Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

GOVERNO DO ESTADO ALERTA PARA PERIGOS DURANTE BANHO NO MAR

1

Em 2017, foram registrados 263 afogamentos atendidos por guarda-vivas nas praias de Aracaju, além das emergências frequentes de insolação, queimadura com água viva e lesões na coluna, todas muito comuns nesta época do ano

Verão é a estação favorita de muitos. Nesta época, aumentam as atividades realizadas ao ar livre, principalmente em praias e rios, além de ocorrerem as férias escolares e feriados de final de ano. Graças a esses fatores, é notável o aumento de acidentes aquáticos, como afogamentos.

Também há, neste período, o aumento da radiação solar, que incide com mais intensidade sobre a terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer de pele e outros problemas.  Devido a estas condições, cuidados específicos devem ser tomados para que todos possam aproveitar o sol com tranquilidade.

Cuidados ao mar

O Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (GBS/CBMSE) registrou, em 2017, um total de 263 afogamentos atendidos por guarda-vidas nas praias de Aracaju/SE. Esse número é três vezes maior do que o contabilizado no ano anterior, 2016, quando tinham sido socorridas 88 vítimas de afogamento.

De acordo com o subcomandante do GBS, capitão José Messias, do total de afogamentos em 2017 ocorridos nas praias da capital, 4 foram fatais, o dobro do registrado em 2016. “Além das 4 pessoas que vieram a óbito no litoral de Aracaju, nossos mergulhadores resgataram 34 cadáveres de vítimas de afogamento em rios, mares e lagos de todo o estado”, ressalta o capitão.

O Corpo de Bombeiros orienta que a população redobre a atenção e os cuidados na praia, principalmente no verão, em que ocorre mudanças de correntes marítimas e se formam piscinas naturais, locais propícios a afogamentos. É imprescindível ficar atento às placas de sinalizações, que indicam as áreas perigosas, não nadar após ter ingerido bebida álcoolica ou 1 hora após ter feito alguma refeição e, em caso de acidentes com caravelas e águas-vivas, utilizar apenas vinagre a água do mar.

Os cuidados com as crianças devem ser ainda maiores. É necessário alertar não perdê-las de vista e mostrá-las um ponto de referência de fácil localização, para que elas possam se situar caso se distanciem. Porém, a criança deve ficar constantemente sob a supervisão de um adulto. Caso encontre alguma criança perdida, recomenda-se que a leve ao posto de guarda-vidas ou a outra autoridade competente.

Emergências mais frequentes

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), os casos de emergência mais recorrentes nesta época são os de insolação, afogamento, queimadura com água viva e lesão na coluna, principalmente na cervical.

Já os cuidados mais recomendados nesta época de calor são a hidratação (ingestão abundante de líquidos), evitar exposição excessiva ao sol e usar protetor solar e/ou roupas com proteção UV. A SES ainda aponta que a maioria da população negligencia estes cuidados.

Locais de maior risco

Conforme relata o capitão José Messias, os locais de maior risco são, especificamente, as praias dos artistas e a praia da atalaia. A praia da coroa do meio é localizada próxima ao encontro do rio Sergipe e o mar, o que resulta em fortes correntezas e bastante profundidade. A praia dos artistas, em específico, apresenta uma formação de valas e valões com piscinas naturais, isso faz com que ela se torne perigosa.

Já em relação a praia da Atalaia, além das formações de valas, valões e piscinas naturais, há também uma grande concentração de banhistas.

Segurança

Para garantir a segurança dos banhistas, o CBMSE escala duplas de guarda-vidas para as praias mais movimentadas, usa placas de sinalização (que indicam “PERIGO” no mar) para indicar áreas perigosas e disponibiliza viaturas que percorrem desde a Coroa do Meio até o Mosqueiro. Atualmente, há 28 guarda-vivas para atender o litoral de Aracaju. Além da capital, José Messias anuncia que há serviços de guarda-vidas nas cidades de Estância, Barra dos Coqueiros, Pirambu, Santana do São Francisco, Propriá, Amparo do São Francisco e Canindé.

Também presente na proteção das praias está a Polícia Militar, que faz o serviço de policiamento através do Batalhão de Policiamento Turístico (bptour). O batalhão foi instituído no âmbito da Polícia Militar do Estado de Sergipe pela Portaria Normativa nº 038, no dia 30 de junho de 2016, levando em conta a expansão do turismo sergipano.

Previsão

Segundo o meteorologista Overland Amaral, estamos vivendo um ciclo climático acima da normalidade, o que favorece a chegada das chuvas e dos fluxos de calor.

“Nós já vinhamos prevendo e anunciando essas tendências climáticas para a estação do verão, que são as temperaturas mais elevadas e chuvas intensas com trovoadas, conforme já estão sendo registradas. As chuvas mais intensas podem ser notadas principalmente sobre Canindé e Monte Alegre, com um volume 3 vezes maior do que a média do mês de janeiro”, relata Overland.

A previsão é continuar estas tendências climáticas até o fim da estação, em março, inclusive com a sensação térmica muito mais intensa, devido ao aumento da umidade na atmosfera. A temperatura deve ficar cerca de 3 graus acima da média no litoral, no agreste e no sertão, o que excede as temperaturas relatadas em 2016.

ASN

Foto: Victória Valverde

Leia também