Aracaju, 28 de março de 2024

Belivaldo Chagas participa de Festa de São Sebastião em Poço Verde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
2

Considerada a principal manifestação religiosa do município, a festa acontece anualmente de 11 a 20 de janeiro

O vice-governador Belivaldo Chagas esteve no sábado, 20, na cidade de Poço Verde, a 143 km de Aracaju, para prestigiar a tradicional Festa de São Sebastião, padroeiro do município. Ao lado de lideranças locais e amigos, Belivaldo acompanhou a procissão em homenagem a São Sebastião pelas ruas da cidade, que traz como tema “Igreja Missionária: Povo de batizados, sal da terra e luz do mundo”.

“Fiz questão de trazer meu abraço ao povo do município neste momento de fé. População que faz questão de louvar a Deus e a São Sebastião e agradecer por todas as graças. É um dia de compartilhar, agradecer e pedir discernimento para continuar trabalhando pelo povo de Sergipe”, disse o vice-governador.

Considerada a principal manifestação religiosa do município, a festa acontece anualmente de 11 a 20 de janeiro. Ela é antecedida pelos novenários que começam em 11 de janeiro, e cada dia de novena é realizado com a participação de um segmento da sociedade e outro da Igreja: crianças, juventude, comunidades rurais, comerciantes, funcionários públicos, dentre outros.

A programação da festa foi dedicada a grupos pastorais, motoristas e motoqueiros, além de autoridades civis e militares. A festa solene contou com uma alvorada festiva, missa presidida por Dom Giovanni Crippa, Bispo da Diocese de Estância e a procissão com benção do Santíssimo Sacramento.

Para o padre Éder Santos Dias, pároco da Paróquia São Sebastião, a festa traz a mensagem de fé e de esperança aos fiéis. “Que o martírio de São Sebastião fortaleça a nossa fé. São Sebastião passou no mundo fazendo o bem. Foi capaz de dizer que não adoraria o imperador romano e nós como cristãos somos convidados a praticar a fé e viver na justiça e na esperança”.

Devotos

A procissão em homenagem a São Sebastião atrai muitos devotos, numa mistura de gratidão e compromisso. A jovem Katilly Santana Santos é uma delas. Devota de São Sebastião, Katilly fez no ano passado, a promessa de acompanhar todos os anos a procissão descalça até sua filha recém-nascida, completar dezoitos anos. “Fiz a promessa quando descobrir que estava grávida. Na ocasião, quase tive um aborto, mas São Sebastião segurou a minha gravidez e hoje sou grata a ele por isso”, explicou.

Da mesma maneira, Natalia Ferreira realizou a promessa de acompanhar a procissão descalça. Para ela, São Sebastião é um exemplo a ser seguido na vida, pela renúncia e devoção. “Ele foi tão torturado por seus ideais, porque era cristão e acreditava em Jesus. Mesmo depois de tanta perseguição, ele não fraquejou e devemos ter isso como exemplo sempre para a nossa vida”, colocou.

São Sebastião

Foi cristão nos tempos do Imperador Diocleciano em Roma. Viveu em tempos de perseguição, dando-nos intenso exercício da caridade, visitando os encarcerados e confortando-os, encorajando e ajudando os que foram atingidos pela pobreza. Muito antes, pois, de dar o testemunho do martírio, Sebastião dava perante todos o testemunho da caridade. Este mártir não foi somente uma vítima da perseguição de Roma. E nem mesmo simplesmente mártir como milhares de outros cristãos. O suplício que sofreu se caracterizou por dupla violência brutal contra sua pessoa. Primeiramente, São Sebastião foi entregue aos algozes para ser morto a flechadas. Amarrado a um tronco de árvore, dispararam contra seu corpo numerosas flechas. Deixaram-no esvaindo-se sem sangue, crentes que já estivesse morto. Uma senhora piedosa, que o encontrou na floresta, levou-o para casa e ele se salvou. Segunda vez, porém, foi aprisionado quando apareceu diante do Imperador, em uma festa pública. E então o mataram a cacetadas, barbaramente, diante da multidão.

Foto: Marcelle Cristinne

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também