19/01/18 - 00:01:48

MÍDIA COMEÇA A SE OURIÇAR

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

As conversa se ampliam e se cruzam. A maioria dos pré-candidatos pisa com cuidado. Têm receio do terreno. Uma simples manifestação pode provocar arrepios. Ontem circulou a informação de que o secretário da Saúde, Almeida Lima (MDB), estava aconselhando Jackson Barreto a permanecer no cargo e indicá-lo como pré-candidato a governador do Estado.

Almeida Lima apressou-se em desmentir. Um ex-prefeito ao qual ele teria confidenciado isso também desmentiu. Mas, de vez em quando, alguém joga ‘sujeira no ventilador’ e provoca um clima de tensão. A mídia começa a se ouriçar e as redes sociais funcionam como instrumento de ‘espalha brasa’. Faz o seu papel, de acordo com a necessidade de informação.

Complica para se explicar uma inverdade e todos começam a se preparar para esse jogo que acontece a cada pleito, dentro do processo do “meu pirão primeiro”. Segunda-feira Jackson Barreto e a cúpula do PRB tomam um café nordestino. O objetivo é sustentar a legenda na base aliada, que já está conversando com a oposição e tem recebido bons galanteios. É possível que aterrisse em terras que a legenda considere mais fértil.

Também na segunda-feira, o PPS liderado por Clovis Silveira terá uma conversa com o senador Valadares (PSB). Pode não ter nenhum resultado. Já há compromisso com André Moura para apoiá-lo. O que não quer dizer nada, porque tudo caminha para que seja mantida a composição que apoiou Valadares Filho a prefeito em 2016.

O processo começa a se afunilar e muita coisa pode acontecer até o final do carnaval. Nada que altere radicalmente o cenário, mas provoque mudanças em algumas pretensões que hoje causam furor. Os blocos estão se definindo e algumas decisões serão adotadas de acordo com conveniências do momento.

É o jogo político que algumas vezes comete traições…

PT JAMAIS SE ALIARÁ A ANDRÉ

Na realidade, o presidente regional do PT, Rogério Carvalho, disse apenas o óbvio ao declarar que não estará no mesmo palanque com André Moura (PSC).

Quem não sabia que Rogério não subiria no mesmo palanque que André?

A RECÍPROCA É VERDADEIRA

Nesse caso observado por Rogério, a recíproca é verdadeira. O deputado André Moura é anti-PT e jamais ficará lado a lado com membros da legenda.

A sua posição é de combate aos petistas.

PARA EVITAR ACIRRAMENTOS

Governador Jackson Barreto (MDB) está pedindo a todos os seus aliados que ninguém se antecipe em declarações para evitar acirramentos.

Isso poderia provocar um clima tenso na base aliada.

ALMOÇO E TUDO EM ORDEM

Jackson Barreto almoçou com Rogério Carvalho e pôs em pauta preocupações com o Estado, pagamento da folha em dia e investimentos.

JB disse que estava fazendo esforço para equacionar esses problemas.

TAMBÉM SOBRE POLÍTICA

Jackson e Rogério também trataram sobre política, deixando tudo em seu lugar. Os dois serão sim candidatos ao Senado nas eleições deste ano.

Não trataram de data para lançamento de chapa.

CONVERSA AGORA NA SEGUNDA

A reunião que aconteceria hoje entre Jackson Barreto e o PRB foi adiada para segunda-feira à noite. A pauta é política e vai tratar sobre formação de chapa majoritária.

O PRB não abre mão do Senado ou da vice.

HELENO TOPA SER O VICE

Ontem, uma fonte do Palácio dos Despachos disse que o ex-prefeito Heleno Silva topa ser o vice de Belivaldo Chagas nas eleições de outubro.

Esse cenário acalma o PRB.

TEM UM DETALHE À FRENTE

A oposição está investindo para acrescentar o PRB ao bloco e as conversas estão se desenvolvendo bem. Baseiam-se em conseguir vaga para Heleno na majoritária.

E em reeleger Jony Marcos a federal.

PSB E PPS TAMBÉM NA SEGUNDA

O encontro entre Clóvis Silveira (PPS) e os Valadares (PSB) também ficou para segunda-feira à tarde, para decidirem composição e formar chapa majoritária.

– Se for para fechar composição, que anuncie os nomes na terça-feira, quer Clóvis.

ANDA MEIO DESCONFIADO

Clóvis Silveira não vê muita chance para isso, porque viu ontem o senador Amorim e o deputado Valadares Filho se abraçando em frente à sede do PSDB.

– Está com um e com outro não é do nosso estilo, disse.

NEGA QUE FECHOU COM ANDRÉ

Clóvis Silveira negou ontem que tenha fechado qualquer composição com o deputado André Moura e com ninguém. Só o fará depois da conversa com Valadares.

Mas já avisa: “se protelar o PPS está fora”.

CONVERSA COM SENADORA MARIA

O governador Jackson Barreto teve uma conversa rápida com a senadora Maria do Carmo. Visita entre amigos, mas não houve almoço.

JB foi levado a Maria por João Neto.

VALADARES RETORNA A SERGIPE

O senador Valadares (PSB) retornou ontem à noite a Aracaju, depois de alguns dias no eixo São Paulo/Brasília e de algumas poucas incursões políticas.

Amanhã o senador segue para Simão Dias.

SENADOR VAI MANTER SILÊNCIO

Valadares vai manter um silêncio discreto e só voltará à atividade política depois do carnaval, quando vai tratar do lançamento de chapa majoritária.

Também retornará ao Twitter.

VIAGEM A PORTO ALEGRE

O deputado federal João Daniel (PT) viaja a Porto Alegre na terça-feira e participa da manifestação que protesta sobre o julgamento do presidente Lula, dia 24.

No Nordeste, as manifestações serão nos Estados.

MARCIO EM ATO COM ARTISTAS

Marcio Macedo esteve ontem na casa de Portugal/SP no ato dos artistas e intelectuais em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato.

Marcio organiza manifestações em favor de Lula.

PROS ACOMPANHA OPOSIÇÃO

O presidente regional do Pros em Sergipe, Bosco Costa, está magoado com o Governo e vai seguir os caminhos da oposição. É candidato a deputado federal.

Como primeiro suplente de federal, Bosco pode assumir o mandato.

AINDA SEM FECHAR QUESTÃO

Bosco Costa tem conversado muito com vários segmentos políticos, mas resiste a votar na chapa indicada pelo Governo, porque considera que seu partido não teve prestígio.

Bosco lembra que é muito amigo de Belivaldo Chagas.

Notas

Juiz faz critica a senador – O juiz federal Marcelo Bretas, responsável pelos processos da Lava-Jato no Rio, criticou o senador Lindbergh Farias (PT) por “conclamar grupos de pessoas para atos de violência”. O magistrado fez o comentário em seu perfil no twitter, ao compartilhar um vídeo publicado pelo petista nas redes sociais.

0x0

Fazer gestão da pobreza – Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reforçou suas críticas ao Bolsa Família. Para o deputado, o programa escraviza as famílias. Dos EUA, ele se manifestou por meio de redes sociais, dizendo que a iniciativa “tem como princípio fazer a gestão diária da pobreza e não superar a pobreza”.

0x0

Febre amarela no Rio – O número de mortes por febre amarela no estado do Rio subiu para cinco, conforme indica o último informe epidemiológico da Secretaria da Saúde (SES). De acordo com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde da secretaria, neste ano foram registrados 13 casos de febre amarela silvestre em humanos no estado.

0x0

Temer nega doações – Nas respostas enviadas à Polícia Federal, o presidente Michel Temer negou qualquer favorecimento à empresa Rodrimar S/A por meio da edição do chamado Decreto dos Portos. O presidente também afirmou não ter recebido doações, contabilizadas ou não, de empresas do grupo Rodrimar.

0x0

Maia disputa o Planalto – O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-RJ), disse ao Poder360 que o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia oficializará sua candidatura à Presidência da República na convenção do partido. “Vamos referendar o nome na convenção, no início de março”, disse.

0x0

Procurador nega prisão – Procurador regional da República, Maurício Gotardo Gerum, divulgou nota dizendo que “não formalizou e não vê razões para formalizar qualquer pedido em relação à prisão cautelar de Lula”. Ele fez o desmentido após notícias de que ele, supostamente, iria pedir a prisão antecipada do ex-presidente.

Conversando

Fast Verão – Começa hoje e termina no domingo o “Fast Verão”, onde se espera a presença de mais de 200 mil pessoas durante o período.

Mega estrutura – Muitas atrações musicais – cantores e bandas – se apresentarão em uma mega estrutura montada em frente ao shopping Riomar.

Muitos políticos – O Fast Verão, principalmente neste ano de eleição, vai atrair muitos políticos, assim como acontecia quando o evento era Pré-Caju.

Conversas – Bosco Costa (Pros) e Cincinato Jr. (PSDC) tiveram conversa descontraída ontem sobre as eleições de outubro.

Espera decisão – O Pastor Antônio está esperando uma decisão do grupo sobre a chapa majoritária para movimentar sua candidatura a deputado federal.

Em discussão – Prefeitura e Deso não se entendem. Agora Edvaldo reclama porque a empresa destruiu mais uma empresa recapeada em Aracaju.

Está analisando – André Moura convidou o pré-candidato a deputado federal Valdevan Noventa para se filiar ao PSC. Ele está analisando.

Falando menos – A oposição vai entrar em período de falar menos e esperar mais alguns dias para se mobilizar com lançamento da chapa majoritária.

Atua firme – Belivaldo Chagas – assim como Jackson Barreto – atua firme nos bastidores para manter a base sem problemas. As conversas são amplas.