Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

MP e MPF fazem Acordo para investigar Registros Telefônicos e Telemáticos

MP e MPF firmam Acordo de Cooperação para instalação do Sistema de Investigação de Registros Telefônicos e Telemáticos

A Procuradoria Geral de Justiça firmou Termo Aditivo ao Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério Público Federal em Sergipe para a transferência de tecnologia para instalação e implementação do Sistema de Investigação de Registros Telefônicos e Telemáticos – SITTEL.

O Sittel foi desenvolvido pelo MPF e disponibilizado aos órgãos parceiros. É um programa usado para coletar, processar e analisar registros de cadastros e chamadas telefônicas e telemáticas pretéritas, mediante ordem judicial.

Por intermédio do Acordo de Cooperação, a instalação e a implementação do Sittel no MP de Sergipe serárealizada pela Secretaria de Pesquisa e Análise do Gabinete do Procurador-Geral da República. A capacitação dos servidores ministeriais que ficarão responsáveis pela manutenção do Sistema será feita pela Assessoria Técnica da PGR e a equipe da Assessoria de Apoio à Investigação da PGR capacitará os servidores do MP especializados em investigação e análise de sinais para utilização do Sittel.

A adesão ao Sittel possibilitará ao trabalho realizado pelo MP de Sergipe no combate à corrupção e ao crime organizado, uma análise mais célere de dados e informações telefônicas e telemáticas enviadas pelas operadoras de telefonia, após autorização judicial, via sistema, de forma estruturada e patronizada. O sistema confere mais segurança ao envio e recebimento dos dados telefônicos, otimizando a investigação e facilitando as análises.

Para o procurador-geral de justiça José Rony Silva Almeida, o Sittel dá um “upgrade” na tecnologia do MP usada no combate à corrupção. “

“O combate à corrupção tem sido o propósito central da política institucional do MP de Sergipe, que tem se ombreado com o MP Brasileiro nesta luta. O Sittel vem para reforçar os trabalhos do Gaeco”, informou o PGJ.

MPE

Leia também