma capacitação para aprenderem a utilizar a plataforma do Google. O curso de formação foi ministrado por profissionais da UNIT, que também é parceira no projeto. A universidade também colaborou com a implantação da infraestrutura necessária para dar suporte a utilização dos Chromebooks.

Através do convênio com a Google, os alunos utilizarão, de forma gratuita, os aplicativos para apoio acadêmico online e serviços para contribuir para a melhoria significativa da qualidade do ensino e favorecer a aprendizagem dos estudantes.

Atividades pedagógicas

Os Chromebooks tem o objetivo de melhorar as atividades pedagógicas em sala de aula. Cada aluno terá o acesso pessoal, com nome de usuário e senha próprios. O professor poderá passar exercícios para serem respondidos através da plataforma. À medida que os alunos forem resolvendo as questões, o professor já terá na mesma hora um diagnóstico da turma e de cada aluno individualmente.

O professor de Química, Daniel Rossi, é um dos que aprovaram a iniciativa. “Vai melhorar muito no sentido de que iremos ganhar tempo. A plataforma terá vários aplicativos e poderemos passar atividades e testes online, em vez de ficarmos carregando trabalhos. Isso vai evitar também que um aluno copie as atividades de outro. Vai otimizar bastante as aulas”, disse.

A diretora da escola, Cândida Emília Amparo Albuquerque Santos, destacou que a ferramenta irá beneficiar os estudantes. “Vai facilitar para as crianças o entendimento das aulas. Elas têm acesso a informática, mas muitas vezes não sabem usá-la para a educação. Agora os alunos terão o entendimento de que essa ferramenta é para eles e que poderão usar para estudar”, declarou.

A coordenadora pedagógica da DRE 8, Denise dos Santos Silva, falou sobre a importância do uso dessa tecnologia pelos estudantes. “Nossos alunos vivem na era digital. Todo o recurso tecnológico que possa ampliar o processo de ensino aprendizagem é muito importante para o aluno. A participação dos professores como orientadores e mediadores vai fazer com que esse caminho seja mais curto, direcionando para aquilo que interessa para o processo educacional”, disse.

A mesma opinião foi compartilhada por Thallyta Fernanda Cerqueira Aragão, coordenadora pedagógica do DED. Para ela, os Chromebooks vão estimular novas práticas em sala de aula e auxiliar professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem. “Além da entrega das máquinas, a gente também está fazendo o acompanhamento e dando todo o suporte pedagógico. Entendemos que essa é mais uma ferramenta que vem para fortalecer e estimular práticas inovadoras ligadas a tecnologia educacional, algo que a Seed está investindo de forma bastante positiva”, afirmou.

Novidade nos estudos

Os alunos que participaram da entrega dos Chromebooks se mostraram bastante felizes com a novidade que irá agregar um maior aprendizado nos estudos em sala de aula. Foi o caso de Yasmin Cristine Mangueira da Conceição. “Acho que agora nossas aulas ficarão mais atrativas e será mais fácil para a gente aprender os assuntos. Vamos nos interessar bem mais pelas aulas”, disse ela.

O aluno Rodrigo de Jesus da Silva, do 7º ano, também aprovou a iniciativa. “Vai melhorar os nossos estudos, pois é uma maneira diferente de ter aula, de aprender. Nós não vamos precisar ficar escrevendo tanto no caderno, pois utilizaremos mais o computador”, afirmou.

A sua colega, Thauane da Silva Costa, era uma das mais animadas ao receber a ferramenta. Estou bastante empolgada e acho que vamos melhorar muito em nosso aprendizado, pois agora a explicação dos assuntos, as atividades e os projetos serão feitos através da plataforma do Google, pelo computador”, declarou.

Quem também aprovou a ideia foi o estudante José Nilton Alves Santos. “Hoje a tecnologia está cada vez mais avançada e nós, adolescentes, estamos interligados. Nós vivemos em nosso dia a dia com a internet, com a tecnologia, e tudo isso aliado às aulas só tem a nos beneficiar enquanto alunos”, disse.

Foto Eugenio Barreto

Leia também